O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre vida saudável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000300626 |
Resumo: | Objetivo:A presente pesquisa objetiva investigar o imaginário coletivo de estudantes de Educação Física sobre a vida saudável.Metodologia:Foi realizada uma entrevista coletiva com 27 alunos do curso de Educação Física, organizada ao redor do uso do Procedimento Desenhos-Estórias com Tema "uma pessoa que leva uma vida saudável". As produções foram consideradas à luz do método psicanalítico em termos de produção interpretativa dos campos de sentido afetivo-emocional subjacentes ao material obtido.Resultados:O trabalho interpretativo permitiu a percepção de um campo denominado "responsabilidade individual", que se estrutura a partir da crença de que a saúde seria um estado que depende primordialmente de iniciativas e ações individuais.Conclusões:O quadro encontrado indica que o campo opera efeitos positivos, no sentido do fortalecimento da iniciativa pessoal, mas gera, como consequência problemática, um obscurecimento acerca da importância de fatores ambientais, que dependem de ações sociais e governamentais. |
id |
CBCE-1_3ee9f85f2a12f1cdbb432fa81e5d16ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892014000300626 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre vida saudávelImaginário coletivoHábitos saudáveisPromoção de saúdeEstudantes de Educação FísicaObjetivo:A presente pesquisa objetiva investigar o imaginário coletivo de estudantes de Educação Física sobre a vida saudável.Metodologia:Foi realizada uma entrevista coletiva com 27 alunos do curso de Educação Física, organizada ao redor do uso do Procedimento Desenhos-Estórias com Tema "uma pessoa que leva uma vida saudável". As produções foram consideradas à luz do método psicanalítico em termos de produção interpretativa dos campos de sentido afetivo-emocional subjacentes ao material obtido.Resultados:O trabalho interpretativo permitiu a percepção de um campo denominado "responsabilidade individual", que se estrutura a partir da crença de que a saúde seria um estado que depende primordialmente de iniciativas e ações individuais.Conclusões:O quadro encontrado indica que o campo opera efeitos positivos, no sentido do fortalecimento da iniciativa pessoal, mas gera, como consequência problemática, um obscurecimento acerca da importância de fatores ambientais, que dependem de ações sociais e governamentais.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000300626Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.36 n.3 2014reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/2179-325520143630005info:eu-repo/semantics/openAccessFialho,AlexMontezi,Aline VilarinhoAmbrosio,Fabiana Follador eAiello-Vaisberg,Tânia Maria Josépor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892014000300626Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:21:51.256382Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre vida saudável |
title |
O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre vida saudável |
spellingShingle |
O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre vida saudável Fialho,Alex Imaginário coletivo Hábitos saudáveis Promoção de saúde Estudantes de Educação Física |
title_short |
O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre vida saudável |
title_full |
O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre vida saudável |
title_fullStr |
O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre vida saudável |
title_full_unstemmed |
O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre vida saudável |
title_sort |
O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre vida saudável |
author |
Fialho,Alex |
author_facet |
Fialho,Alex Montezi,Aline Vilarinho Ambrosio,Fabiana Follador e Aiello-Vaisberg,Tânia Maria José |
author_role |
author |
author2 |
Montezi,Aline Vilarinho Ambrosio,Fabiana Follador e Aiello-Vaisberg,Tânia Maria José |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fialho,Alex Montezi,Aline Vilarinho Ambrosio,Fabiana Follador e Aiello-Vaisberg,Tânia Maria José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imaginário coletivo Hábitos saudáveis Promoção de saúde Estudantes de Educação Física |
topic |
Imaginário coletivo Hábitos saudáveis Promoção de saúde Estudantes de Educação Física |
description |
Objetivo:A presente pesquisa objetiva investigar o imaginário coletivo de estudantes de Educação Física sobre a vida saudável.Metodologia:Foi realizada uma entrevista coletiva com 27 alunos do curso de Educação Física, organizada ao redor do uso do Procedimento Desenhos-Estórias com Tema "uma pessoa que leva uma vida saudável". As produções foram consideradas à luz do método psicanalítico em termos de produção interpretativa dos campos de sentido afetivo-emocional subjacentes ao material obtido.Resultados:O trabalho interpretativo permitiu a percepção de um campo denominado "responsabilidade individual", que se estrutura a partir da crença de que a saúde seria um estado que depende primordialmente de iniciativas e ações individuais.Conclusões:O quadro encontrado indica que o campo opera efeitos positivos, no sentido do fortalecimento da iniciativa pessoal, mas gera, como consequência problemática, um obscurecimento acerca da importância de fatores ambientais, que dependem de ações sociais e governamentais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000300626 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000300626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2179-325520143630005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.36 n.3 2014 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203854646870016 |