A aula crítico-superadora na Educação Física: fundamentos e princípios da lógica dialética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100212 |
Resumo: | RESUMO O objetivo deste trabalho foi explicar a abordagem da aula crítico-superadora no componente curricular Educação Física. Foi realizada uma pesquisa documental com base em documentos curriculares referenciados pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, nos quais a aula é a unidade fundante do tempo-espaço pedagógico, sendo ampliada na forma de seminários, oficinas, festivais, etc., e qualificada com o método pedagógico. É possível concluir que a aula crítico-superadora é operacionalizada por fundamentos lógicos e históricos subjacentes ao aporte da teoria do conhecimento dialético-materialista-histórico e da Educação Física Crítico-Superadora. |
id |
CBCE-1_76fd21dca16f08ab0939b16083af390b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892022000100212 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A aula crítico-superadora na Educação Física: fundamentos e princípios da lógica dialéticaEducação FísicaPrática pedagógicaEscolaAula crítico-superadoraRESUMO O objetivo deste trabalho foi explicar a abordagem da aula crítico-superadora no componente curricular Educação Física. Foi realizada uma pesquisa documental com base em documentos curriculares referenciados pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, nos quais a aula é a unidade fundante do tempo-espaço pedagógico, sendo ampliada na forma de seminários, oficinas, festivais, etc., e qualificada com o método pedagógico. É possível concluir que a aula crítico-superadora é operacionalizada por fundamentos lógicos e históricos subjacentes ao aporte da teoria do conhecimento dialético-materialista-histórico e da Educação Física Crítico-Superadora.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100212Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.44 2022reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/rbce.44.e011821info:eu-repo/semantics/openAccessLorenzini,Ana RitaMelo,Marcelo Soares Tavares deSouza Júnior,Marcíliopor2022-04-19T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892022000100212Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:20.041991Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aula crítico-superadora na Educação Física: fundamentos e princípios da lógica dialética |
title |
A aula crítico-superadora na Educação Física: fundamentos e princípios da lógica dialética |
spellingShingle |
A aula crítico-superadora na Educação Física: fundamentos e princípios da lógica dialética Lorenzini,Ana Rita Educação Física Prática pedagógica Escola Aula crítico-superadora |
title_short |
A aula crítico-superadora na Educação Física: fundamentos e princípios da lógica dialética |
title_full |
A aula crítico-superadora na Educação Física: fundamentos e princípios da lógica dialética |
title_fullStr |
A aula crítico-superadora na Educação Física: fundamentos e princípios da lógica dialética |
title_full_unstemmed |
A aula crítico-superadora na Educação Física: fundamentos e princípios da lógica dialética |
title_sort |
A aula crítico-superadora na Educação Física: fundamentos e princípios da lógica dialética |
author |
Lorenzini,Ana Rita |
author_facet |
Lorenzini,Ana Rita Melo,Marcelo Soares Tavares de Souza Júnior,Marcílio |
author_role |
author |
author2 |
Melo,Marcelo Soares Tavares de Souza Júnior,Marcílio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lorenzini,Ana Rita Melo,Marcelo Soares Tavares de Souza Júnior,Marcílio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Prática pedagógica Escola Aula crítico-superadora |
topic |
Educação Física Prática pedagógica Escola Aula crítico-superadora |
description |
RESUMO O objetivo deste trabalho foi explicar a abordagem da aula crítico-superadora no componente curricular Educação Física. Foi realizada uma pesquisa documental com base em documentos curriculares referenciados pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, nos quais a aula é a unidade fundante do tempo-espaço pedagógico, sendo ampliada na forma de seminários, oficinas, festivais, etc., e qualificada com o método pedagógico. É possível concluir que a aula crítico-superadora é operacionalizada por fundamentos lógicos e históricos subjacentes ao aporte da teoria do conhecimento dialético-materialista-histórico e da Educação Física Crítico-Superadora. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100212 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/rbce.44.e011821 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.44 2022 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203856542695424 |