A aula crítico-superadora na Educação Física: fundamentos e princípios da lógica dialética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorenzini,Ana Rita
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Melo,Marcelo Soares Tavares de, Souza Júnior,Marcílio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100212
Resumo: RESUMO O objetivo deste trabalho foi explicar a abordagem da aula crítico-superadora no componente curricular Educação Física. Foi realizada uma pesquisa documental com base em documentos curriculares referenciados pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, nos quais a aula é a unidade fundante do tempo-espaço pedagógico, sendo ampliada na forma de seminários, oficinas, festivais, etc., e qualificada com o método pedagógico. É possível concluir que a aula crítico-superadora é operacionalizada por fundamentos lógicos e históricos subjacentes ao aporte da teoria do conhecimento dialético-materialista-histórico e da Educação Física Crítico-Superadora.
id CBCE-1_76fd21dca16f08ab0939b16083af390b
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892022000100212
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling A aula crítico-superadora na Educação Física: fundamentos e princípios da lógica dialéticaEducação FísicaPrática pedagógicaEscolaAula crítico-superadoraRESUMO O objetivo deste trabalho foi explicar a abordagem da aula crítico-superadora no componente curricular Educação Física. Foi realizada uma pesquisa documental com base em documentos curriculares referenciados pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, nos quais a aula é a unidade fundante do tempo-espaço pedagógico, sendo ampliada na forma de seminários, oficinas, festivais, etc., e qualificada com o método pedagógico. É possível concluir que a aula crítico-superadora é operacionalizada por fundamentos lógicos e históricos subjacentes ao aporte da teoria do conhecimento dialético-materialista-histórico e da Educação Física Crítico-Superadora.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100212Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.44 2022reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/rbce.44.e011821info:eu-repo/semantics/openAccessLorenzini,Ana RitaMelo,Marcelo Soares Tavares deSouza Júnior,Marcíliopor2022-04-19T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892022000100212Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:20.041991Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv A aula crítico-superadora na Educação Física: fundamentos e princípios da lógica dialética
title A aula crítico-superadora na Educação Física: fundamentos e princípios da lógica dialética
spellingShingle A aula crítico-superadora na Educação Física: fundamentos e princípios da lógica dialética
Lorenzini,Ana Rita
Educação Física
Prática pedagógica
Escola
Aula crítico-superadora
title_short A aula crítico-superadora na Educação Física: fundamentos e princípios da lógica dialética
title_full A aula crítico-superadora na Educação Física: fundamentos e princípios da lógica dialética
title_fullStr A aula crítico-superadora na Educação Física: fundamentos e princípios da lógica dialética
title_full_unstemmed A aula crítico-superadora na Educação Física: fundamentos e princípios da lógica dialética
title_sort A aula crítico-superadora na Educação Física: fundamentos e princípios da lógica dialética
author Lorenzini,Ana Rita
author_facet Lorenzini,Ana Rita
Melo,Marcelo Soares Tavares de
Souza Júnior,Marcílio
author_role author
author2 Melo,Marcelo Soares Tavares de
Souza Júnior,Marcílio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lorenzini,Ana Rita
Melo,Marcelo Soares Tavares de
Souza Júnior,Marcílio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Prática pedagógica
Escola
Aula crítico-superadora
topic Educação Física
Prática pedagógica
Escola
Aula crítico-superadora
description RESUMO O objetivo deste trabalho foi explicar a abordagem da aula crítico-superadora no componente curricular Educação Física. Foi realizada uma pesquisa documental com base em documentos curriculares referenciados pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, nos quais a aula é a unidade fundante do tempo-espaço pedagógico, sendo ampliada na forma de seminários, oficinas, festivais, etc., e qualificada com o método pedagógico. É possível concluir que a aula crítico-superadora é operacionalizada por fundamentos lógicos e históricos subjacentes ao aporte da teoria do conhecimento dialético-materialista-histórico e da Educação Física Crítico-Superadora.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100212
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/rbce.44.e011821
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.44 2022
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203856542695424