Os supostos espaços de discussão futebolística na televisão: as "mesas redondas"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000100014 |
Resumo: | Este artigo analisa os programas esportivos que supostamente são os espaços de discussão do futebol. Para tanto, escolhemos os programas "Terceiro Tempo", da Rede Bandeirantes de Televisão e "Mesa Redonda", da TV Gazeta, por serem os mais relevantes do gênero e por serem constantemente citados nas respostas dos entrevistados de Reis (2008). Analisamos a estrutura de apresentação dos programas veiculados no ano de 2008, durante a realização do Campeonato Brasileiro de futebol, principalmente sua composição com o merchandising. Conclui-se que a compreensão desse processo não deve ser visto como uma mera mercadorização do esporte, e sim como uma mistura entre o processo simbólico que existe no futebol e sua latente transformação em mercadoria, que contribui também para uma visão fragmentada da violência no futebol e dos torcedores. |
id |
CBCE-1_7a2db2709bc27e7587251f30fe9f5930 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892012000100014 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os supostos espaços de discussão futebolística na televisão: as "mesas redondas"futeboltelevisãoprogramas esportivosmerchandisingEste artigo analisa os programas esportivos que supostamente são os espaços de discussão do futebol. Para tanto, escolhemos os programas "Terceiro Tempo", da Rede Bandeirantes de Televisão e "Mesa Redonda", da TV Gazeta, por serem os mais relevantes do gênero e por serem constantemente citados nas respostas dos entrevistados de Reis (2008). Analisamos a estrutura de apresentação dos programas veiculados no ano de 2008, durante a realização do Campeonato Brasileiro de futebol, principalmente sua composição com o merchandising. Conclui-se que a compreensão desse processo não deve ser visto como uma mera mercadorização do esporte, e sim como uma mistura entre o processo simbólico que existe no futebol e sua latente transformação em mercadoria, que contribui também para uma visão fragmentada da violência no futebol e dos torcedores.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000100014Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.34 n.1 2012reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/S0101-32892012000100014info:eu-repo/semantics/openAccessEscher,Thiago AragãoReis,Heloisa Helena Baldy dospor2012-05-29T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892012000100014Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:21:41.523206Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os supostos espaços de discussão futebolística na televisão: as "mesas redondas" |
title |
Os supostos espaços de discussão futebolística na televisão: as "mesas redondas" |
spellingShingle |
Os supostos espaços de discussão futebolística na televisão: as "mesas redondas" Escher,Thiago Aragão futebol televisão programas esportivos merchandising |
title_short |
Os supostos espaços de discussão futebolística na televisão: as "mesas redondas" |
title_full |
Os supostos espaços de discussão futebolística na televisão: as "mesas redondas" |
title_fullStr |
Os supostos espaços de discussão futebolística na televisão: as "mesas redondas" |
title_full_unstemmed |
Os supostos espaços de discussão futebolística na televisão: as "mesas redondas" |
title_sort |
Os supostos espaços de discussão futebolística na televisão: as "mesas redondas" |
author |
Escher,Thiago Aragão |
author_facet |
Escher,Thiago Aragão Reis,Heloisa Helena Baldy dos |
author_role |
author |
author2 |
Reis,Heloisa Helena Baldy dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Escher,Thiago Aragão Reis,Heloisa Helena Baldy dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
futebol televisão programas esportivos merchandising |
topic |
futebol televisão programas esportivos merchandising |
description |
Este artigo analisa os programas esportivos que supostamente são os espaços de discussão do futebol. Para tanto, escolhemos os programas "Terceiro Tempo", da Rede Bandeirantes de Televisão e "Mesa Redonda", da TV Gazeta, por serem os mais relevantes do gênero e por serem constantemente citados nas respostas dos entrevistados de Reis (2008). Analisamos a estrutura de apresentação dos programas veiculados no ano de 2008, durante a realização do Campeonato Brasileiro de futebol, principalmente sua composição com o merchandising. Conclui-se que a compreensão desse processo não deve ser visto como uma mera mercadorização do esporte, e sim como uma mistura entre o processo simbólico que existe no futebol e sua latente transformação em mercadoria, que contribui também para uma visão fragmentada da violência no futebol e dos torcedores. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000100014 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000100014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32892012000100014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.34 n.1 2012 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203853782843392 |