Corpos jovens em evidência no contexto da pandemia: o que pode um corpo?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100240 |
Resumo: | RESUMO Neste artigo discutimos as experiências de um projeto de ensino/extensão, com foco em reflexões acerca do corpo no ambiente escolar. Apresentamos um relato de oficinas realizadas entre o final de 2019 e o primeiro ano da pandemia, com uma turma do ensino médio de um colégio de aplicação, vinculado a uma universidade pública do Rio de Janeiro. O fio condutor partiu da pergunta “O que pode um corpo?”, buscando problematizar como esses/as estudantes vinham constituindo os processos de “ser corpo” e como lidavam com isso na vida escolar. O projeto se orientava a cada encontro pelas narrativas discentes, provocando formas outras de pensar e sentir o corpo e produzindo, coletivamente, possibilidades de ampliar os modos de ver e sentir os corpossujeitos. |
id |
CBCE-1_868d4af7a8452d9adc9eb47854b58e81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892022000100240 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Corpos jovens em evidência no contexto da pandemia: o que pode um corpo?CorpoJuventudesPandemiaEnsino MédioRESUMO Neste artigo discutimos as experiências de um projeto de ensino/extensão, com foco em reflexões acerca do corpo no ambiente escolar. Apresentamos um relato de oficinas realizadas entre o final de 2019 e o primeiro ano da pandemia, com uma turma do ensino médio de um colégio de aplicação, vinculado a uma universidade pública do Rio de Janeiro. O fio condutor partiu da pergunta “O que pode um corpo?”, buscando problematizar como esses/as estudantes vinham constituindo os processos de “ser corpo” e como lidavam com isso na vida escolar. O projeto se orientava a cada encontro pelas narrativas discentes, provocando formas outras de pensar e sentir o corpo e produzindo, coletivamente, possibilidades de ampliar os modos de ver e sentir os corpossujeitos.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100240Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.44 2022reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/rbce.44.e20220075info:eu-repo/semantics/openAccessCopolillo,Martha QueirozCorreia,Adriana MartinsCollier,Luciana SantosRodrigues,Thayane de AraujoCorrêa,Ingrid Lourenço de Amorimpor2022-12-02T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892022000100240Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:21.506275Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Corpos jovens em evidência no contexto da pandemia: o que pode um corpo? |
title |
Corpos jovens em evidência no contexto da pandemia: o que pode um corpo? |
spellingShingle |
Corpos jovens em evidência no contexto da pandemia: o que pode um corpo? Copolillo,Martha Queiroz Corpo Juventudes Pandemia Ensino Médio |
title_short |
Corpos jovens em evidência no contexto da pandemia: o que pode um corpo? |
title_full |
Corpos jovens em evidência no contexto da pandemia: o que pode um corpo? |
title_fullStr |
Corpos jovens em evidência no contexto da pandemia: o que pode um corpo? |
title_full_unstemmed |
Corpos jovens em evidência no contexto da pandemia: o que pode um corpo? |
title_sort |
Corpos jovens em evidência no contexto da pandemia: o que pode um corpo? |
author |
Copolillo,Martha Queiroz |
author_facet |
Copolillo,Martha Queiroz Correia,Adriana Martins Collier,Luciana Santos Rodrigues,Thayane de Araujo Corrêa,Ingrid Lourenço de Amorim |
author_role |
author |
author2 |
Correia,Adriana Martins Collier,Luciana Santos Rodrigues,Thayane de Araujo Corrêa,Ingrid Lourenço de Amorim |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Copolillo,Martha Queiroz Correia,Adriana Martins Collier,Luciana Santos Rodrigues,Thayane de Araujo Corrêa,Ingrid Lourenço de Amorim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo Juventudes Pandemia Ensino Médio |
topic |
Corpo Juventudes Pandemia Ensino Médio |
description |
RESUMO Neste artigo discutimos as experiências de um projeto de ensino/extensão, com foco em reflexões acerca do corpo no ambiente escolar. Apresentamos um relato de oficinas realizadas entre o final de 2019 e o primeiro ano da pandemia, com uma turma do ensino médio de um colégio de aplicação, vinculado a uma universidade pública do Rio de Janeiro. O fio condutor partiu da pergunta “O que pode um corpo?”, buscando problematizar como esses/as estudantes vinham constituindo os processos de “ser corpo” e como lidavam com isso na vida escolar. O projeto se orientava a cada encontro pelas narrativas discentes, provocando formas outras de pensar e sentir o corpo e produzindo, coletivamente, possibilidades de ampliar os modos de ver e sentir os corpossujeitos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100240 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/rbce.44.e20220075 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.44 2022 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203856807985152 |