Corpos jovens em evidência no contexto da pandemia: o que pode um corpo?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Copolillo,Martha Queiroz
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Correia,Adriana Martins, Collier,Luciana Santos, Rodrigues,Thayane de Araujo, Corrêa,Ingrid Lourenço de Amorim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100240
Resumo: RESUMO Neste artigo discutimos as experiências de um projeto de ensino/extensão, com foco em reflexões acerca do corpo no ambiente escolar. Apresentamos um relato de oficinas realizadas entre o final de 2019 e o primeiro ano da pandemia, com uma turma do ensino médio de um colégio de aplicação, vinculado a uma universidade pública do Rio de Janeiro. O fio condutor partiu da pergunta “O que pode um corpo?”, buscando problematizar como esses/as estudantes vinham constituindo os processos de “ser corpo” e como lidavam com isso na vida escolar. O projeto se orientava a cada encontro pelas narrativas discentes, provocando formas outras de pensar e sentir o corpo e produzindo, coletivamente, possibilidades de ampliar os modos de ver e sentir os corpossujeitos.
id CBCE-1_868d4af7a8452d9adc9eb47854b58e81
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892022000100240
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Corpos jovens em evidência no contexto da pandemia: o que pode um corpo?CorpoJuventudesPandemiaEnsino MédioRESUMO Neste artigo discutimos as experiências de um projeto de ensino/extensão, com foco em reflexões acerca do corpo no ambiente escolar. Apresentamos um relato de oficinas realizadas entre o final de 2019 e o primeiro ano da pandemia, com uma turma do ensino médio de um colégio de aplicação, vinculado a uma universidade pública do Rio de Janeiro. O fio condutor partiu da pergunta “O que pode um corpo?”, buscando problematizar como esses/as estudantes vinham constituindo os processos de “ser corpo” e como lidavam com isso na vida escolar. O projeto se orientava a cada encontro pelas narrativas discentes, provocando formas outras de pensar e sentir o corpo e produzindo, coletivamente, possibilidades de ampliar os modos de ver e sentir os corpossujeitos.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100240Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.44 2022reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/rbce.44.e20220075info:eu-repo/semantics/openAccessCopolillo,Martha QueirozCorreia,Adriana MartinsCollier,Luciana SantosRodrigues,Thayane de AraujoCorrêa,Ingrid Lourenço de Amorimpor2022-12-02T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892022000100240Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:21.506275Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv Corpos jovens em evidência no contexto da pandemia: o que pode um corpo?
title Corpos jovens em evidência no contexto da pandemia: o que pode um corpo?
spellingShingle Corpos jovens em evidência no contexto da pandemia: o que pode um corpo?
Copolillo,Martha Queiroz
Corpo
Juventudes
Pandemia
Ensino Médio
title_short Corpos jovens em evidência no contexto da pandemia: o que pode um corpo?
title_full Corpos jovens em evidência no contexto da pandemia: o que pode um corpo?
title_fullStr Corpos jovens em evidência no contexto da pandemia: o que pode um corpo?
title_full_unstemmed Corpos jovens em evidência no contexto da pandemia: o que pode um corpo?
title_sort Corpos jovens em evidência no contexto da pandemia: o que pode um corpo?
author Copolillo,Martha Queiroz
author_facet Copolillo,Martha Queiroz
Correia,Adriana Martins
Collier,Luciana Santos
Rodrigues,Thayane de Araujo
Corrêa,Ingrid Lourenço de Amorim
author_role author
author2 Correia,Adriana Martins
Collier,Luciana Santos
Rodrigues,Thayane de Araujo
Corrêa,Ingrid Lourenço de Amorim
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Copolillo,Martha Queiroz
Correia,Adriana Martins
Collier,Luciana Santos
Rodrigues,Thayane de Araujo
Corrêa,Ingrid Lourenço de Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Juventudes
Pandemia
Ensino Médio
topic Corpo
Juventudes
Pandemia
Ensino Médio
description RESUMO Neste artigo discutimos as experiências de um projeto de ensino/extensão, com foco em reflexões acerca do corpo no ambiente escolar. Apresentamos um relato de oficinas realizadas entre o final de 2019 e o primeiro ano da pandemia, com uma turma do ensino médio de um colégio de aplicação, vinculado a uma universidade pública do Rio de Janeiro. O fio condutor partiu da pergunta “O que pode um corpo?”, buscando problematizar como esses/as estudantes vinham constituindo os processos de “ser corpo” e como lidavam com isso na vida escolar. O projeto se orientava a cada encontro pelas narrativas discentes, provocando formas outras de pensar e sentir o corpo e produzindo, coletivamente, possibilidades de ampliar os modos de ver e sentir os corpossujeitos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100240
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/rbce.44.e20220075
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.44 2022
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203856807985152