Repensando o social na Educação Física a partir das contribuições da Teoria Ator-Rede e de Bruno Latour
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100215 |
Resumo: | RESUMO O presente artigo analisou possíveis contribuições da Teoria Ator-Rede (TAR) e da obra de Bruno Latour para se pensar o social na Educação Física. Como metodologia, foi feito um estudo teórico, de característica exploratória, de parte da obra latouriana e da TAR, bem como de textos que tratam do social na Educação Física, para uma reflexão sobre possíveis contribuições da TAR em direção a uma guinada do olhar analítico sobre o social na Educação Física. A partir de nossa análise, constatamos que a TAR e a obra latouriana podem trazer uma análise dinâmica e menos determinista sobre as associações que compõe a Educação Física, reconhecendo os diversos participantes heterogêneos (humanos e não-humanos) que compõe as redes de associações constituintes desta área. |
id |
CBCE-1_ad26e0f3d14cd2643524cf689e9bb78d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892022000100215 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Repensando o social na Educação Física a partir das contribuições da Teoria Ator-Rede e de Bruno LatourTeoria Ator-RedeEducação FísicaSociologiaBruno LatourRESUMO O presente artigo analisou possíveis contribuições da Teoria Ator-Rede (TAR) e da obra de Bruno Latour para se pensar o social na Educação Física. Como metodologia, foi feito um estudo teórico, de característica exploratória, de parte da obra latouriana e da TAR, bem como de textos que tratam do social na Educação Física, para uma reflexão sobre possíveis contribuições da TAR em direção a uma guinada do olhar analítico sobre o social na Educação Física. A partir de nossa análise, constatamos que a TAR e a obra latouriana podem trazer uma análise dinâmica e menos determinista sobre as associações que compõe a Educação Física, reconhecendo os diversos participantes heterogêneos (humanos e não-humanos) que compõe as redes de associações constituintes desta área.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100215Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.44 2022reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/rbce.44.e001122info:eu-repo/semantics/openAccessMendes,Diego de SousaBarbosa,Lucas Gilbertopor2022-05-23T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892022000100215Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:20.193331Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Repensando o social na Educação Física a partir das contribuições da Teoria Ator-Rede e de Bruno Latour |
title |
Repensando o social na Educação Física a partir das contribuições da Teoria Ator-Rede e de Bruno Latour |
spellingShingle |
Repensando o social na Educação Física a partir das contribuições da Teoria Ator-Rede e de Bruno Latour Mendes,Diego de Sousa Teoria Ator-Rede Educação Física Sociologia Bruno Latour |
title_short |
Repensando o social na Educação Física a partir das contribuições da Teoria Ator-Rede e de Bruno Latour |
title_full |
Repensando o social na Educação Física a partir das contribuições da Teoria Ator-Rede e de Bruno Latour |
title_fullStr |
Repensando o social na Educação Física a partir das contribuições da Teoria Ator-Rede e de Bruno Latour |
title_full_unstemmed |
Repensando o social na Educação Física a partir das contribuições da Teoria Ator-Rede e de Bruno Latour |
title_sort |
Repensando o social na Educação Física a partir das contribuições da Teoria Ator-Rede e de Bruno Latour |
author |
Mendes,Diego de Sousa |
author_facet |
Mendes,Diego de Sousa Barbosa,Lucas Gilberto |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa,Lucas Gilberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes,Diego de Sousa Barbosa,Lucas Gilberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria Ator-Rede Educação Física Sociologia Bruno Latour |
topic |
Teoria Ator-Rede Educação Física Sociologia Bruno Latour |
description |
RESUMO O presente artigo analisou possíveis contribuições da Teoria Ator-Rede (TAR) e da obra de Bruno Latour para se pensar o social na Educação Física. Como metodologia, foi feito um estudo teórico, de característica exploratória, de parte da obra latouriana e da TAR, bem como de textos que tratam do social na Educação Física, para uma reflexão sobre possíveis contribuições da TAR em direção a uma guinada do olhar analítico sobre o social na Educação Física. A partir de nossa análise, constatamos que a TAR e a obra latouriana podem trazer uma análise dinâmica e menos determinista sobre as associações que compõe a Educação Física, reconhecendo os diversos participantes heterogêneos (humanos e não-humanos) que compõe as redes de associações constituintes desta área. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100215 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/rbce.44.e001122 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.44 2022 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203856546889728 |