Repensando o social na Educação Física a partir das contribuições da Teoria Ator-Rede e de Bruno Latour

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes,Diego de Sousa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Barbosa,Lucas Gilberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100215
Resumo: RESUMO O presente artigo analisou possíveis contribuições da Teoria Ator-Rede (TAR) e da obra de Bruno Latour para se pensar o social na Educação Física. Como metodologia, foi feito um estudo teórico, de característica exploratória, de parte da obra latouriana e da TAR, bem como de textos que tratam do social na Educação Física, para uma reflexão sobre possíveis contribuições da TAR em direção a uma guinada do olhar analítico sobre o social na Educação Física. A partir de nossa análise, constatamos que a TAR e a obra latouriana podem trazer uma análise dinâmica e menos determinista sobre as associações que compõe a Educação Física, reconhecendo os diversos participantes heterogêneos (humanos e não-humanos) que compõe as redes de associações constituintes desta área.
id CBCE-1_ad26e0f3d14cd2643524cf689e9bb78d
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892022000100215
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Repensando o social na Educação Física a partir das contribuições da Teoria Ator-Rede e de Bruno LatourTeoria Ator-RedeEducação FísicaSociologiaBruno LatourRESUMO O presente artigo analisou possíveis contribuições da Teoria Ator-Rede (TAR) e da obra de Bruno Latour para se pensar o social na Educação Física. Como metodologia, foi feito um estudo teórico, de característica exploratória, de parte da obra latouriana e da TAR, bem como de textos que tratam do social na Educação Física, para uma reflexão sobre possíveis contribuições da TAR em direção a uma guinada do olhar analítico sobre o social na Educação Física. A partir de nossa análise, constatamos que a TAR e a obra latouriana podem trazer uma análise dinâmica e menos determinista sobre as associações que compõe a Educação Física, reconhecendo os diversos participantes heterogêneos (humanos e não-humanos) que compõe as redes de associações constituintes desta área.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100215Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.44 2022reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/rbce.44.e001122info:eu-repo/semantics/openAccessMendes,Diego de SousaBarbosa,Lucas Gilbertopor2022-05-23T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892022000100215Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:20.193331Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv Repensando o social na Educação Física a partir das contribuições da Teoria Ator-Rede e de Bruno Latour
title Repensando o social na Educação Física a partir das contribuições da Teoria Ator-Rede e de Bruno Latour
spellingShingle Repensando o social na Educação Física a partir das contribuições da Teoria Ator-Rede e de Bruno Latour
Mendes,Diego de Sousa
Teoria Ator-Rede
Educação Física
Sociologia
Bruno Latour
title_short Repensando o social na Educação Física a partir das contribuições da Teoria Ator-Rede e de Bruno Latour
title_full Repensando o social na Educação Física a partir das contribuições da Teoria Ator-Rede e de Bruno Latour
title_fullStr Repensando o social na Educação Física a partir das contribuições da Teoria Ator-Rede e de Bruno Latour
title_full_unstemmed Repensando o social na Educação Física a partir das contribuições da Teoria Ator-Rede e de Bruno Latour
title_sort Repensando o social na Educação Física a partir das contribuições da Teoria Ator-Rede e de Bruno Latour
author Mendes,Diego de Sousa
author_facet Mendes,Diego de Sousa
Barbosa,Lucas Gilberto
author_role author
author2 Barbosa,Lucas Gilberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes,Diego de Sousa
Barbosa,Lucas Gilberto
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria Ator-Rede
Educação Física
Sociologia
Bruno Latour
topic Teoria Ator-Rede
Educação Física
Sociologia
Bruno Latour
description RESUMO O presente artigo analisou possíveis contribuições da Teoria Ator-Rede (TAR) e da obra de Bruno Latour para se pensar o social na Educação Física. Como metodologia, foi feito um estudo teórico, de característica exploratória, de parte da obra latouriana e da TAR, bem como de textos que tratam do social na Educação Física, para uma reflexão sobre possíveis contribuições da TAR em direção a uma guinada do olhar analítico sobre o social na Educação Física. A partir de nossa análise, constatamos que a TAR e a obra latouriana podem trazer uma análise dinâmica e menos determinista sobre as associações que compõe a Educação Física, reconhecendo os diversos participantes heterogêneos (humanos e não-humanos) que compõe as redes de associações constituintes desta área.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100215
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/rbce.44.e001122
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.44 2022
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203856546889728