Repensando o social na Educação Física a partir das contribuições da Teoria Ator-Rede e de Bruno Latour

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Diego de Sousa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Barbosa, Lucas Gilberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240803
Resumo: O presente artigo analisou possíveis contribuições da Teoria Ator-Rede (TAR) e da obra de Bruno Latour para se pensar o social na Educação Física. Como metodologia, foi feito um estudo teórico, de característica exploratória, de parte da obra latouriana e da TAR, bem como de textos que tratam do social na Educação Física, para uma reflexão sobre possíveis contribuições da TAR em direção a uma guinada do olhar analítico sobre o social na Educação Física. A partir de nossa análise, constatamos que a TAR e a obra latouriana podem trazer uma análise dinâmica e menos determinista sobre as associações que compõe a Educação Física, reconhecendo os diversos participantes heterogêneos (humanos e não-humanos) que compõe as redes de associações constituintes desta área.
id UFSC_8034d8b5ce433825e03ed2e71be82257
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/240803
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Repensando o social na Educação Física a partir das contribuições da Teoria Ator-Rede e de Bruno LatourTeoria Ator-RedeEducação FísicaSociologiaBruno LatourO presente artigo analisou possíveis contribuições da Teoria Ator-Rede (TAR) e da obra de Bruno Latour para se pensar o social na Educação Física. Como metodologia, foi feito um estudo teórico, de característica exploratória, de parte da obra latouriana e da TAR, bem como de textos que tratam do social na Educação Física, para uma reflexão sobre possíveis contribuições da TAR em direção a uma guinada do olhar analítico sobre o social na Educação Física. A partir de nossa análise, constatamos que a TAR e a obra latouriana podem trazer uma análise dinâmica e menos determinista sobre as associações que compõe a Educação Física, reconhecendo os diversos participantes heterogêneos (humanos e não-humanos) que compõe as redes de associações constituintes desta área.2022-10-20T12:31:11Z2022-10-20T12:31:11Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240803Mendes, Diego de SousaBarbosa, Lucas Gilbertoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-20T12:31:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/240803Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-20T12:31:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Repensando o social na Educação Física a partir das contribuições da Teoria Ator-Rede e de Bruno Latour
title Repensando o social na Educação Física a partir das contribuições da Teoria Ator-Rede e de Bruno Latour
spellingShingle Repensando o social na Educação Física a partir das contribuições da Teoria Ator-Rede e de Bruno Latour
Mendes, Diego de Sousa
Teoria Ator-Rede
Educação Física
Sociologia
Bruno Latour
title_short Repensando o social na Educação Física a partir das contribuições da Teoria Ator-Rede e de Bruno Latour
title_full Repensando o social na Educação Física a partir das contribuições da Teoria Ator-Rede e de Bruno Latour
title_fullStr Repensando o social na Educação Física a partir das contribuições da Teoria Ator-Rede e de Bruno Latour
title_full_unstemmed Repensando o social na Educação Física a partir das contribuições da Teoria Ator-Rede e de Bruno Latour
title_sort Repensando o social na Educação Física a partir das contribuições da Teoria Ator-Rede e de Bruno Latour
author Mendes, Diego de Sousa
author_facet Mendes, Diego de Sousa
Barbosa, Lucas Gilberto
author_role author
author2 Barbosa, Lucas Gilberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Diego de Sousa
Barbosa, Lucas Gilberto
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria Ator-Rede
Educação Física
Sociologia
Bruno Latour
topic Teoria Ator-Rede
Educação Física
Sociologia
Bruno Latour
description O presente artigo analisou possíveis contribuições da Teoria Ator-Rede (TAR) e da obra de Bruno Latour para se pensar o social na Educação Física. Como metodologia, foi feito um estudo teórico, de característica exploratória, de parte da obra latouriana e da TAR, bem como de textos que tratam do social na Educação Física, para uma reflexão sobre possíveis contribuições da TAR em direção a uma guinada do olhar analítico sobre o social na Educação Física. A partir de nossa análise, constatamos que a TAR e a obra latouriana podem trazer uma análise dinâmica e menos determinista sobre as associações que compõe a Educação Física, reconhecendo os diversos participantes heterogêneos (humanos e não-humanos) que compõe as redes de associações constituintes desta área.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-20T12:31:11Z
2022-10-20T12:31:11Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240803
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652280176574464