O ensino dos jogos esportivos coletivos no ensino fundamental: um estudo com universitários em Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43035 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi analisar o processo de ensino dos jogos esportivos coletivos de universitários do curso de Licenciatura em Educação Física nas séries finais do Ensino Fundamental. Adotou-se procedimentos de pesquisa qualitativa, a partir de estudos de casos múltiplos com quatro universitários de uma universidade pública no Sul do Brasil. Os dados foram obtidos por meio da combinação de planos de ensino e aula, observações e procedimentos de estimulação de memória. A técnica de Análise de Conteúdo foi utilizada para a análise dos dados. As evidências indicaram a adoção de fundamentação teórica crítica e propósitos procedimentais/motores nos planejamentos dos universitários. A partir das ações de ensino dos universitários, verificou-se a ênfase na seleção de conteúdos técnicos/motores; por meio de tarefas globais e analíticas; estratégias de instrução de explicação, demonstração, intervenções de gestão; feedbacks prescritivos e avaliativos; estratégias de gestão grupais e individuais, com ênfase na restrição dos materiais aos alunos e relação social centrada nos próprios universitários. Privilegiou-se também a avaliação nas dimensões procedimental/motora, conceitual/cognitiva e atitudinal/afetivo-social, através de provas, trabalhos e conceitos de participação. Conclui-se que o processo de ensino da maioria dos universitários em Educação Física investigados corresponde às características verificadas nos modelos diretivos. |
id |
UEM-9_1aeb7c22b6e380e21b1fff8c06cbea61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/43035 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino dos jogos esportivos coletivos no ensino fundamental: um estudo com universitários em Educação FísicaEducação Física. Esporte. Ensino. Estudantes.O objetivo do estudo foi analisar o processo de ensino dos jogos esportivos coletivos de universitários do curso de Licenciatura em Educação Física nas séries finais do Ensino Fundamental. Adotou-se procedimentos de pesquisa qualitativa, a partir de estudos de casos múltiplos com quatro universitários de uma universidade pública no Sul do Brasil. Os dados foram obtidos por meio da combinação de planos de ensino e aula, observações e procedimentos de estimulação de memória. A técnica de Análise de Conteúdo foi utilizada para a análise dos dados. As evidências indicaram a adoção de fundamentação teórica crítica e propósitos procedimentais/motores nos planejamentos dos universitários. A partir das ações de ensino dos universitários, verificou-se a ênfase na seleção de conteúdos técnicos/motores; por meio de tarefas globais e analíticas; estratégias de instrução de explicação, demonstração, intervenções de gestão; feedbacks prescritivos e avaliativos; estratégias de gestão grupais e individuais, com ênfase na restrição dos materiais aos alunos e relação social centrada nos próprios universitários. Privilegiou-se também a avaliação nas dimensões procedimental/motora, conceitual/cognitiva e atitudinal/afetivo-social, através de provas, trabalhos e conceitos de participação. Conclui-se que o processo de ensino da maioria dos universitários em Educação Física investigados corresponde às características verificadas nos modelos diretivos.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2019-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4303510.4025/jphyseduc.v30i13063Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3063Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3063Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-30632448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43035/751375140077https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43035/751375140078Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessBackes, Ana FláviaBrasil, Vinícius ZeilmannSouza, Jeferson Rodrigues deKuhn, FilipyCosta, Matheus Da LapaSouza, Edison Roberto deMilistetd, MichelRamos, Valmor2020-02-11T20:49:49Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/43035Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2020-02-11T20:49:49Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino dos jogos esportivos coletivos no ensino fundamental: um estudo com universitários em Educação Física |
title |
O ensino dos jogos esportivos coletivos no ensino fundamental: um estudo com universitários em Educação Física |
spellingShingle |
O ensino dos jogos esportivos coletivos no ensino fundamental: um estudo com universitários em Educação Física Backes, Ana Flávia Educação Física. Esporte. Ensino. Estudantes. |
title_short |
O ensino dos jogos esportivos coletivos no ensino fundamental: um estudo com universitários em Educação Física |
title_full |
O ensino dos jogos esportivos coletivos no ensino fundamental: um estudo com universitários em Educação Física |
title_fullStr |
O ensino dos jogos esportivos coletivos no ensino fundamental: um estudo com universitários em Educação Física |
title_full_unstemmed |
O ensino dos jogos esportivos coletivos no ensino fundamental: um estudo com universitários em Educação Física |
title_sort |
O ensino dos jogos esportivos coletivos no ensino fundamental: um estudo com universitários em Educação Física |
author |
Backes, Ana Flávia |
author_facet |
Backes, Ana Flávia Brasil, Vinícius Zeilmann Souza, Jeferson Rodrigues de Kuhn, Filipy Costa, Matheus Da Lapa Souza, Edison Roberto de Milistetd, Michel Ramos, Valmor |
author_role |
author |
author2 |
Brasil, Vinícius Zeilmann Souza, Jeferson Rodrigues de Kuhn, Filipy Costa, Matheus Da Lapa Souza, Edison Roberto de Milistetd, Michel Ramos, Valmor |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Backes, Ana Flávia Brasil, Vinícius Zeilmann Souza, Jeferson Rodrigues de Kuhn, Filipy Costa, Matheus Da Lapa Souza, Edison Roberto de Milistetd, Michel Ramos, Valmor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física. Esporte. Ensino. Estudantes. |
topic |
Educação Física. Esporte. Ensino. Estudantes. |
description |
O objetivo do estudo foi analisar o processo de ensino dos jogos esportivos coletivos de universitários do curso de Licenciatura em Educação Física nas séries finais do Ensino Fundamental. Adotou-se procedimentos de pesquisa qualitativa, a partir de estudos de casos múltiplos com quatro universitários de uma universidade pública no Sul do Brasil. Os dados foram obtidos por meio da combinação de planos de ensino e aula, observações e procedimentos de estimulação de memória. A técnica de Análise de Conteúdo foi utilizada para a análise dos dados. As evidências indicaram a adoção de fundamentação teórica crítica e propósitos procedimentais/motores nos planejamentos dos universitários. A partir das ações de ensino dos universitários, verificou-se a ênfase na seleção de conteúdos técnicos/motores; por meio de tarefas globais e analíticas; estratégias de instrução de explicação, demonstração, intervenções de gestão; feedbacks prescritivos e avaliativos; estratégias de gestão grupais e individuais, com ênfase na restrição dos materiais aos alunos e relação social centrada nos próprios universitários. Privilegiou-se também a avaliação nas dimensões procedimental/motora, conceitual/cognitiva e atitudinal/afetivo-social, através de provas, trabalhos e conceitos de participação. Conclui-se que o processo de ensino da maioria dos universitários em Educação Física investigados corresponde às características verificadas nos modelos diretivos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43035 10.4025/jphyseduc.v30i13063 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43035 |
identifier_str_mv |
10.4025/jphyseduc.v30i13063 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43035/751375140077 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43035/751375140078 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3063 Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3063 Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-3063 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732545561329664 |