O ensino dos jogos esportivos coletivos no ensino fundamental: um estudo com universitários em Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Backes, Ana Flávia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Brasil, Vinícius Zeilmann, Souza, Jeferson Rodrigues de, Kuhn, Filipy, Costa, Matheus Da Lapa, Souza, Edison Roberto de, Milistetd, Michel, Ramos, Valmor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43035
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar o processo de ensino dos jogos esportivos coletivos de universitários do curso de Licenciatura em Educação Física nas séries finais do Ensino Fundamental. Adotou-se procedimentos de pesquisa qualitativa, a partir de estudos de casos múltiplos com quatro universitários de uma universidade pública no Sul do Brasil. Os dados foram obtidos por meio da combinação de planos de ensino e aula, observações e procedimentos de estimulação de memória. A técnica de Análise de Conteúdo foi utilizada para a análise dos dados. As evidências indicaram a adoção de fundamentação teórica crítica e propósitos procedimentais/motores nos planejamentos dos universitários. A partir das ações de ensino dos universitários, verificou-se a ênfase na seleção de conteúdos técnicos/motores; por meio de tarefas globais e analíticas; estratégias de instrução de explicação, demonstração, intervenções de gestão; feedbacks prescritivos e avaliativos; estratégias de gestão grupais e individuais, com ênfase na restrição dos materiais aos alunos e relação social centrada nos próprios universitários. Privilegiou-se também a avaliação nas dimensões procedimental/motora, conceitual/cognitiva e atitudinal/afetivo-social, através de provas, trabalhos e conceitos de participação. Conclui-se que o processo de ensino da maioria dos universitários em Educação Física investigados corresponde às características verificadas nos modelos diretivos.
id UEM-9_1aeb7c22b6e380e21b1fff8c06cbea61
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/43035
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling O ensino dos jogos esportivos coletivos no ensino fundamental: um estudo com universitários em Educação FísicaEducação Física. Esporte. Ensino. Estudantes.O objetivo do estudo foi analisar o processo de ensino dos jogos esportivos coletivos de universitários do curso de Licenciatura em Educação Física nas séries finais do Ensino Fundamental. Adotou-se procedimentos de pesquisa qualitativa, a partir de estudos de casos múltiplos com quatro universitários de uma universidade pública no Sul do Brasil. Os dados foram obtidos por meio da combinação de planos de ensino e aula, observações e procedimentos de estimulação de memória. A técnica de Análise de Conteúdo foi utilizada para a análise dos dados. As evidências indicaram a adoção de fundamentação teórica crítica e propósitos procedimentais/motores nos planejamentos dos universitários. A partir das ações de ensino dos universitários, verificou-se a ênfase na seleção de conteúdos técnicos/motores; por meio de tarefas globais e analíticas; estratégias de instrução de explicação, demonstração, intervenções de gestão; feedbacks prescritivos e avaliativos; estratégias de gestão grupais e individuais, com ênfase na restrição dos materiais aos alunos e relação social centrada nos próprios universitários. Privilegiou-se também a avaliação nas dimensões procedimental/motora, conceitual/cognitiva e atitudinal/afetivo-social, através de provas, trabalhos e conceitos de participação. Conclui-se que o processo de ensino da maioria dos universitários em Educação Física investigados corresponde às características verificadas nos modelos diretivos.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2019-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4303510.4025/jphyseduc.v30i13063Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3063Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3063Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-30632448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43035/751375140077https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43035/751375140078Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessBackes, Ana FláviaBrasil, Vinícius ZeilmannSouza, Jeferson Rodrigues deKuhn, FilipyCosta, Matheus Da LapaSouza, Edison Roberto deMilistetd, MichelRamos, Valmor2020-02-11T20:49:49Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/43035Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2020-02-11T20:49:49Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino dos jogos esportivos coletivos no ensino fundamental: um estudo com universitários em Educação Física
title O ensino dos jogos esportivos coletivos no ensino fundamental: um estudo com universitários em Educação Física
spellingShingle O ensino dos jogos esportivos coletivos no ensino fundamental: um estudo com universitários em Educação Física
Backes, Ana Flávia
Educação Física. Esporte. Ensino. Estudantes.
title_short O ensino dos jogos esportivos coletivos no ensino fundamental: um estudo com universitários em Educação Física
title_full O ensino dos jogos esportivos coletivos no ensino fundamental: um estudo com universitários em Educação Física
title_fullStr O ensino dos jogos esportivos coletivos no ensino fundamental: um estudo com universitários em Educação Física
title_full_unstemmed O ensino dos jogos esportivos coletivos no ensino fundamental: um estudo com universitários em Educação Física
title_sort O ensino dos jogos esportivos coletivos no ensino fundamental: um estudo com universitários em Educação Física
author Backes, Ana Flávia
author_facet Backes, Ana Flávia
Brasil, Vinícius Zeilmann
Souza, Jeferson Rodrigues de
Kuhn, Filipy
Costa, Matheus Da Lapa
Souza, Edison Roberto de
Milistetd, Michel
Ramos, Valmor
author_role author
author2 Brasil, Vinícius Zeilmann
Souza, Jeferson Rodrigues de
Kuhn, Filipy
Costa, Matheus Da Lapa
Souza, Edison Roberto de
Milistetd, Michel
Ramos, Valmor
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Backes, Ana Flávia
Brasil, Vinícius Zeilmann
Souza, Jeferson Rodrigues de
Kuhn, Filipy
Costa, Matheus Da Lapa
Souza, Edison Roberto de
Milistetd, Michel
Ramos, Valmor
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física. Esporte. Ensino. Estudantes.
topic Educação Física. Esporte. Ensino. Estudantes.
description O objetivo do estudo foi analisar o processo de ensino dos jogos esportivos coletivos de universitários do curso de Licenciatura em Educação Física nas séries finais do Ensino Fundamental. Adotou-se procedimentos de pesquisa qualitativa, a partir de estudos de casos múltiplos com quatro universitários de uma universidade pública no Sul do Brasil. Os dados foram obtidos por meio da combinação de planos de ensino e aula, observações e procedimentos de estimulação de memória. A técnica de Análise de Conteúdo foi utilizada para a análise dos dados. As evidências indicaram a adoção de fundamentação teórica crítica e propósitos procedimentais/motores nos planejamentos dos universitários. A partir das ações de ensino dos universitários, verificou-se a ênfase na seleção de conteúdos técnicos/motores; por meio de tarefas globais e analíticas; estratégias de instrução de explicação, demonstração, intervenções de gestão; feedbacks prescritivos e avaliativos; estratégias de gestão grupais e individuais, com ênfase na restrição dos materiais aos alunos e relação social centrada nos próprios universitários. Privilegiou-se também a avaliação nas dimensões procedimental/motora, conceitual/cognitiva e atitudinal/afetivo-social, através de provas, trabalhos e conceitos de participação. Conclui-se que o processo de ensino da maioria dos universitários em Educação Física investigados corresponde às características verificadas nos modelos diretivos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43035
10.4025/jphyseduc.v30i13063
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43035
identifier_str_mv 10.4025/jphyseduc.v30i13063
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43035/751375140077
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43035/751375140078
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3063
Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3063
Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-3063
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732545561329664