O desenvolvimento da compreensão holística do jogo por meio da criação do jogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: André,Mauro Henrique
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Hastie,Peter, Araújo,Rui Flores
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892015000400323
Resumo: Resumo O estudo examinou a compreensão holística do jogo (compreensão de regras, valores, distinção entre boas e más práticas) aprendida por alunos do ensino fundamental após uma intervenção de criação de jogos de alvo. A intervenção foi dividida em cinco momentos: introdução aos jogos de alvo, ensinar jogos a outros alunos, criar novos jogos, ensinar seus próprios jogos e praticá-los. A coleta de dados incluiu observações, questionários e entrevistas, que foram analisados por meio de uma triangulação. Concluiu-se que os alunos foram capazes de valorizar as regras dos jogos criados, mas tiveram dificuldade na apresentação dos jogos, uma tarefa normalmente atribuída ao professor.
id CBCE-1_b8aec14f2d366a7cb85b99fac3cf820b
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892015000400323
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling O desenvolvimento da compreensão holística do jogo por meio da criação do jogoCompreensão esportivaCriação de jogosEducação física escolarEnsino fundamentalResumo O estudo examinou a compreensão holística do jogo (compreensão de regras, valores, distinção entre boas e más práticas) aprendida por alunos do ensino fundamental após uma intervenção de criação de jogos de alvo. A intervenção foi dividida em cinco momentos: introdução aos jogos de alvo, ensinar jogos a outros alunos, criar novos jogos, ensinar seus próprios jogos e praticá-los. A coleta de dados incluiu observações, questionários e entrevistas, que foram analisados por meio de uma triangulação. Concluiu-se que os alunos foram capazes de valorizar as regras dos jogos criados, mas tiveram dificuldade na apresentação dos jogos, uma tarefa normalmente atribuída ao professor.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892015000400323Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.37 n.4 2015reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1016/j.rbce.2015.08.001info:eu-repo/semantics/openAccessAndré,Mauro HenriqueHastie,PeterAraújo,Rui Florespor2015-12-22T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892015000400323Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:21:55.618728Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da compreensão holística do jogo por meio da criação do jogo
title O desenvolvimento da compreensão holística do jogo por meio da criação do jogo
spellingShingle O desenvolvimento da compreensão holística do jogo por meio da criação do jogo
André,Mauro Henrique
Compreensão esportiva
Criação de jogos
Educação física escolar
Ensino fundamental
title_short O desenvolvimento da compreensão holística do jogo por meio da criação do jogo
title_full O desenvolvimento da compreensão holística do jogo por meio da criação do jogo
title_fullStr O desenvolvimento da compreensão holística do jogo por meio da criação do jogo
title_full_unstemmed O desenvolvimento da compreensão holística do jogo por meio da criação do jogo
title_sort O desenvolvimento da compreensão holística do jogo por meio da criação do jogo
author André,Mauro Henrique
author_facet André,Mauro Henrique
Hastie,Peter
Araújo,Rui Flores
author_role author
author2 Hastie,Peter
Araújo,Rui Flores
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv André,Mauro Henrique
Hastie,Peter
Araújo,Rui Flores
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão esportiva
Criação de jogos
Educação física escolar
Ensino fundamental
topic Compreensão esportiva
Criação de jogos
Educação física escolar
Ensino fundamental
description Resumo O estudo examinou a compreensão holística do jogo (compreensão de regras, valores, distinção entre boas e más práticas) aprendida por alunos do ensino fundamental após uma intervenção de criação de jogos de alvo. A intervenção foi dividida em cinco momentos: introdução aos jogos de alvo, ensinar jogos a outros alunos, criar novos jogos, ensinar seus próprios jogos e praticá-los. A coleta de dados incluiu observações, questionários e entrevistas, que foram analisados por meio de uma triangulação. Concluiu-se que os alunos foram capazes de valorizar as regras dos jogos criados, mas tiveram dificuldade na apresentação dos jogos, uma tarefa normalmente atribuída ao professor.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892015000400323
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892015000400323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1016/j.rbce.2015.08.001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.37 n.4 2015
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203854730756096