O desenvolvimento da compreensão holística do jogo por meio da criação do jogo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892015000400323 |
Resumo: | Resumo O estudo examinou a compreensão holística do jogo (compreensão de regras, valores, distinção entre boas e más práticas) aprendida por alunos do ensino fundamental após uma intervenção de criação de jogos de alvo. A intervenção foi dividida em cinco momentos: introdução aos jogos de alvo, ensinar jogos a outros alunos, criar novos jogos, ensinar seus próprios jogos e praticá-los. A coleta de dados incluiu observações, questionários e entrevistas, que foram analisados por meio de uma triangulação. Concluiu-se que os alunos foram capazes de valorizar as regras dos jogos criados, mas tiveram dificuldade na apresentação dos jogos, uma tarefa normalmente atribuída ao professor. |
id |
CBCE-1_b8aec14f2d366a7cb85b99fac3cf820b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892015000400323 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O desenvolvimento da compreensão holística do jogo por meio da criação do jogoCompreensão esportivaCriação de jogosEducação física escolarEnsino fundamentalResumo O estudo examinou a compreensão holística do jogo (compreensão de regras, valores, distinção entre boas e más práticas) aprendida por alunos do ensino fundamental após uma intervenção de criação de jogos de alvo. A intervenção foi dividida em cinco momentos: introdução aos jogos de alvo, ensinar jogos a outros alunos, criar novos jogos, ensinar seus próprios jogos e praticá-los. A coleta de dados incluiu observações, questionários e entrevistas, que foram analisados por meio de uma triangulação. Concluiu-se que os alunos foram capazes de valorizar as regras dos jogos criados, mas tiveram dificuldade na apresentação dos jogos, uma tarefa normalmente atribuída ao professor.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892015000400323Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.37 n.4 2015reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1016/j.rbce.2015.08.001info:eu-repo/semantics/openAccessAndré,Mauro HenriqueHastie,PeterAraújo,Rui Florespor2015-12-22T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892015000400323Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:21:55.618728Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento da compreensão holística do jogo por meio da criação do jogo |
title |
O desenvolvimento da compreensão holística do jogo por meio da criação do jogo |
spellingShingle |
O desenvolvimento da compreensão holística do jogo por meio da criação do jogo André,Mauro Henrique Compreensão esportiva Criação de jogos Educação física escolar Ensino fundamental |
title_short |
O desenvolvimento da compreensão holística do jogo por meio da criação do jogo |
title_full |
O desenvolvimento da compreensão holística do jogo por meio da criação do jogo |
title_fullStr |
O desenvolvimento da compreensão holística do jogo por meio da criação do jogo |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento da compreensão holística do jogo por meio da criação do jogo |
title_sort |
O desenvolvimento da compreensão holística do jogo por meio da criação do jogo |
author |
André,Mauro Henrique |
author_facet |
André,Mauro Henrique Hastie,Peter Araújo,Rui Flores |
author_role |
author |
author2 |
Hastie,Peter Araújo,Rui Flores |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
André,Mauro Henrique Hastie,Peter Araújo,Rui Flores |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Compreensão esportiva Criação de jogos Educação física escolar Ensino fundamental |
topic |
Compreensão esportiva Criação de jogos Educação física escolar Ensino fundamental |
description |
Resumo O estudo examinou a compreensão holística do jogo (compreensão de regras, valores, distinção entre boas e más práticas) aprendida por alunos do ensino fundamental após uma intervenção de criação de jogos de alvo. A intervenção foi dividida em cinco momentos: introdução aos jogos de alvo, ensinar jogos a outros alunos, criar novos jogos, ensinar seus próprios jogos e praticá-los. A coleta de dados incluiu observações, questionários e entrevistas, que foram analisados por meio de uma triangulação. Concluiu-se que os alunos foram capazes de valorizar as regras dos jogos criados, mas tiveram dificuldade na apresentação dos jogos, uma tarefa normalmente atribuída ao professor. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892015000400323 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892015000400323 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1016/j.rbce.2015.08.001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.37 n.4 2015 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203854730756096 |