A prática corporal na disciplina natação nos cursos de formação: saber ou não saber nadar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias,Marcelo Sant’Ana de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva,Pedro Henrique Bezerra da, Oliveira,Rodrigo Falcão Cabral de, Melo,Marcelo Soares Tavares de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892021000100221
Resumo: RESUMO Alguns estudantes passam pela disciplina Natação nos cursos de formação em Educação Física e não desenvolvem a habilidade do nadar. Este fato nos motivou a desenvolver este estudo que teve por objetivo analisar a prática corporal durante o saber fazer e o saber ensinar na disciplina Natação em três universidades públicas da cidade de Recife-PE. Os dados advindos da pesquisa de campo surgiram por meio de uma entrevista semiestruturada com três professores(as). A análise dos dados foi feita através do método da hermenêutica-dialética com a contribuição da análise de conteúdo do tipo categorial por temática. Como resultado, é visto que o saber nadar é uma condição essencial para os futuros profissionais de educação física e para o ensino da natação.
id CBCE-1_c15d1e63d32512d4e6476e5c9b855189
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892021000100221
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling A prática corporal na disciplina natação nos cursos de formação: saber ou não saber nadar?Prática corporalNataçãoFormação superiorEnsinoRESUMO Alguns estudantes passam pela disciplina Natação nos cursos de formação em Educação Física e não desenvolvem a habilidade do nadar. Este fato nos motivou a desenvolver este estudo que teve por objetivo analisar a prática corporal durante o saber fazer e o saber ensinar na disciplina Natação em três universidades públicas da cidade de Recife-PE. Os dados advindos da pesquisa de campo surgiram por meio de uma entrevista semiestruturada com três professores(as). A análise dos dados foi feita através do método da hermenêutica-dialética com a contribuição da análise de conteúdo do tipo categorial por temática. Como resultado, é visto que o saber nadar é uma condição essencial para os futuros profissionais de educação física e para o ensino da natação.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892021000100221Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.43 2021reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/rbce.43.e013320info:eu-repo/semantics/openAccessFarias,Marcelo Sant’Ana deSilva,Pedro Henrique Bezerra daOliveira,Rodrigo Falcão Cabral deMelo,Marcelo Soares Tavares depor2021-11-04T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892021000100221Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:17.198984Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv A prática corporal na disciplina natação nos cursos de formação: saber ou não saber nadar?
title A prática corporal na disciplina natação nos cursos de formação: saber ou não saber nadar?
spellingShingle A prática corporal na disciplina natação nos cursos de formação: saber ou não saber nadar?
Farias,Marcelo Sant’Ana de
Prática corporal
Natação
Formação superior
Ensino
title_short A prática corporal na disciplina natação nos cursos de formação: saber ou não saber nadar?
title_full A prática corporal na disciplina natação nos cursos de formação: saber ou não saber nadar?
title_fullStr A prática corporal na disciplina natação nos cursos de formação: saber ou não saber nadar?
title_full_unstemmed A prática corporal na disciplina natação nos cursos de formação: saber ou não saber nadar?
title_sort A prática corporal na disciplina natação nos cursos de formação: saber ou não saber nadar?
author Farias,Marcelo Sant’Ana de
author_facet Farias,Marcelo Sant’Ana de
Silva,Pedro Henrique Bezerra da
Oliveira,Rodrigo Falcão Cabral de
Melo,Marcelo Soares Tavares de
author_role author
author2 Silva,Pedro Henrique Bezerra da
Oliveira,Rodrigo Falcão Cabral de
Melo,Marcelo Soares Tavares de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias,Marcelo Sant’Ana de
Silva,Pedro Henrique Bezerra da
Oliveira,Rodrigo Falcão Cabral de
Melo,Marcelo Soares Tavares de
dc.subject.por.fl_str_mv Prática corporal
Natação
Formação superior
Ensino
topic Prática corporal
Natação
Formação superior
Ensino
description RESUMO Alguns estudantes passam pela disciplina Natação nos cursos de formação em Educação Física e não desenvolvem a habilidade do nadar. Este fato nos motivou a desenvolver este estudo que teve por objetivo analisar a prática corporal durante o saber fazer e o saber ensinar na disciplina Natação em três universidades públicas da cidade de Recife-PE. Os dados advindos da pesquisa de campo surgiram por meio de uma entrevista semiestruturada com três professores(as). A análise dos dados foi feita através do método da hermenêutica-dialética com a contribuição da análise de conteúdo do tipo categorial por temática. Como resultado, é visto que o saber nadar é uma condição essencial para os futuros profissionais de educação física e para o ensino da natação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892021000100221
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892021000100221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/rbce.43.e013320
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.43 2021
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203856480829440