A prática corporal na disciplina natação nos cursos de formação: saber ou não saber nadar?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892021000100221 |
Resumo: | RESUMO Alguns estudantes passam pela disciplina Natação nos cursos de formação em Educação Física e não desenvolvem a habilidade do nadar. Este fato nos motivou a desenvolver este estudo que teve por objetivo analisar a prática corporal durante o saber fazer e o saber ensinar na disciplina Natação em três universidades públicas da cidade de Recife-PE. Os dados advindos da pesquisa de campo surgiram por meio de uma entrevista semiestruturada com três professores(as). A análise dos dados foi feita através do método da hermenêutica-dialética com a contribuição da análise de conteúdo do tipo categorial por temática. Como resultado, é visto que o saber nadar é uma condição essencial para os futuros profissionais de educação física e para o ensino da natação. |
id |
CBCE-1_c15d1e63d32512d4e6476e5c9b855189 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892021000100221 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A prática corporal na disciplina natação nos cursos de formação: saber ou não saber nadar?Prática corporalNataçãoFormação superiorEnsinoRESUMO Alguns estudantes passam pela disciplina Natação nos cursos de formação em Educação Física e não desenvolvem a habilidade do nadar. Este fato nos motivou a desenvolver este estudo que teve por objetivo analisar a prática corporal durante o saber fazer e o saber ensinar na disciplina Natação em três universidades públicas da cidade de Recife-PE. Os dados advindos da pesquisa de campo surgiram por meio de uma entrevista semiestruturada com três professores(as). A análise dos dados foi feita através do método da hermenêutica-dialética com a contribuição da análise de conteúdo do tipo categorial por temática. Como resultado, é visto que o saber nadar é uma condição essencial para os futuros profissionais de educação física e para o ensino da natação.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892021000100221Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.43 2021reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/rbce.43.e013320info:eu-repo/semantics/openAccessFarias,Marcelo Sant’Ana deSilva,Pedro Henrique Bezerra daOliveira,Rodrigo Falcão Cabral deMelo,Marcelo Soares Tavares depor2021-11-04T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892021000100221Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:17.198984Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática corporal na disciplina natação nos cursos de formação: saber ou não saber nadar? |
title |
A prática corporal na disciplina natação nos cursos de formação: saber ou não saber nadar? |
spellingShingle |
A prática corporal na disciplina natação nos cursos de formação: saber ou não saber nadar? Farias,Marcelo Sant’Ana de Prática corporal Natação Formação superior Ensino |
title_short |
A prática corporal na disciplina natação nos cursos de formação: saber ou não saber nadar? |
title_full |
A prática corporal na disciplina natação nos cursos de formação: saber ou não saber nadar? |
title_fullStr |
A prática corporal na disciplina natação nos cursos de formação: saber ou não saber nadar? |
title_full_unstemmed |
A prática corporal na disciplina natação nos cursos de formação: saber ou não saber nadar? |
title_sort |
A prática corporal na disciplina natação nos cursos de formação: saber ou não saber nadar? |
author |
Farias,Marcelo Sant’Ana de |
author_facet |
Farias,Marcelo Sant’Ana de Silva,Pedro Henrique Bezerra da Oliveira,Rodrigo Falcão Cabral de Melo,Marcelo Soares Tavares de |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Pedro Henrique Bezerra da Oliveira,Rodrigo Falcão Cabral de Melo,Marcelo Soares Tavares de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias,Marcelo Sant’Ana de Silva,Pedro Henrique Bezerra da Oliveira,Rodrigo Falcão Cabral de Melo,Marcelo Soares Tavares de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática corporal Natação Formação superior Ensino |
topic |
Prática corporal Natação Formação superior Ensino |
description |
RESUMO Alguns estudantes passam pela disciplina Natação nos cursos de formação em Educação Física e não desenvolvem a habilidade do nadar. Este fato nos motivou a desenvolver este estudo que teve por objetivo analisar a prática corporal durante o saber fazer e o saber ensinar na disciplina Natação em três universidades públicas da cidade de Recife-PE. Os dados advindos da pesquisa de campo surgiram por meio de uma entrevista semiestruturada com três professores(as). A análise dos dados foi feita através do método da hermenêutica-dialética com a contribuição da análise de conteúdo do tipo categorial por temática. Como resultado, é visto que o saber nadar é uma condição essencial para os futuros profissionais de educação física e para o ensino da natação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892021000100221 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892021000100221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/rbce.43.e013320 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.43 2021 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203856480829440 |