Tendências no campo da educação física brasileira. Análise dos documentos produzidos pela área 21 da Capes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892018000300233 |
Resumo: | Resumo O objetivo deste estudo foi analisar os documentos produzidos pela Área 21/Capes e identificar mudanças e tendências ocorridas especificamente para o campo da educação física. Foram analisados todos os documentos publicados até o momento: 2000, 2003, 2006, 2009 e 2013. Seguindo os preceitos da abordagem metodológica análise de conteúdo foi elaborada a construção de unidades de significados em torno de quatro temas descritivos/analíticos: Características dos documentos; Centralidade do documento; Agentes; Demarcações conceituais. Os dados indicam que os documentos da Área 21 foram sendo ampliados e se complexificaram ao longo do período analisado. Conclui-se que os documentos da Área 21 impactam e estruturam a atividade científica no campo da educação física, pois demarcam os valores do capital científico desse campo na disputa dos seus agentes e instituições. |
id |
CBCE-1_d31e6d073d0754645f6f40201381d7ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892018000300233 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tendências no campo da educação física brasileira. Análise dos documentos produzidos pela área 21 da CapesÁrea 21 CapesDocumento de áreaEducação físicaPolítica científicaResumo O objetivo deste estudo foi analisar os documentos produzidos pela Área 21/Capes e identificar mudanças e tendências ocorridas especificamente para o campo da educação física. Foram analisados todos os documentos publicados até o momento: 2000, 2003, 2006, 2009 e 2013. Seguindo os preceitos da abordagem metodológica análise de conteúdo foi elaborada a construção de unidades de significados em torno de quatro temas descritivos/analíticos: Características dos documentos; Centralidade do documento; Agentes; Demarcações conceituais. Os dados indicam que os documentos da Área 21 foram sendo ampliados e se complexificaram ao longo do período analisado. Conclui-se que os documentos da Área 21 impactam e estruturam a atividade científica no campo da educação física, pois demarcam os valores do capital científico desse campo na disputa dos seus agentes e instituições.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892018000300233Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.40 n.3 2018reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1016/j.rbce.2018.02.005info:eu-repo/semantics/openAccessLazzarotti Filho,AriMascarenhas,FernandoStigger,Marco PauloSilveira,Raquel daSilva,Ana Márciapor2018-10-31T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892018000300233Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:06.448005Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tendências no campo da educação física brasileira. Análise dos documentos produzidos pela área 21 da Capes |
title |
Tendências no campo da educação física brasileira. Análise dos documentos produzidos pela área 21 da Capes |
spellingShingle |
Tendências no campo da educação física brasileira. Análise dos documentos produzidos pela área 21 da Capes Lazzarotti Filho,Ari Área 21 Capes Documento de área Educação física Política científica |
title_short |
Tendências no campo da educação física brasileira. Análise dos documentos produzidos pela área 21 da Capes |
title_full |
Tendências no campo da educação física brasileira. Análise dos documentos produzidos pela área 21 da Capes |
title_fullStr |
Tendências no campo da educação física brasileira. Análise dos documentos produzidos pela área 21 da Capes |
title_full_unstemmed |
Tendências no campo da educação física brasileira. Análise dos documentos produzidos pela área 21 da Capes |
title_sort |
Tendências no campo da educação física brasileira. Análise dos documentos produzidos pela área 21 da Capes |
author |
Lazzarotti Filho,Ari |
author_facet |
Lazzarotti Filho,Ari Mascarenhas,Fernando Stigger,Marco Paulo Silveira,Raquel da Silva,Ana Márcia |
author_role |
author |
author2 |
Mascarenhas,Fernando Stigger,Marco Paulo Silveira,Raquel da Silva,Ana Márcia |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lazzarotti Filho,Ari Mascarenhas,Fernando Stigger,Marco Paulo Silveira,Raquel da Silva,Ana Márcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Área 21 Capes Documento de área Educação física Política científica |
topic |
Área 21 Capes Documento de área Educação física Política científica |
description |
Resumo O objetivo deste estudo foi analisar os documentos produzidos pela Área 21/Capes e identificar mudanças e tendências ocorridas especificamente para o campo da educação física. Foram analisados todos os documentos publicados até o momento: 2000, 2003, 2006, 2009 e 2013. Seguindo os preceitos da abordagem metodológica análise de conteúdo foi elaborada a construção de unidades de significados em torno de quatro temas descritivos/analíticos: Características dos documentos; Centralidade do documento; Agentes; Demarcações conceituais. Os dados indicam que os documentos da Área 21 foram sendo ampliados e se complexificaram ao longo do período analisado. Conclui-se que os documentos da Área 21 impactam e estruturam a atividade científica no campo da educação física, pois demarcam os valores do capital científico desse campo na disputa dos seus agentes e instituições. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892018000300233 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892018000300233 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1016/j.rbce.2018.02.005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.40 n.3 2018 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203855640920064 |