Tendências no campo da educação física brasileira. Análise dos documentos produzidos pela área 21 da Capes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lazzarotti Filho,Ari
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Mascarenhas,Fernando, Stigger,Marco Paulo, Silveira,Raquel da, Silva,Ana Márcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892018000300233
Resumo: Resumo O objetivo deste estudo foi analisar os documentos produzidos pela Área 21/Capes e identificar mudanças e tendências ocorridas especificamente para o campo da educação física. Foram analisados todos os documentos publicados até o momento: 2000, 2003, 2006, 2009 e 2013. Seguindo os preceitos da abordagem metodológica análise de conteúdo foi elaborada a construção de unidades de significados em torno de quatro temas descritivos/analíticos: Características dos documentos; Centralidade do documento; Agentes; Demarcações conceituais. Os dados indicam que os documentos da Área 21 foram sendo ampliados e se complexificaram ao longo do período analisado. Conclui-se que os documentos da Área 21 impactam e estruturam a atividade científica no campo da educação física, pois demarcam os valores do capital científico desse campo na disputa dos seus agentes e instituições.
id CBCE-1_d31e6d073d0754645f6f40201381d7ad
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892018000300233
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Tendências no campo da educação física brasileira. Análise dos documentos produzidos pela área 21 da CapesÁrea 21 CapesDocumento de áreaEducação físicaPolítica científicaResumo O objetivo deste estudo foi analisar os documentos produzidos pela Área 21/Capes e identificar mudanças e tendências ocorridas especificamente para o campo da educação física. Foram analisados todos os documentos publicados até o momento: 2000, 2003, 2006, 2009 e 2013. Seguindo os preceitos da abordagem metodológica análise de conteúdo foi elaborada a construção de unidades de significados em torno de quatro temas descritivos/analíticos: Características dos documentos; Centralidade do documento; Agentes; Demarcações conceituais. Os dados indicam que os documentos da Área 21 foram sendo ampliados e se complexificaram ao longo do período analisado. Conclui-se que os documentos da Área 21 impactam e estruturam a atividade científica no campo da educação física, pois demarcam os valores do capital científico desse campo na disputa dos seus agentes e instituições.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892018000300233Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.40 n.3 2018reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1016/j.rbce.2018.02.005info:eu-repo/semantics/openAccessLazzarotti Filho,AriMascarenhas,FernandoStigger,Marco PauloSilveira,Raquel daSilva,Ana Márciapor2018-10-31T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892018000300233Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:06.448005Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv Tendências no campo da educação física brasileira. Análise dos documentos produzidos pela área 21 da Capes
title Tendências no campo da educação física brasileira. Análise dos documentos produzidos pela área 21 da Capes
spellingShingle Tendências no campo da educação física brasileira. Análise dos documentos produzidos pela área 21 da Capes
Lazzarotti Filho,Ari
Área 21 Capes
Documento de área
Educação física
Política científica
title_short Tendências no campo da educação física brasileira. Análise dos documentos produzidos pela área 21 da Capes
title_full Tendências no campo da educação física brasileira. Análise dos documentos produzidos pela área 21 da Capes
title_fullStr Tendências no campo da educação física brasileira. Análise dos documentos produzidos pela área 21 da Capes
title_full_unstemmed Tendências no campo da educação física brasileira. Análise dos documentos produzidos pela área 21 da Capes
title_sort Tendências no campo da educação física brasileira. Análise dos documentos produzidos pela área 21 da Capes
author Lazzarotti Filho,Ari
author_facet Lazzarotti Filho,Ari
Mascarenhas,Fernando
Stigger,Marco Paulo
Silveira,Raquel da
Silva,Ana Márcia
author_role author
author2 Mascarenhas,Fernando
Stigger,Marco Paulo
Silveira,Raquel da
Silva,Ana Márcia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lazzarotti Filho,Ari
Mascarenhas,Fernando
Stigger,Marco Paulo
Silveira,Raquel da
Silva,Ana Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Área 21 Capes
Documento de área
Educação física
Política científica
topic Área 21 Capes
Documento de área
Educação física
Política científica
description Resumo O objetivo deste estudo foi analisar os documentos produzidos pela Área 21/Capes e identificar mudanças e tendências ocorridas especificamente para o campo da educação física. Foram analisados todos os documentos publicados até o momento: 2000, 2003, 2006, 2009 e 2013. Seguindo os preceitos da abordagem metodológica análise de conteúdo foi elaborada a construção de unidades de significados em torno de quatro temas descritivos/analíticos: Características dos documentos; Centralidade do documento; Agentes; Demarcações conceituais. Os dados indicam que os documentos da Área 21 foram sendo ampliados e se complexificaram ao longo do período analisado. Conclui-se que os documentos da Área 21 impactam e estruturam a atividade científica no campo da educação física, pois demarcam os valores do capital científico desse campo na disputa dos seus agentes e instituições.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892018000300233
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892018000300233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1016/j.rbce.2018.02.005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.40 n.3 2018
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203855640920064