Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física: saberes docentes e práticas corporais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pasquali,Dennia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rodrigues,Anegleyce Teodoro, Lazzarotti Filho,Ari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000300256
Resumo: Resumo O objetivo desta pesquisa foi compreender como os saberes docentes e as práticas corporais foram tratados pedagogicamente em um curso de licenciatura em educação física, modalidade a distância. Trata-se de uma abordagem qualitativo-descritiva que recorreu à análise documental e a entrevistas semiestruturadas com docentes. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo por categorias temáticas: polidocência, saberes docentes e práticas corporais. As conclusões indicaram que a polidocência mostrou-se como inerente ao trabalho docente virtual; que os saberes pedagógicos relativos às tecnologias e às mídias foram incorporados aos saberes docentes; e que as práticas corporais, na modalidade a distância, buscaram articular os conhecimentos técnicos com os teórico-científicos.
id CBCE-1_d6439b3e4765d695b5cdc3e8bd34be9f
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892019000300256
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física: saberes docentes e práticas corporaisEducação a distânciaPolidocênciaSaberes docentesPráticas corporaisResumo O objetivo desta pesquisa foi compreender como os saberes docentes e as práticas corporais foram tratados pedagogicamente em um curso de licenciatura em educação física, modalidade a distância. Trata-se de uma abordagem qualitativo-descritiva que recorreu à análise documental e a entrevistas semiestruturadas com docentes. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo por categorias temáticas: polidocência, saberes docentes e práticas corporais. As conclusões indicaram que a polidocência mostrou-se como inerente ao trabalho docente virtual; que os saberes pedagógicos relativos às tecnologias e às mídias foram incorporados aos saberes docentes; e que as práticas corporais, na modalidade a distância, buscaram articular os conhecimentos técnicos com os teórico-científicos.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2019-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000300256Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.41 n.3 2019reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1016/j.rbce.2018.04.003info:eu-repo/semantics/openAccessPasquali,DenniaRodrigues,Anegleyce TeodoroLazzarotti Filho,Aripor2019-09-11T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892019000300256Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:10.472528Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física: saberes docentes e práticas corporais
title Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física: saberes docentes e práticas corporais
spellingShingle Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física: saberes docentes e práticas corporais
Pasquali,Dennia
Educação a distância
Polidocência
Saberes docentes
Práticas corporais
title_short Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física: saberes docentes e práticas corporais
title_full Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física: saberes docentes e práticas corporais
title_fullStr Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física: saberes docentes e práticas corporais
title_full_unstemmed Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física: saberes docentes e práticas corporais
title_sort Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física: saberes docentes e práticas corporais
author Pasquali,Dennia
author_facet Pasquali,Dennia
Rodrigues,Anegleyce Teodoro
Lazzarotti Filho,Ari
author_role author
author2 Rodrigues,Anegleyce Teodoro
Lazzarotti Filho,Ari
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pasquali,Dennia
Rodrigues,Anegleyce Teodoro
Lazzarotti Filho,Ari
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Polidocência
Saberes docentes
Práticas corporais
topic Educação a distância
Polidocência
Saberes docentes
Práticas corporais
description Resumo O objetivo desta pesquisa foi compreender como os saberes docentes e as práticas corporais foram tratados pedagogicamente em um curso de licenciatura em educação física, modalidade a distância. Trata-se de uma abordagem qualitativo-descritiva que recorreu à análise documental e a entrevistas semiestruturadas com docentes. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo por categorias temáticas: polidocência, saberes docentes e práticas corporais. As conclusões indicaram que a polidocência mostrou-se como inerente ao trabalho docente virtual; que os saberes pedagógicos relativos às tecnologias e às mídias foram incorporados aos saberes docentes; e que as práticas corporais, na modalidade a distância, buscaram articular os conhecimentos técnicos com os teórico-científicos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000300256
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000300256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1016/j.rbce.2018.04.003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.41 n.3 2019
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203856021553152