Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física: saberes docentes e práticas corporais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000300256 |
Resumo: | Resumo O objetivo desta pesquisa foi compreender como os saberes docentes e as práticas corporais foram tratados pedagogicamente em um curso de licenciatura em educação física, modalidade a distância. Trata-se de uma abordagem qualitativo-descritiva que recorreu à análise documental e a entrevistas semiestruturadas com docentes. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo por categorias temáticas: polidocência, saberes docentes e práticas corporais. As conclusões indicaram que a polidocência mostrou-se como inerente ao trabalho docente virtual; que os saberes pedagógicos relativos às tecnologias e às mídias foram incorporados aos saberes docentes; e que as práticas corporais, na modalidade a distância, buscaram articular os conhecimentos técnicos com os teórico-científicos. |
id |
CBCE-1_d6439b3e4765d695b5cdc3e8bd34be9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892019000300256 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física: saberes docentes e práticas corporaisEducação a distânciaPolidocênciaSaberes docentesPráticas corporaisResumo O objetivo desta pesquisa foi compreender como os saberes docentes e as práticas corporais foram tratados pedagogicamente em um curso de licenciatura em educação física, modalidade a distância. Trata-se de uma abordagem qualitativo-descritiva que recorreu à análise documental e a entrevistas semiestruturadas com docentes. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo por categorias temáticas: polidocência, saberes docentes e práticas corporais. As conclusões indicaram que a polidocência mostrou-se como inerente ao trabalho docente virtual; que os saberes pedagógicos relativos às tecnologias e às mídias foram incorporados aos saberes docentes; e que as práticas corporais, na modalidade a distância, buscaram articular os conhecimentos técnicos com os teórico-científicos.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2019-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000300256Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.41 n.3 2019reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1016/j.rbce.2018.04.003info:eu-repo/semantics/openAccessPasquali,DenniaRodrigues,Anegleyce TeodoroLazzarotti Filho,Aripor2019-09-11T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892019000300256Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:10.472528Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física: saberes docentes e práticas corporais |
title |
Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física: saberes docentes e práticas corporais |
spellingShingle |
Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física: saberes docentes e práticas corporais Pasquali,Dennia Educação a distância Polidocência Saberes docentes Práticas corporais |
title_short |
Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física: saberes docentes e práticas corporais |
title_full |
Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física: saberes docentes e práticas corporais |
title_fullStr |
Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física: saberes docentes e práticas corporais |
title_full_unstemmed |
Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física: saberes docentes e práticas corporais |
title_sort |
Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física: saberes docentes e práticas corporais |
author |
Pasquali,Dennia |
author_facet |
Pasquali,Dennia Rodrigues,Anegleyce Teodoro Lazzarotti Filho,Ari |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues,Anegleyce Teodoro Lazzarotti Filho,Ari |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pasquali,Dennia Rodrigues,Anegleyce Teodoro Lazzarotti Filho,Ari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Polidocência Saberes docentes Práticas corporais |
topic |
Educação a distância Polidocência Saberes docentes Práticas corporais |
description |
Resumo O objetivo desta pesquisa foi compreender como os saberes docentes e as práticas corporais foram tratados pedagogicamente em um curso de licenciatura em educação física, modalidade a distância. Trata-se de uma abordagem qualitativo-descritiva que recorreu à análise documental e a entrevistas semiestruturadas com docentes. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo por categorias temáticas: polidocência, saberes docentes e práticas corporais. As conclusões indicaram que a polidocência mostrou-se como inerente ao trabalho docente virtual; que os saberes pedagógicos relativos às tecnologias e às mídias foram incorporados aos saberes docentes; e que as práticas corporais, na modalidade a distância, buscaram articular os conhecimentos técnicos com os teórico-científicos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000300256 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000300256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1016/j.rbce.2018.04.003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.41 n.3 2019 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203856021553152 |