Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física : saberes docentes e práticas corporais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pasquali, Dennia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rodrigues, Anegleyce Teodoro, Lazzarotti Filho, Ari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36295
https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.04.003
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi compreender como os saberes docentes e as práticas corporais foram tratados pedagogicamente em um curso de licenciatura em educação física, modalidade a distância. Trata-se de uma abordagem qualitativo-descritiva que recorreu à análise documental e a entrevistas semiestruturadas com docentes. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo por categorias temáticas: polidocência, saberes docentes e práticas corporais. As conclusões indicaram que a polidocência mostrou-se como inerente ao trabalho docente virtual; que os saberes pedagógicos relativos às tecnologias e às mídias foram incorporados aos saberes docentes; e que as práticas corporais, na modalidade a distância, buscaram articular os conhecimentos técnicos com os teórico-científicos.
id UNB_60ad0d51283ed6645c4ac560fdbd3c3b
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/36295
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Pasquali, DenniaRodrigues, Anegleyce TeodoroLazzarotti Filho, Ari2020-01-24T10:30:10Z2020-01-24T10:30:10Z2019PASQUALI, Dennia; RODRIGUES, Anegleyce Teodoro; LAZZAROTTI FILHO, Ari. Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física: saberes docentes e práticas corporais. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 41, n. 3, p. 256-262, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.04.003. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000300256. Acesso em: 23 jan. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36295https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.04.003O objetivo desta pesquisa foi compreender como os saberes docentes e as práticas corporais foram tratados pedagogicamente em um curso de licenciatura em educação física, modalidade a distância. Trata-se de uma abordagem qualitativo-descritiva que recorreu à análise documental e a entrevistas semiestruturadas com docentes. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo por categorias temáticas: polidocência, saberes docentes e práticas corporais. As conclusões indicaram que a polidocência mostrou-se como inerente ao trabalho docente virtual; que os saberes pedagógicos relativos às tecnologias e às mídias foram incorporados aos saberes docentes; e que as práticas corporais, na modalidade a distância, buscaram articular os conhecimentos técnicos com os teórico-científicos.The objective of this research was to understand how the teaching knowledge and the corporal practices were treated pedagogically in a course of Degree in Physical Education, distance education. It is a qualitative-descriptive research that used documentary analysis and semi-structured interviews with teachers. The data were submitted to content analysis by thematic categories: polydocence, teacher knowledge and corporal practices. The conclusions indicated that polydocence was inherent in virtual teaching work; the pedagogical knowledge related to technologies and the media has been incorporated into the teaching knowledge; and the corporal practices, in the distance education, sought to articulate the technical knowledge with the theoretical-scientific ones.El objetivo de esta investigación fue comprender cómo los saberes docentes y las prácticas corporales se trataron pedagógicamente en un curso de la licenciatura en educación física, en la modalidad a distancia. Se trata de un enfoque cualitativo-descriptivo que recurrió al análisis documental y a entrevistas semiestructuradas con docentes. Los datos se sometieron al análisis del contenido por categorías temáticas: polidocencia, saberes docentes y prácticas corporales. Las conclusiones indicaron que la polidocencia se mostró como inherente al trabajo docente virtual; los saberes pedagógicos relativos a las tecnologías y los medios se incorporaron a los saberes docentes, y las prácticas corporales, en la modalidad a distancia, buscaron articular los conocimientos técnicos con los teórico-científicos.Faculdade de Educação Física (FEF)Colégio Brasileiro de Ciências do EsportePublicado por Elsevier Editora Ltda. em nome de Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Este é um artigo Open Access sob uma licença CC BY-NC-ND (http://creativecommons. org/licenses/by-nc-nd/4.0/)info:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho docente virtual na formação profissional em educação física : saberes docentes e práticas corporaisVirtual teacher work in professional training of physical education : teacher knowledge and corporal practicesTrabajo docente virtual en la formación profesional en educación física: saberes docentes y prácticas corporalesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEnsino a distânciaDocentesProfessores de educação física - formaçãoEducação físicaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_TrabalhoDocenteVirtual.pdfapplication/pdf339574http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36295/1/ARTIGO_TrabalhoDocenteVirtual.pdf6ba608e64cac943422b0ad0082af3d84MD51open access10482/362952023-08-01 00:05:57.651open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/36295Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-08-01T03:05:57Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física : saberes docentes e práticas corporais
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Virtual teacher work in professional training of physical education : teacher knowledge and corporal practices
Trabajo docente virtual en la formación profesional en educación física: saberes docentes y prácticas corporales
title Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física : saberes docentes e práticas corporais
spellingShingle Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física : saberes docentes e práticas corporais
Pasquali, Dennia
Ensino a distância
Docentes
Professores de educação física - formação
Educação física
title_short Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física : saberes docentes e práticas corporais
title_full Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física : saberes docentes e práticas corporais
title_fullStr Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física : saberes docentes e práticas corporais
title_full_unstemmed Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física : saberes docentes e práticas corporais
title_sort Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física : saberes docentes e práticas corporais
author Pasquali, Dennia
author_facet Pasquali, Dennia
Rodrigues, Anegleyce Teodoro
Lazzarotti Filho, Ari
author_role author
author2 Rodrigues, Anegleyce Teodoro
Lazzarotti Filho, Ari
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pasquali, Dennia
Rodrigues, Anegleyce Teodoro
Lazzarotti Filho, Ari
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Ensino a distância
Docentes
Professores de educação física - formação
Educação física
topic Ensino a distância
Docentes
Professores de educação física - formação
Educação física
description O objetivo desta pesquisa foi compreender como os saberes docentes e as práticas corporais foram tratados pedagogicamente em um curso de licenciatura em educação física, modalidade a distância. Trata-se de uma abordagem qualitativo-descritiva que recorreu à análise documental e a entrevistas semiestruturadas com docentes. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo por categorias temáticas: polidocência, saberes docentes e práticas corporais. As conclusões indicaram que a polidocência mostrou-se como inerente ao trabalho docente virtual; que os saberes pedagógicos relativos às tecnologias e às mídias foram incorporados aos saberes docentes; e que as práticas corporais, na modalidade a distância, buscaram articular os conhecimentos técnicos com os teórico-científicos.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-24T10:30:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-24T10:30:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PASQUALI, Dennia; RODRIGUES, Anegleyce Teodoro; LAZZAROTTI FILHO, Ari. Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física: saberes docentes e práticas corporais. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 41, n. 3, p. 256-262, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.04.003. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000300256. Acesso em: 23 jan. 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/36295
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.04.003
identifier_str_mv PASQUALI, Dennia; RODRIGUES, Anegleyce Teodoro; LAZZAROTTI FILHO, Ari. Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física: saberes docentes e práticas corporais. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 41, n. 3, p. 256-262, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.04.003. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000300256. Acesso em: 23 jan. 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36295
https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.04.003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36295/1/ARTIGO_TrabalhoDocenteVirtual.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ba608e64cac943422b0ad0082af3d84
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573354471358464