Os professores apoiam a autonomia dos alunos nas aulas de educação física?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Luciane Cristina Arantes da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Passos,Patricia Carolina Borsato, Souza,Vânia de Fátima Matias de, Both,Jorge, Fiorese,Lenamar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100224
Resumo: RESUMO Este estudo analisou a percepção dos estudantes em relação ao apoio à autonomia dos professores nas aulas de educação física (n = 100). Foi usado o instrumento Learning Climate Questionnaire (LCQ). Para comparações entre o pré e pós-teste foi usado o teste de Wilcoxon e entre os grupos o de Kruskal-Wallis, seguido da comparação múltipla das medianas (p ≤ 0,05). Os resultados demonstraram que os índices de apoio à autonomia não se alteraram ao longo das aulas, principalmente no sexo feminino (grupo experimental). Conclui-se que o programa de intervenção não foi suficiente para apresentar alterações na percepção dos alunos em relação ao apoio à autonomia oferecido pelos professores.
id CBCE-1_db0b3eee887f875f66c39bbd4d3b316a
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892020000100224
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Os professores apoiam a autonomia dos alunos nas aulas de educação física?Educação físicaAutonomiaClima de aprendizagemAlunoRESUMO Este estudo analisou a percepção dos estudantes em relação ao apoio à autonomia dos professores nas aulas de educação física (n = 100). Foi usado o instrumento Learning Climate Questionnaire (LCQ). Para comparações entre o pré e pós-teste foi usado o teste de Wilcoxon e entre os grupos o de Kruskal-Wallis, seguido da comparação múltipla das medianas (p ≤ 0,05). Os resultados demonstraram que os índices de apoio à autonomia não se alteraram ao longo das aulas, principalmente no sexo feminino (grupo experimental). Conclui-se que o programa de intervenção não foi suficiente para apresentar alterações na percepção dos alunos em relação ao apoio à autonomia oferecido pelos professores.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100224Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.42 2020reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1016/j.rbce.2019.03.002info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Luciane Cristina Arantes daPassos,Patricia Carolina BorsatoSouza,Vânia de Fátima Matias deBoth,JorgeFiorese,Lenamarpor2020-07-02T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892020000100224Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:13.658662Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv Os professores apoiam a autonomia dos alunos nas aulas de educação física?
title Os professores apoiam a autonomia dos alunos nas aulas de educação física?
spellingShingle Os professores apoiam a autonomia dos alunos nas aulas de educação física?
Costa,Luciane Cristina Arantes da
Educação física
Autonomia
Clima de aprendizagem
Aluno
title_short Os professores apoiam a autonomia dos alunos nas aulas de educação física?
title_full Os professores apoiam a autonomia dos alunos nas aulas de educação física?
title_fullStr Os professores apoiam a autonomia dos alunos nas aulas de educação física?
title_full_unstemmed Os professores apoiam a autonomia dos alunos nas aulas de educação física?
title_sort Os professores apoiam a autonomia dos alunos nas aulas de educação física?
author Costa,Luciane Cristina Arantes da
author_facet Costa,Luciane Cristina Arantes da
Passos,Patricia Carolina Borsato
Souza,Vânia de Fátima Matias de
Both,Jorge
Fiorese,Lenamar
author_role author
author2 Passos,Patricia Carolina Borsato
Souza,Vânia de Fátima Matias de
Both,Jorge
Fiorese,Lenamar
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,Luciane Cristina Arantes da
Passos,Patricia Carolina Borsato
Souza,Vânia de Fátima Matias de
Both,Jorge
Fiorese,Lenamar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Autonomia
Clima de aprendizagem
Aluno
topic Educação física
Autonomia
Clima de aprendizagem
Aluno
description RESUMO Este estudo analisou a percepção dos estudantes em relação ao apoio à autonomia dos professores nas aulas de educação física (n = 100). Foi usado o instrumento Learning Climate Questionnaire (LCQ). Para comparações entre o pré e pós-teste foi usado o teste de Wilcoxon e entre os grupos o de Kruskal-Wallis, seguido da comparação múltipla das medianas (p ≤ 0,05). Os resultados demonstraram que os índices de apoio à autonomia não se alteraram ao longo das aulas, principalmente no sexo feminino (grupo experimental). Conclui-se que o programa de intervenção não foi suficiente para apresentar alterações na percepção dos alunos em relação ao apoio à autonomia oferecido pelos professores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100224
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1016/j.rbce.2019.03.002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.42 2020
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203856088662016