Os professores apoiam a autonomia dos alunos nas aulas de educação física?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100224 |
Resumo: | RESUMO Este estudo analisou a percepção dos estudantes em relação ao apoio à autonomia dos professores nas aulas de educação física (n = 100). Foi usado o instrumento Learning Climate Questionnaire (LCQ). Para comparações entre o pré e pós-teste foi usado o teste de Wilcoxon e entre os grupos o de Kruskal-Wallis, seguido da comparação múltipla das medianas (p ≤ 0,05). Os resultados demonstraram que os índices de apoio à autonomia não se alteraram ao longo das aulas, principalmente no sexo feminino (grupo experimental). Conclui-se que o programa de intervenção não foi suficiente para apresentar alterações na percepção dos alunos em relação ao apoio à autonomia oferecido pelos professores. |
id |
CBCE-1_db0b3eee887f875f66c39bbd4d3b316a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892020000100224 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os professores apoiam a autonomia dos alunos nas aulas de educação física?Educação físicaAutonomiaClima de aprendizagemAlunoRESUMO Este estudo analisou a percepção dos estudantes em relação ao apoio à autonomia dos professores nas aulas de educação física (n = 100). Foi usado o instrumento Learning Climate Questionnaire (LCQ). Para comparações entre o pré e pós-teste foi usado o teste de Wilcoxon e entre os grupos o de Kruskal-Wallis, seguido da comparação múltipla das medianas (p ≤ 0,05). Os resultados demonstraram que os índices de apoio à autonomia não se alteraram ao longo das aulas, principalmente no sexo feminino (grupo experimental). Conclui-se que o programa de intervenção não foi suficiente para apresentar alterações na percepção dos alunos em relação ao apoio à autonomia oferecido pelos professores.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100224Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.42 2020reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1016/j.rbce.2019.03.002info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Luciane Cristina Arantes daPassos,Patricia Carolina BorsatoSouza,Vânia de Fátima Matias deBoth,JorgeFiorese,Lenamarpor2020-07-02T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892020000100224Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:13.658662Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os professores apoiam a autonomia dos alunos nas aulas de educação física? |
title |
Os professores apoiam a autonomia dos alunos nas aulas de educação física? |
spellingShingle |
Os professores apoiam a autonomia dos alunos nas aulas de educação física? Costa,Luciane Cristina Arantes da Educação física Autonomia Clima de aprendizagem Aluno |
title_short |
Os professores apoiam a autonomia dos alunos nas aulas de educação física? |
title_full |
Os professores apoiam a autonomia dos alunos nas aulas de educação física? |
title_fullStr |
Os professores apoiam a autonomia dos alunos nas aulas de educação física? |
title_full_unstemmed |
Os professores apoiam a autonomia dos alunos nas aulas de educação física? |
title_sort |
Os professores apoiam a autonomia dos alunos nas aulas de educação física? |
author |
Costa,Luciane Cristina Arantes da |
author_facet |
Costa,Luciane Cristina Arantes da Passos,Patricia Carolina Borsato Souza,Vânia de Fátima Matias de Both,Jorge Fiorese,Lenamar |
author_role |
author |
author2 |
Passos,Patricia Carolina Borsato Souza,Vânia de Fátima Matias de Both,Jorge Fiorese,Lenamar |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa,Luciane Cristina Arantes da Passos,Patricia Carolina Borsato Souza,Vânia de Fátima Matias de Both,Jorge Fiorese,Lenamar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Autonomia Clima de aprendizagem Aluno |
topic |
Educação física Autonomia Clima de aprendizagem Aluno |
description |
RESUMO Este estudo analisou a percepção dos estudantes em relação ao apoio à autonomia dos professores nas aulas de educação física (n = 100). Foi usado o instrumento Learning Climate Questionnaire (LCQ). Para comparações entre o pré e pós-teste foi usado o teste de Wilcoxon e entre os grupos o de Kruskal-Wallis, seguido da comparação múltipla das medianas (p ≤ 0,05). Os resultados demonstraram que os índices de apoio à autonomia não se alteraram ao longo das aulas, principalmente no sexo feminino (grupo experimental). Conclui-se que o programa de intervenção não foi suficiente para apresentar alterações na percepção dos alunos em relação ao apoio à autonomia oferecido pelos professores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100224 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1016/j.rbce.2019.03.002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.42 2020 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203856088662016 |