A voz de futuros professores: um recurso didático para formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sgobbi, Isabela Vicenzo [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Marilda da [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141701
Resumo: O objetivo deste estudo é mostrar lembranças de práticas pedagógicas vivenciadas durante a trajetória escolar por 80 alunos que cursaram a Graduação em Pedagogia na Faculdade de Ciências e Letras – Campus de Araraquara/UNESP nos anos de 2005 (período diurno) e 2006 (período noturno). As fontes foram produzidas no âmbito da disciplina Didática II, que compõe a grade da respectiva graduação. Para o tratamento dos dados utilizamos a técnica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), que permite levar em conta apenas informações explicitamente registradas pelos sujeitos. Obteve-se informações sobre a lógica estrutural da produção da história de escolarização e dados sobre os tipos de práticas pedagógicas que são efetivadas nos diferentes níveis de ensino. Neste caso, esses tipos ganham maior grandeza porque são apontados por futuros professores e professoras. Assim, temos uma informação de um grupo que se prepara para ser profissional no campo dessas lembranças, isto é, a sala de aula. São informações úteis para se pensar a formação inicial e a ação docente propriamente dita. Seguramente tais dados permitem uma larga reflexão sobre o que auxilia e o que não auxilia a aprendizagem do aluno, do ponto de vista do aluno que se prepara para ser professor.
id UNSP_9b6b8cf5d75544f8e302f4d2c381c78a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141701
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A voz de futuros professores: um recurso didático para formação inicialFormação inicialHistórias de escolarizaçãoPráticas pedagógicasO objetivo deste estudo é mostrar lembranças de práticas pedagógicas vivenciadas durante a trajetória escolar por 80 alunos que cursaram a Graduação em Pedagogia na Faculdade de Ciências e Letras – Campus de Araraquara/UNESP nos anos de 2005 (período diurno) e 2006 (período noturno). As fontes foram produzidas no âmbito da disciplina Didática II, que compõe a grade da respectiva graduação. Para o tratamento dos dados utilizamos a técnica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), que permite levar em conta apenas informações explicitamente registradas pelos sujeitos. Obteve-se informações sobre a lógica estrutural da produção da história de escolarização e dados sobre os tipos de práticas pedagógicas que são efetivadas nos diferentes níveis de ensino. Neste caso, esses tipos ganham maior grandeza porque são apontados por futuros professores e professoras. Assim, temos uma informação de um grupo que se prepara para ser profissional no campo dessas lembranças, isto é, a sala de aula. São informações úteis para se pensar a formação inicial e a ação docente propriamente dita. Seguramente tais dados permitem uma larga reflexão sobre o que auxilia e o que não auxilia a aprendizagem do aluno, do ponto de vista do aluno que se prepara para ser professor.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Didática, Araraquara, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Didática, Araraquara, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sgobbi, Isabela Vicenzo [UNESP]Silva, Marilda da [UNESP]2016-07-19T13:00:05Z2016-07-19T13:00:05Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2021-2032application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2021-20322357-7819http://hdl.handle.net/11449/141701ISSN2357-7819-2014-2021-2032.pdf0432607332289452porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-20T06:06:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141701Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-20T06:06:29Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A voz de futuros professores: um recurso didático para formação inicial
title A voz de futuros professores: um recurso didático para formação inicial
spellingShingle A voz de futuros professores: um recurso didático para formação inicial
Sgobbi, Isabela Vicenzo [UNESP]
Formação inicial
Histórias de escolarização
Práticas pedagógicas
title_short A voz de futuros professores: um recurso didático para formação inicial
title_full A voz de futuros professores: um recurso didático para formação inicial
title_fullStr A voz de futuros professores: um recurso didático para formação inicial
title_full_unstemmed A voz de futuros professores: um recurso didático para formação inicial
title_sort A voz de futuros professores: um recurso didático para formação inicial
author Sgobbi, Isabela Vicenzo [UNESP]
author_facet Sgobbi, Isabela Vicenzo [UNESP]
Silva, Marilda da [UNESP]
author_role author
author2 Silva, Marilda da [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sgobbi, Isabela Vicenzo [UNESP]
Silva, Marilda da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial
Histórias de escolarização
Práticas pedagógicas
topic Formação inicial
Histórias de escolarização
Práticas pedagógicas
description O objetivo deste estudo é mostrar lembranças de práticas pedagógicas vivenciadas durante a trajetória escolar por 80 alunos que cursaram a Graduação em Pedagogia na Faculdade de Ciências e Letras – Campus de Araraquara/UNESP nos anos de 2005 (período diurno) e 2006 (período noturno). As fontes foram produzidas no âmbito da disciplina Didática II, que compõe a grade da respectiva graduação. Para o tratamento dos dados utilizamos a técnica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), que permite levar em conta apenas informações explicitamente registradas pelos sujeitos. Obteve-se informações sobre a lógica estrutural da produção da história de escolarização e dados sobre os tipos de práticas pedagógicas que são efetivadas nos diferentes níveis de ensino. Neste caso, esses tipos ganham maior grandeza porque são apontados por futuros professores e professoras. Assim, temos uma informação de um grupo que se prepara para ser profissional no campo dessas lembranças, isto é, a sala de aula. São informações úteis para se pensar a formação inicial e a ação docente propriamente dita. Seguramente tais dados permitem uma larga reflexão sobre o que auxilia e o que não auxilia a aprendizagem do aluno, do ponto de vista do aluno que se prepara para ser professor.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:05Z
2016-07-19T13:00:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2021-2032
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141701
ISSN2357-7819-2014-2021-2032.pdf
0432607332289452
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141701
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2021-2032
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-2021-2032.pdf
0432607332289452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2021-2032
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964630887432192