A voz de futuros professores: um recurso didático para formação inicial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141701 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é mostrar lembranças de práticas pedagógicas vivenciadas durante a trajetória escolar por 80 alunos que cursaram a Graduação em Pedagogia na Faculdade de Ciências e Letras – Campus de Araraquara/UNESP nos anos de 2005 (período diurno) e 2006 (período noturno). As fontes foram produzidas no âmbito da disciplina Didática II, que compõe a grade da respectiva graduação. Para o tratamento dos dados utilizamos a técnica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), que permite levar em conta apenas informações explicitamente registradas pelos sujeitos. Obteve-se informações sobre a lógica estrutural da produção da história de escolarização e dados sobre os tipos de práticas pedagógicas que são efetivadas nos diferentes níveis de ensino. Neste caso, esses tipos ganham maior grandeza porque são apontados por futuros professores e professoras. Assim, temos uma informação de um grupo que se prepara para ser profissional no campo dessas lembranças, isto é, a sala de aula. São informações úteis para se pensar a formação inicial e a ação docente propriamente dita. Seguramente tais dados permitem uma larga reflexão sobre o que auxilia e o que não auxilia a aprendizagem do aluno, do ponto de vista do aluno que se prepara para ser professor. |
id |
UNSP_9b6b8cf5d75544f8e302f4d2c381c78a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141701 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A voz de futuros professores: um recurso didático para formação inicialFormação inicialHistórias de escolarizaçãoPráticas pedagógicasO objetivo deste estudo é mostrar lembranças de práticas pedagógicas vivenciadas durante a trajetória escolar por 80 alunos que cursaram a Graduação em Pedagogia na Faculdade de Ciências e Letras – Campus de Araraquara/UNESP nos anos de 2005 (período diurno) e 2006 (período noturno). As fontes foram produzidas no âmbito da disciplina Didática II, que compõe a grade da respectiva graduação. Para o tratamento dos dados utilizamos a técnica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), que permite levar em conta apenas informações explicitamente registradas pelos sujeitos. Obteve-se informações sobre a lógica estrutural da produção da história de escolarização e dados sobre os tipos de práticas pedagógicas que são efetivadas nos diferentes níveis de ensino. Neste caso, esses tipos ganham maior grandeza porque são apontados por futuros professores e professoras. Assim, temos uma informação de um grupo que se prepara para ser profissional no campo dessas lembranças, isto é, a sala de aula. São informações úteis para se pensar a formação inicial e a ação docente propriamente dita. Seguramente tais dados permitem uma larga reflexão sobre o que auxilia e o que não auxilia a aprendizagem do aluno, do ponto de vista do aluno que se prepara para ser professor.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Didática, Araraquara, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Didática, Araraquara, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sgobbi, Isabela Vicenzo [UNESP]Silva, Marilda da [UNESP]2016-07-19T13:00:05Z2016-07-19T13:00:05Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2021-2032application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2021-20322357-7819http://hdl.handle.net/11449/141701ISSN2357-7819-2014-2021-2032.pdf0432607332289452porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-10T18:53:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141701Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:25:26.483775Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A voz de futuros professores: um recurso didático para formação inicial |
title |
A voz de futuros professores: um recurso didático para formação inicial |
spellingShingle |
A voz de futuros professores: um recurso didático para formação inicial Sgobbi, Isabela Vicenzo [UNESP] Formação inicial Histórias de escolarização Práticas pedagógicas |
title_short |
A voz de futuros professores: um recurso didático para formação inicial |
title_full |
A voz de futuros professores: um recurso didático para formação inicial |
title_fullStr |
A voz de futuros professores: um recurso didático para formação inicial |
title_full_unstemmed |
A voz de futuros professores: um recurso didático para formação inicial |
title_sort |
A voz de futuros professores: um recurso didático para formação inicial |
author |
Sgobbi, Isabela Vicenzo [UNESP] |
author_facet |
Sgobbi, Isabela Vicenzo [UNESP] Silva, Marilda da [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Marilda da [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sgobbi, Isabela Vicenzo [UNESP] Silva, Marilda da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial Histórias de escolarização Práticas pedagógicas |
topic |
Formação inicial Histórias de escolarização Práticas pedagógicas |
description |
O objetivo deste estudo é mostrar lembranças de práticas pedagógicas vivenciadas durante a trajetória escolar por 80 alunos que cursaram a Graduação em Pedagogia na Faculdade de Ciências e Letras – Campus de Araraquara/UNESP nos anos de 2005 (período diurno) e 2006 (período noturno). As fontes foram produzidas no âmbito da disciplina Didática II, que compõe a grade da respectiva graduação. Para o tratamento dos dados utilizamos a técnica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), que permite levar em conta apenas informações explicitamente registradas pelos sujeitos. Obteve-se informações sobre a lógica estrutural da produção da história de escolarização e dados sobre os tipos de práticas pedagógicas que são efetivadas nos diferentes níveis de ensino. Neste caso, esses tipos ganham maior grandeza porque são apontados por futuros professores e professoras. Assim, temos uma informação de um grupo que se prepara para ser profissional no campo dessas lembranças, isto é, a sala de aula. São informações úteis para se pensar a formação inicial e a ação docente propriamente dita. Seguramente tais dados permitem uma larga reflexão sobre o que auxilia e o que não auxilia a aprendizagem do aluno, do ponto de vista do aluno que se prepara para ser professor. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:05Z 2016-07-19T13:00:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2021-2032 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141701 ISSN2357-7819-2014-2021-2032.pdf 0432607332289452 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141701 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2021-2032 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-2021-2032.pdf 0432607332289452 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
2021-2032 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128511809945600 |