Vida sem escola e saúde mental dos estudantes de escolas públicas na pandemia de Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vazquez,Daniel Arias
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Caetano,Sheila C., Schlegel,Rogerio, Lourenço,Elaine, Nemi,Ana, Slemian,Andréa, Sanchez,Zila M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saude em Debate
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042022000200304
Resumo: RESUMO O presente estudo analisa os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre a saúde mental dos estudantes durante parte do período de suspensão das aulas presenciais. Trata-se de estudo transversal, aplicado entre outubro e dezembro de 2020, baseado em questionário on-line de autorrelato respondido por estudantes entre 13 e 20 anos, do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que acompanhavam as atividades escolares remotas em 21 escolas públicas estaduais e municipais, localizadas nas periferias dos municípios de São Paulo e Guarulhos. Para a análise dos dados, utilizaram-se dois modelos de regressão linear múltipla, tendo como variáveis dependentes os escores de depressão pelo Inventário de Depressão Infantil e de ansiedade pelo Scared (Screen for Child Anxiety Related Emotional Disorders). O tempo de exposição às telas, a inversão do sono e o sexo feminino, combinados com as dificuldades do ensino remoto e outros marcadores sociais (como cor/raça e casos de Covid-19 em casa), estão associados a sintomas de depressão e ansiedade durante a primeira onda da Covid-19 na Região Metropolitana de São Paulo, reforçando a importância da rotina escolar na vida desses jovens e os desafios colocados às escolas para a promoção da saúde mental dos estudantes no período pós-pandemia.
id CBES-1_d03987a989f33bbca67c06e99ff552c7
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-11042022000200304
network_acronym_str CBES-1
network_name_str Saude em Debate
repository_id_str
spelling Vida sem escola e saúde mental dos estudantes de escolas públicas na pandemia de Covid-19Saúde mentalCovid-19AdolescenteEnsino fundamental e médioRESUMO O presente estudo analisa os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre a saúde mental dos estudantes durante parte do período de suspensão das aulas presenciais. Trata-se de estudo transversal, aplicado entre outubro e dezembro de 2020, baseado em questionário on-line de autorrelato respondido por estudantes entre 13 e 20 anos, do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que acompanhavam as atividades escolares remotas em 21 escolas públicas estaduais e municipais, localizadas nas periferias dos municípios de São Paulo e Guarulhos. Para a análise dos dados, utilizaram-se dois modelos de regressão linear múltipla, tendo como variáveis dependentes os escores de depressão pelo Inventário de Depressão Infantil e de ansiedade pelo Scared (Screen for Child Anxiety Related Emotional Disorders). O tempo de exposição às telas, a inversão do sono e o sexo feminino, combinados com as dificuldades do ensino remoto e outros marcadores sociais (como cor/raça e casos de Covid-19 em casa), estão associados a sintomas de depressão e ansiedade durante a primeira onda da Covid-19 na Região Metropolitana de São Paulo, reforçando a importância da rotina escolar na vida desses jovens e os desafios colocados às escolas para a promoção da saúde mental dos estudantes no período pós-pandemia.Centro Brasileiro de Estudos de Saúde2022-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042022000200304Saúde em Debate v.46 n.133 2022reponame:Saude em Debateinstname:Centro Brasileiro de Estudos de Saudeinstacron:CBES10.1590/0103-1104202213304info:eu-repo/semantics/openAccessVazquez,Daniel AriasCaetano,Sheila C.Schlegel,RogerioLourenço,ElaineNemi,AnaSlemian,AndréaSanchez,Zila M.por2022-06-14T00:00:00Zoai:scielo:S0103-11042022000200304Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-1104&lng=en&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@saudeemdebate.org.br2358-28980103-1104opendoar:2022-06-14T00:00Saude em Debate - Centro Brasileiro de Estudos de Saudefalse
dc.title.none.fl_str_mv Vida sem escola e saúde mental dos estudantes de escolas públicas na pandemia de Covid-19
title Vida sem escola e saúde mental dos estudantes de escolas públicas na pandemia de Covid-19
spellingShingle Vida sem escola e saúde mental dos estudantes de escolas públicas na pandemia de Covid-19
Vazquez,Daniel Arias
Saúde mental
Covid-19
Adolescente
Ensino fundamental e médio
title_short Vida sem escola e saúde mental dos estudantes de escolas públicas na pandemia de Covid-19
title_full Vida sem escola e saúde mental dos estudantes de escolas públicas na pandemia de Covid-19
title_fullStr Vida sem escola e saúde mental dos estudantes de escolas públicas na pandemia de Covid-19
title_full_unstemmed Vida sem escola e saúde mental dos estudantes de escolas públicas na pandemia de Covid-19
title_sort Vida sem escola e saúde mental dos estudantes de escolas públicas na pandemia de Covid-19
author Vazquez,Daniel Arias
author_facet Vazquez,Daniel Arias
Caetano,Sheila C.
Schlegel,Rogerio
Lourenço,Elaine
Nemi,Ana
Slemian,Andréa
Sanchez,Zila M.
author_role author
author2 Caetano,Sheila C.
Schlegel,Rogerio
Lourenço,Elaine
Nemi,Ana
Slemian,Andréa
Sanchez,Zila M.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vazquez,Daniel Arias
Caetano,Sheila C.
Schlegel,Rogerio
Lourenço,Elaine
Nemi,Ana
Slemian,Andréa
Sanchez,Zila M.
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde mental
Covid-19
Adolescente
Ensino fundamental e médio
topic Saúde mental
Covid-19
Adolescente
Ensino fundamental e médio
description RESUMO O presente estudo analisa os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre a saúde mental dos estudantes durante parte do período de suspensão das aulas presenciais. Trata-se de estudo transversal, aplicado entre outubro e dezembro de 2020, baseado em questionário on-line de autorrelato respondido por estudantes entre 13 e 20 anos, do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que acompanhavam as atividades escolares remotas em 21 escolas públicas estaduais e municipais, localizadas nas periferias dos municípios de São Paulo e Guarulhos. Para a análise dos dados, utilizaram-se dois modelos de regressão linear múltipla, tendo como variáveis dependentes os escores de depressão pelo Inventário de Depressão Infantil e de ansiedade pelo Scared (Screen for Child Anxiety Related Emotional Disorders). O tempo de exposição às telas, a inversão do sono e o sexo feminino, combinados com as dificuldades do ensino remoto e outros marcadores sociais (como cor/raça e casos de Covid-19 em casa), estão associados a sintomas de depressão e ansiedade durante a primeira onda da Covid-19 na Região Metropolitana de São Paulo, reforçando a importância da rotina escolar na vida desses jovens e os desafios colocados às escolas para a promoção da saúde mental dos estudantes no período pós-pandemia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042022000200304
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042022000200304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0103-1104202213304
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Brasileiro de Estudos de Saúde
publisher.none.fl_str_mv Centro Brasileiro de Estudos de Saúde
dc.source.none.fl_str_mv Saúde em Debate v.46 n.133 2022
reponame:Saude em Debate
instname:Centro Brasileiro de Estudos de Saude
instacron:CBES
instname_str Centro Brasileiro de Estudos de Saude
instacron_str CBES
institution CBES
reponame_str Saude em Debate
collection Saude em Debate
repository.name.fl_str_mv Saude em Debate - Centro Brasileiro de Estudos de Saude
repository.mail.fl_str_mv revista@saudeemdebate.org.br
_version_ 1754209002086989824