Angioplastia infra-inguinal em pacientes com isquemia crítica grau III, categoria 5 de Rutherford

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farret Neto,Abdo
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Faria,Eduardo Baptista, Laurentino,Alessander
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Radiologia Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842008000300009
Resumo: OBJETIVO: Analisar a eficiência da angioplastia primária infra-inguinal como método de salvamento de membros em pacientes portadores de lesões tróficas por isquemia crítica. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram analisados 36 pacientes submetidos a angioplastias primárias sem stent. Todos os pacientes apresentavam isquemia crítica com lesão trófica - grau III, categoria 5 de Rutherford -, sendo 17 lesões na artéria femoral superficial, 16 na artéria poplítea e 51 em artérias da perna, totalizando 84 angioplastias. Foram analisadas também as prevalências em relação a sexo, membro afetado, idade e principais comorbidades, sendo tecidas considerações técnicas sobre os procedimentos, assim como os materiais utilizados. RESULTADOS: Considerou-se sucesso quando a lesão trófica que motivou a angioplastia cicatrizou, ou o nível de amputação limitou-se a artelhos ou ao antepé, sem ter havido necessidade de procedimento cirúrgico de reconstituição do fluxo sanguíneo (bypass), independentemente de tempo, drogas associadas e números de desbridamentos realizados. CONCLUSÃO: As angioplastias no segmento femoropoplíteo e infrapoplíteo são procedimentos de elevado sucesso técnico, baixa morbidade e mortalidade, constituindo-se procedimento eficaz em pacientes com isquemia crítica de membro inferior.
id CBR-1_343f8fe378cbf173bcb728f4a1f62e10
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-39842008000300009
network_acronym_str CBR-1
network_name_str Radiologia Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Angioplastia infra-inguinal em pacientes com isquemia crítica grau III, categoria 5 de RutherfordAngioplastia com balãoAngioplastia transluminal percutâneaArtéria poplíteaArtérias da pernaSalvamento de membroExtremidade inferiorOBJETIVO: Analisar a eficiência da angioplastia primária infra-inguinal como método de salvamento de membros em pacientes portadores de lesões tróficas por isquemia crítica. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram analisados 36 pacientes submetidos a angioplastias primárias sem stent. Todos os pacientes apresentavam isquemia crítica com lesão trófica - grau III, categoria 5 de Rutherford -, sendo 17 lesões na artéria femoral superficial, 16 na artéria poplítea e 51 em artérias da perna, totalizando 84 angioplastias. Foram analisadas também as prevalências em relação a sexo, membro afetado, idade e principais comorbidades, sendo tecidas considerações técnicas sobre os procedimentos, assim como os materiais utilizados. RESULTADOS: Considerou-se sucesso quando a lesão trófica que motivou a angioplastia cicatrizou, ou o nível de amputação limitou-se a artelhos ou ao antepé, sem ter havido necessidade de procedimento cirúrgico de reconstituição do fluxo sanguíneo (bypass), independentemente de tempo, drogas associadas e números de desbridamentos realizados. CONCLUSÃO: As angioplastias no segmento femoropoplíteo e infrapoplíteo são procedimentos de elevado sucesso técnico, baixa morbidade e mortalidade, constituindo-se procedimento eficaz em pacientes com isquemia crítica de membro inferior.Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842008000300009Radiologia Brasileira v.41 n.3 2008reponame:Radiologia Brasileira (Online)instname:Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)instacron:CBR10.1590/S0100-39842008000300009info:eu-repo/semantics/openAccessFarret Neto,AbdoFaria,Eduardo BaptistaLaurentino,Alessanderpor2008-07-15T00:00:00Zoai:scielo:S0100-39842008000300009Revistahttps://www.scielo.br/j/rb/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpradiologiabrasileira@cbr.org.br1678-70990100-3984opendoar:2008-07-15T00:00Radiologia Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)false
dc.title.none.fl_str_mv Angioplastia infra-inguinal em pacientes com isquemia crítica grau III, categoria 5 de Rutherford
title Angioplastia infra-inguinal em pacientes com isquemia crítica grau III, categoria 5 de Rutherford
spellingShingle Angioplastia infra-inguinal em pacientes com isquemia crítica grau III, categoria 5 de Rutherford
Farret Neto,Abdo
Angioplastia com balão
Angioplastia transluminal percutânea
Artéria poplítea
Artérias da perna
Salvamento de membro
Extremidade inferior
title_short Angioplastia infra-inguinal em pacientes com isquemia crítica grau III, categoria 5 de Rutherford
title_full Angioplastia infra-inguinal em pacientes com isquemia crítica grau III, categoria 5 de Rutherford
title_fullStr Angioplastia infra-inguinal em pacientes com isquemia crítica grau III, categoria 5 de Rutherford
title_full_unstemmed Angioplastia infra-inguinal em pacientes com isquemia crítica grau III, categoria 5 de Rutherford
title_sort Angioplastia infra-inguinal em pacientes com isquemia crítica grau III, categoria 5 de Rutherford
author Farret Neto,Abdo
author_facet Farret Neto,Abdo
Faria,Eduardo Baptista
Laurentino,Alessander
author_role author
author2 Faria,Eduardo Baptista
Laurentino,Alessander
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farret Neto,Abdo
Faria,Eduardo Baptista
Laurentino,Alessander
dc.subject.por.fl_str_mv Angioplastia com balão
Angioplastia transluminal percutânea
Artéria poplítea
Artérias da perna
Salvamento de membro
Extremidade inferior
topic Angioplastia com balão
Angioplastia transluminal percutânea
Artéria poplítea
Artérias da perna
Salvamento de membro
Extremidade inferior
description OBJETIVO: Analisar a eficiência da angioplastia primária infra-inguinal como método de salvamento de membros em pacientes portadores de lesões tróficas por isquemia crítica. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram analisados 36 pacientes submetidos a angioplastias primárias sem stent. Todos os pacientes apresentavam isquemia crítica com lesão trófica - grau III, categoria 5 de Rutherford -, sendo 17 lesões na artéria femoral superficial, 16 na artéria poplítea e 51 em artérias da perna, totalizando 84 angioplastias. Foram analisadas também as prevalências em relação a sexo, membro afetado, idade e principais comorbidades, sendo tecidas considerações técnicas sobre os procedimentos, assim como os materiais utilizados. RESULTADOS: Considerou-se sucesso quando a lesão trófica que motivou a angioplastia cicatrizou, ou o nível de amputação limitou-se a artelhos ou ao antepé, sem ter havido necessidade de procedimento cirúrgico de reconstituição do fluxo sanguíneo (bypass), independentemente de tempo, drogas associadas e números de desbridamentos realizados. CONCLUSÃO: As angioplastias no segmento femoropoplíteo e infrapoplíteo são procedimentos de elevado sucesso técnico, baixa morbidade e mortalidade, constituindo-se procedimento eficaz em pacientes com isquemia crítica de membro inferior.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842008000300009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842008000300009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-39842008000300009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
publisher.none.fl_str_mv Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
dc.source.none.fl_str_mv Radiologia Brasileira v.41 n.3 2008
reponame:Radiologia Brasileira (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)
instacron:CBR
instname_str Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)
instacron_str CBR
institution CBR
reponame_str Radiologia Brasileira (Online)
collection Radiologia Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Radiologia Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)
repository.mail.fl_str_mv radiologiabrasileira@cbr.org.br
_version_ 1754208936342323200