BULLYING E EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: CARACTERÍSTICAS, CASOS, CONSEQÜÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botelho, Rafael Guimarães
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Souza, José Maurício Capinussú
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Física
Texto Completo: https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/506
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir a problemática do bullying no âmbito escolar da Educação Física.Para tanto, foi realizado um estudo exploratório que utilizou pesquisa bibliográfica. O fenômeno bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas (de maneira insistente e perturbadora), que ocorrem sem motivação evidente e de forma velada, sendo adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), dentro de uma relação desigual de poder. Este tipo de violência se manifesta, sutilmente, sob a forma de brincadeiras, apelidos, trotes, gozações e agressões físicas.Com relação às maneiras que os alunos se envolvem com o bullying, eles são classificados em alvos, alvos/autores, autores e testemunhas.Considera-se, como uma primeira estratégia, a identificação desses casos por parte do corpo docente de educação física. Para a identificação, o primeiro ponto é analisar quais papéis os alunos representam, ou seja, como os alunos se envolvem com o bullying. Uma vez identificados, um bom recurso para combatê-lo é aplicar conceitos da ética e da axiologia às atividades desenvolvidas em aulas de educação física. Outras estratégias relevantes para a prevenção desse fenômeno seriam a elaboração e a utilização, em aulas de educação física, de materiais impressos, como livros infantis, infanto-juvenis, gibis e literatura de cordel, que discutam criticamente o bullying. Conclui-se que, na área da educação física, não há indícios da existência de programas educacionais brasileiros voltados para a identificação, prevenção e controle deste tipo de violência. Por este motivo, é necessário que o professor de educação física desenvolva estratégias para prevenção desse fenômeno durante toda a educação básica, desde a educação infantil até o último ano do ensino médio.
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