EFEITOS DO TREINAMENTO FÍSICO MILITAR NA APTIDÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA DE SOLDADOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krung, Marilia de Rosso
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Peranzoni junior, Waldomiro Eugenio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Física
Texto Completo: https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/286
Resumo: Este estudo objetivou analisar os efeitos do treinamento físico militar na aptidão física e a relação desta com qualidade de vida dos soldados incorporados no ano de 2007 na 1ª bateria de obuses do 29º grupo de artilharia de campanha autopropulsado de Cruz Alta/RS. Caracterizou-se como uma pesquisa do tipo descritiva. Participaram do mesmo 30 Soldados, com idade entre 19 e 20 anos, incorporados no ano de 2007. A aptidão física foi determinada com base nos resultados obtidos nos Testes de Avaliações Físicas (TAF) que são: flexão de braço e flexão na barra (força), flexão e extensão de abdômen (RMLA) e resistência aeróbica (teste dos 12 minutos), que foram realizados 3 vezes no ano de 2007. Para determinação da percepção de qualidade de vida foi utilizado o questionário Whoqol-Bref. Os dados foram analisados através da média e desvio padrão. As diferenças entre pré e pós-testes foram estimadas através do teste “t” de Student. O Treinamento Físico Militar (TFM) melhorou, significativamente (p≤0,05), as variáveis força (flexão de braços) e RMLA e manteve a resistência aeróbica que os soldados já possuíam antes de iniciar o referido treinamento, assim como a força (flexão na barra). A qualidade de vida dos soldados nos domínios: físico, psicológico e social apresentaram valores acima de 60% o que indica uma boa qualidade de vida. Entretanto no domínio “Meio Ambiente” os mesmos apresentaram escores baixos. A qualidade de vida geral dos soldados foi considerada “boa”. Não observou-se associação significativa da aptidão física com a qualidade de vida dos soldados. Desta forma foi possível concluir que o TFM contribui para aptidão física dos soldados, sendo que a mesma não se associou significativamente com a qualidade de vida dos mesmos.
id CCFEX-0_c013ffeaa4242b5394f4d3710cab7605
oai_identifier_str oai:ojs.revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br:article/286
network_acronym_str CCFEX-0
network_name_str Revista de Educação Física
repository_id_str
spelling EFEITOS DO TREINAMENTO FÍSICO MILITAR NA APTIDÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA DE SOLDADOSAptidão físicaQualidade de VidaSoldados.Este estudo objetivou analisar os efeitos do treinamento físico militar na aptidão física e a relação desta com qualidade de vida dos soldados incorporados no ano de 2007 na 1ª bateria de obuses do 29º grupo de artilharia de campanha autopropulsado de Cruz Alta/RS. Caracterizou-se como uma pesquisa do tipo descritiva. Participaram do mesmo 30 Soldados, com idade entre 19 e 20 anos, incorporados no ano de 2007. A aptidão física foi determinada com base nos resultados obtidos nos Testes de Avaliações Físicas (TAF) que são: flexão de braço e flexão na barra (força), flexão e extensão de abdômen (RMLA) e resistência aeróbica (teste dos 12 minutos), que foram realizados 3 vezes no ano de 2007. Para determinação da percepção de qualidade de vida foi utilizado o questionário Whoqol-Bref. Os dados foram analisados através da média e desvio padrão. As diferenças entre pré e pós-testes foram estimadas através do teste “t” de Student. O Treinamento Físico Militar (TFM) melhorou, significativamente (p≤0,05), as variáveis força (flexão de braços) e RMLA e manteve a resistência aeróbica que os soldados já possuíam antes de iniciar o referido treinamento, assim como a força (flexão na barra). A qualidade de vida dos soldados nos domínios: físico, psicológico e social apresentaram valores acima de 60% o que indica uma boa qualidade de vida. Entretanto no domínio “Meio Ambiente” os mesmos apresentaram escores baixos. A qualidade de vida geral dos soldados foi considerada “boa”. Não observou-se associação significativa da aptidão física com a qualidade de vida dos soldados. Desta forma foi possível concluir que o TFM contribui para aptidão física dos soldados, sendo que a mesma não se associou significativamente com a qualidade de vida dos mesmos.Exército Brasileiro2009-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/28610.37310/ref.v78i145.286Journal of Physical Education; Vol. 78 No. 145 (2009)Revista de Educação Física / Journal of Physical Education; v. 78 n. 145 (2009)2447-89460102-846410.37310/ref.v78i145reponame:Revista de Educação Físicainstname:Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)instacron:CCFEXporhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/286/pdf_88Copyright (c) 2017 REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA / JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATIONinfo:eu-repo/semantics/openAccessKrung, Marilia de RossoPeranzoni junior, Waldomiro Eugenio2020-11-23T20:44:26Zoai:ojs.revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br:article/286Revistahttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revistaPUBhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/oai||revistaef.ccfex@gmail.com2447-89460102-8464opendoar:2020-11-23T20:44:26Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)false
dc.title.none.fl_str_mv EFEITOS DO TREINAMENTO FÍSICO MILITAR NA APTIDÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA DE SOLDADOS
title EFEITOS DO TREINAMENTO FÍSICO MILITAR NA APTIDÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA DE SOLDADOS
spellingShingle EFEITOS DO TREINAMENTO FÍSICO MILITAR NA APTIDÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA DE SOLDADOS
Krung, Marilia de Rosso
Aptidão física
Qualidade de Vida
Soldados.
title_short EFEITOS DO TREINAMENTO FÍSICO MILITAR NA APTIDÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA DE SOLDADOS
title_full EFEITOS DO TREINAMENTO FÍSICO MILITAR NA APTIDÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA DE SOLDADOS
title_fullStr EFEITOS DO TREINAMENTO FÍSICO MILITAR NA APTIDÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA DE SOLDADOS
title_full_unstemmed EFEITOS DO TREINAMENTO FÍSICO MILITAR NA APTIDÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA DE SOLDADOS
title_sort EFEITOS DO TREINAMENTO FÍSICO MILITAR NA APTIDÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA DE SOLDADOS
author Krung, Marilia de Rosso
author_facet Krung, Marilia de Rosso
Peranzoni junior, Waldomiro Eugenio
author_role author
author2 Peranzoni junior, Waldomiro Eugenio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krung, Marilia de Rosso
Peranzoni junior, Waldomiro Eugenio
dc.subject.por.fl_str_mv Aptidão física
Qualidade de Vida
Soldados.
topic Aptidão física
Qualidade de Vida
Soldados.
description Este estudo objetivou analisar os efeitos do treinamento físico militar na aptidão física e a relação desta com qualidade de vida dos soldados incorporados no ano de 2007 na 1ª bateria de obuses do 29º grupo de artilharia de campanha autopropulsado de Cruz Alta/RS. Caracterizou-se como uma pesquisa do tipo descritiva. Participaram do mesmo 30 Soldados, com idade entre 19 e 20 anos, incorporados no ano de 2007. A aptidão física foi determinada com base nos resultados obtidos nos Testes de Avaliações Físicas (TAF) que são: flexão de braço e flexão na barra (força), flexão e extensão de abdômen (RMLA) e resistência aeróbica (teste dos 12 minutos), que foram realizados 3 vezes no ano de 2007. Para determinação da percepção de qualidade de vida foi utilizado o questionário Whoqol-Bref. Os dados foram analisados através da média e desvio padrão. As diferenças entre pré e pós-testes foram estimadas através do teste “t” de Student. O Treinamento Físico Militar (TFM) melhorou, significativamente (p≤0,05), as variáveis força (flexão de braços) e RMLA e manteve a resistência aeróbica que os soldados já possuíam antes de iniciar o referido treinamento, assim como a força (flexão na barra). A qualidade de vida dos soldados nos domínios: físico, psicológico e social apresentaram valores acima de 60% o que indica uma boa qualidade de vida. Entretanto no domínio “Meio Ambiente” os mesmos apresentaram escores baixos. A qualidade de vida geral dos soldados foi considerada “boa”. Não observou-se associação significativa da aptidão física com a qualidade de vida dos soldados. Desta forma foi possível concluir que o TFM contribui para aptidão física dos soldados, sendo que a mesma não se associou significativamente com a qualidade de vida dos mesmos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/286
10.37310/ref.v78i145.286
url https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/286
identifier_str_mv 10.37310/ref.v78i145.286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/286/pdf_88
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA / JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATION
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA / JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATION
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Exército Brasileiro
publisher.none.fl_str_mv Exército Brasileiro
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol. 78 No. 145 (2009)
Revista de Educação Física / Journal of Physical Education; v. 78 n. 145 (2009)
2447-8946
0102-8464
10.37310/ref.v78i145
reponame:Revista de Educação Física
instname:Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)
instacron:CCFEX
instname_str Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)
instacron_str CCFEX
institution CCFEX
reponame_str Revista de Educação Física
collection Revista de Educação Física
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaef.ccfex@gmail.com
_version_ 1797239795846479872