ASPECTOS FISIOLÓGICOS E DE TREINAMENTO DE MOUNTAIN BIKERS BRASILEIROS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Vitor Pereira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nakamura, Fábio Yuzo, Oliveira, Fernando Roberto de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Física
Texto Completo: https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/329
Resumo: As decisões sobre estratégias de treinamento requerem o conhecimento sobre as variáveis determinantes da performance e das características dos atletas. No Mountain Bike (MTB), verifica-se um crescimento do número de atletas e de competições de alto nível, restando a necessidade de uma descrição de variáveis associadas a esta evolução. O objetivo deste estudo foi descrever aspectos fisiológicos, nutricionais e de treinamento desportivo emmountain bikers brasileiros. Vinte e novemountain bikers receberam um questionário com perguntas sobre nutrição e treinamento desportivo. Emseguida, foram submetidos a um teste progressivo no ciclo-simulador, com 90 – 110 rpm (rotações por minuto), com carga inicial de 100 W e incremento de 30 W a cada três min, até a exaustão. A freqüência cardíaca (FC) foi registrada durante todo o teste. As características dos participantes revelam que o grupo apresenta os valores de cargamáxima aeróbia (Wmáx 315,6 ± 34,7 W) e carga no ponto de deflexão da freqüência cardíaca (WPDFC 258,2 ± 35,6 W) inferiores aos atletas da elite internacional no MTB. Muitos atletas não apresentam acompanhamento de profissional habilitado, alémde não seremsubmetidos à avaliação física, o que implica na baixa utilização de variáveis fisiológicas para prescrição e controle do treinamento. 83% utilizam suplementos alimentares semuma prescrição profissional.Apesar da evolução e da quantidade de informação específica sobre o MTB, os dados obtidos indicam que grande parte dosmountain bikers brasileiros continua treinando de forma artística, em discordância com o treinamento desportivo contemporâneo.
id CCFEX-0_f7349c1a24916ba16c34191ab089c936
oai_identifier_str oai:ojs.revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br:article/329
network_acronym_str CCFEX-0
network_name_str Revista de Educação Física
repository_id_str
spelling ASPECTOS FISIOLÓGICOS E DE TREINAMENTO DE MOUNTAIN BIKERS BRASILEIROSMountain BikeTreinamento DesportivoFreqüência CardíacaAs decisões sobre estratégias de treinamento requerem o conhecimento sobre as variáveis determinantes da performance e das características dos atletas. No Mountain Bike (MTB), verifica-se um crescimento do número de atletas e de competições de alto nível, restando a necessidade de uma descrição de variáveis associadas a esta evolução. O objetivo deste estudo foi descrever aspectos fisiológicos, nutricionais e de treinamento desportivo emmountain bikers brasileiros. Vinte e novemountain bikers receberam um questionário com perguntas sobre nutrição e treinamento desportivo. Emseguida, foram submetidos a um teste progressivo no ciclo-simulador, com 90 – 110 rpm (rotações por minuto), com carga inicial de 100 W e incremento de 30 W a cada três min, até a exaustão. A freqüência cardíaca (FC) foi registrada durante todo o teste. As características dos participantes revelam que o grupo apresenta os valores de cargamáxima aeróbia (Wmáx 315,6 ± 34,7 W) e carga no ponto de deflexão da freqüência cardíaca (WPDFC 258,2 ± 35,6 W) inferiores aos atletas da elite internacional no MTB. Muitos atletas não apresentam acompanhamento de profissional habilitado, alémde não seremsubmetidos à avaliação física, o que implica na baixa utilização de variáveis fisiológicas para prescrição e controle do treinamento. 83% utilizam suplementos alimentares semuma prescrição profissional.Apesar da evolução e da quantidade de informação específica sobre o MTB, os dados obtidos indicam que grande parte dosmountain bikers brasileiros continua treinando de forma artística, em discordância com o treinamento desportivo contemporâneo.Exército Brasileiro2017-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/329Journal of Physical Education; Vol. 76 No. 136 (2007)Revista de Educação Física / Journal of Physical Education; v. 76 n. 136 (2007)2447-89460102-846410.37310/ref.v76i136reponame:Revista de Educação Físicainstname:Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)instacron:CCFEXporhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/329/358Copyright (c) 2017 REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA / JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATIONinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Vitor PereiraNakamura, Fábio YuzoOliveira, Fernando Roberto de2020-11-24T16:30:47Zoai:ojs.revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br:article/329Revistahttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revistaPUBhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/oai||revistaef.ccfex@gmail.com2447-89460102-8464opendoar:2020-11-24T16:30:47Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)false
dc.title.none.fl_str_mv ASPECTOS FISIOLÓGICOS E DE TREINAMENTO DE MOUNTAIN BIKERS BRASILEIROS
title ASPECTOS FISIOLÓGICOS E DE TREINAMENTO DE MOUNTAIN BIKERS BRASILEIROS
spellingShingle ASPECTOS FISIOLÓGICOS E DE TREINAMENTO DE MOUNTAIN BIKERS BRASILEIROS
Costa, Vitor Pereira
Mountain Bike
Treinamento Desportivo
Freqüência Cardíaca
title_short ASPECTOS FISIOLÓGICOS E DE TREINAMENTO DE MOUNTAIN BIKERS BRASILEIROS
title_full ASPECTOS FISIOLÓGICOS E DE TREINAMENTO DE MOUNTAIN BIKERS BRASILEIROS
title_fullStr ASPECTOS FISIOLÓGICOS E DE TREINAMENTO DE MOUNTAIN BIKERS BRASILEIROS
title_full_unstemmed ASPECTOS FISIOLÓGICOS E DE TREINAMENTO DE MOUNTAIN BIKERS BRASILEIROS
title_sort ASPECTOS FISIOLÓGICOS E DE TREINAMENTO DE MOUNTAIN BIKERS BRASILEIROS
author Costa, Vitor Pereira
author_facet Costa, Vitor Pereira
Nakamura, Fábio Yuzo
Oliveira, Fernando Roberto de
author_role author
author2 Nakamura, Fábio Yuzo
Oliveira, Fernando Roberto de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Vitor Pereira
Nakamura, Fábio Yuzo
Oliveira, Fernando Roberto de
dc.subject.por.fl_str_mv Mountain Bike
Treinamento Desportivo
Freqüência Cardíaca
topic Mountain Bike
Treinamento Desportivo
Freqüência Cardíaca
description As decisões sobre estratégias de treinamento requerem o conhecimento sobre as variáveis determinantes da performance e das características dos atletas. No Mountain Bike (MTB), verifica-se um crescimento do número de atletas e de competições de alto nível, restando a necessidade de uma descrição de variáveis associadas a esta evolução. O objetivo deste estudo foi descrever aspectos fisiológicos, nutricionais e de treinamento desportivo emmountain bikers brasileiros. Vinte e novemountain bikers receberam um questionário com perguntas sobre nutrição e treinamento desportivo. Emseguida, foram submetidos a um teste progressivo no ciclo-simulador, com 90 – 110 rpm (rotações por minuto), com carga inicial de 100 W e incremento de 30 W a cada três min, até a exaustão. A freqüência cardíaca (FC) foi registrada durante todo o teste. As características dos participantes revelam que o grupo apresenta os valores de cargamáxima aeróbia (Wmáx 315,6 ± 34,7 W) e carga no ponto de deflexão da freqüência cardíaca (WPDFC 258,2 ± 35,6 W) inferiores aos atletas da elite internacional no MTB. Muitos atletas não apresentam acompanhamento de profissional habilitado, alémde não seremsubmetidos à avaliação física, o que implica na baixa utilização de variáveis fisiológicas para prescrição e controle do treinamento. 83% utilizam suplementos alimentares semuma prescrição profissional.Apesar da evolução e da quantidade de informação específica sobre o MTB, os dados obtidos indicam que grande parte dosmountain bikers brasileiros continua treinando de forma artística, em discordância com o treinamento desportivo contemporâneo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/329
url https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/329/358
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA / JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATION
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA / JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATION
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Exército Brasileiro
publisher.none.fl_str_mv Exército Brasileiro
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol. 76 No. 136 (2007)
Revista de Educação Física / Journal of Physical Education; v. 76 n. 136 (2007)
2447-8946
0102-8464
10.37310/ref.v76i136
reponame:Revista de Educação Física
instname:Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)
instacron:CCFEX
instname_str Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)
instacron_str CCFEX
institution CCFEX
reponame_str Revista de Educação Física
collection Revista de Educação Física
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaef.ccfex@gmail.com
_version_ 1797239796403273728