ISOLAMENTO OU COLABORAÇÃO: PERCURSOS, TRAFEGOS E CAMINHOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Ana Maria
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Carleto, Nilvaldo, Genovez, Maria Salete, Martini Rodrigues, Silvia Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/142
Resumo: As novas Tecnologias de Informação e Comunicação­ promovem inúmeras mudanças no comportamento social e cultural em nossos dias. O que se sabe é que o impacto deste fenômeno repercute em inúmeros setores sociais, mas é na forma de comunicação e na educação que estes fatores ganham força. Aliás, o modo como o sujeito do século XXI faz uso e como se expressa através destes instrumentos talvez defina uma inegável quebra de paradigmas. Se as gerações anteriores estavam acostumadas a assistir a programas televisivos quase sempre relacionados à aplicabilidade e venda de um produto ou à determinação de comportamentos, agora, a interação através da internet e redes sociais redefine posturas. Este artigo reflete acerca dos condicionamentos impostos ao telespectador para, num segundo momento, discutir de que maneira as novas ferramentas de TICs podem contribuir para uma dinâmica aprendizagem em rede. Nesta perpectiva se fez um levantamento de artigos científicos, a fim de procurar compreender em que medida os estudantes têm se servido dos meios disponíveis para a interação em rede e no ambiente de aprendizagem online. O que se verifica, no entanto, é que os aprendizes ainda não conseguem se apoderar dos espaços de interação que estão a sua disposição, o que indica ser este um dos obstáculos para se vincular ao curso. O mau uso da linguagem e a falta de um sentimento de pertencimento, infelizmente, têm contribuído para que os estudantes ainda relutem ou se sintam perdidos no ambiente de educação a distância.     
id CECIERJ_03d4ec528da378b729deb4e95ffb3960
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/142
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling ISOLAMENTO OU COLABORAÇÃO: PERCURSOS, TRAFEGOS E CAMINHOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAAs novas Tecnologias de Informação e Comunicação­ promovem inúmeras mudanças no comportamento social e cultural em nossos dias. O que se sabe é que o impacto deste fenômeno repercute em inúmeros setores sociais, mas é na forma de comunicação e na educação que estes fatores ganham força. Aliás, o modo como o sujeito do século XXI faz uso e como se expressa através destes instrumentos talvez defina uma inegável quebra de paradigmas. Se as gerações anteriores estavam acostumadas a assistir a programas televisivos quase sempre relacionados à aplicabilidade e venda de um produto ou à determinação de comportamentos, agora, a interação através da internet e redes sociais redefine posturas. Este artigo reflete acerca dos condicionamentos impostos ao telespectador para, num segundo momento, discutir de que maneira as novas ferramentas de TICs podem contribuir para uma dinâmica aprendizagem em rede. Nesta perpectiva se fez um levantamento de artigos científicos, a fim de procurar compreender em que medida os estudantes têm se servido dos meios disponíveis para a interação em rede e no ambiente de aprendizagem online. O que se verifica, no entanto, é que os aprendizes ainda não conseguem se apoderar dos espaços de interação que estão a sua disposição, o que indica ser este um dos obstáculos para se vincular ao curso. O mau uso da linguagem e a falta de um sentimento de pertencimento, infelizmente, têm contribuído para que os estudantes ainda relutem ou se sintam perdidos no ambiente de educação a distância.     Fundação Cecierj2013-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/14210.18264/eadf.v3i1.142EaD em Foco; Vol. 3 No. 1 (2013)EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 1 (2013)EaD em Foco; v. 3 n. 1 (2013)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/142/35Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Ana MariaCarleto, NilvaldoGenovez, Maria SaleteMartini Rodrigues, Silvia Cristina2022-05-27T13:14:57ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv ISOLAMENTO OU COLABORAÇÃO: PERCURSOS, TRAFEGOS E CAMINHOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title ISOLAMENTO OU COLABORAÇÃO: PERCURSOS, TRAFEGOS E CAMINHOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
spellingShingle ISOLAMENTO OU COLABORAÇÃO: PERCURSOS, TRAFEGOS E CAMINHOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Cardoso, Ana Maria
title_short ISOLAMENTO OU COLABORAÇÃO: PERCURSOS, TRAFEGOS E CAMINHOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_full ISOLAMENTO OU COLABORAÇÃO: PERCURSOS, TRAFEGOS E CAMINHOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_fullStr ISOLAMENTO OU COLABORAÇÃO: PERCURSOS, TRAFEGOS E CAMINHOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_full_unstemmed ISOLAMENTO OU COLABORAÇÃO: PERCURSOS, TRAFEGOS E CAMINHOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_sort ISOLAMENTO OU COLABORAÇÃO: PERCURSOS, TRAFEGOS E CAMINHOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
author Cardoso, Ana Maria
author_facet Cardoso, Ana Maria
Carleto, Nilvaldo
Genovez, Maria Salete
Martini Rodrigues, Silvia Cristina
author_role author
author2 Carleto, Nilvaldo
Genovez, Maria Salete
Martini Rodrigues, Silvia Cristina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Ana Maria
Carleto, Nilvaldo
Genovez, Maria Salete
Martini Rodrigues, Silvia Cristina
description As novas Tecnologias de Informação e Comunicação­ promovem inúmeras mudanças no comportamento social e cultural em nossos dias. O que se sabe é que o impacto deste fenômeno repercute em inúmeros setores sociais, mas é na forma de comunicação e na educação que estes fatores ganham força. Aliás, o modo como o sujeito do século XXI faz uso e como se expressa através destes instrumentos talvez defina uma inegável quebra de paradigmas. Se as gerações anteriores estavam acostumadas a assistir a programas televisivos quase sempre relacionados à aplicabilidade e venda de um produto ou à determinação de comportamentos, agora, a interação através da internet e redes sociais redefine posturas. Este artigo reflete acerca dos condicionamentos impostos ao telespectador para, num segundo momento, discutir de que maneira as novas ferramentas de TICs podem contribuir para uma dinâmica aprendizagem em rede. Nesta perpectiva se fez um levantamento de artigos científicos, a fim de procurar compreender em que medida os estudantes têm se servido dos meios disponíveis para a interação em rede e no ambiente de aprendizagem online. O que se verifica, no entanto, é que os aprendizes ainda não conseguem se apoderar dos espaços de interação que estão a sua disposição, o que indica ser este um dos obstáculos para se vincular ao curso. O mau uso da linguagem e a falta de um sentimento de pertencimento, infelizmente, têm contribuído para que os estudantes ainda relutem ou se sintam perdidos no ambiente de educação a distância.     
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/142
10.18264/eadf.v3i1.142
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/142
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v3i1.142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/142/35
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 3 No. 1 (2013)
EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 1 (2013)
EaD em Foco; v. 3 n. 1 (2013)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981567443795968