ISOLAMENTO OU COLABORAÇÃO: PERCURSOS, TRAFEGOS E CAMINHOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EAD em Foco |
Texto Completo: | https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/142 |
Resumo: | As novas Tecnologias de Informação e Comunicação promovem inúmeras mudanças no comportamento social e cultural em nossos dias. O que se sabe é que o impacto deste fenômeno repercute em inúmeros setores sociais, mas é na forma de comunicação e na educação que estes fatores ganham força. Aliás, o modo como o sujeito do século XXI faz uso e como se expressa através destes instrumentos talvez defina uma inegável quebra de paradigmas. Se as gerações anteriores estavam acostumadas a assistir a programas televisivos quase sempre relacionados à aplicabilidade e venda de um produto ou à determinação de comportamentos, agora, a interação através da internet e redes sociais redefine posturas. Este artigo reflete acerca dos condicionamentos impostos ao telespectador para, num segundo momento, discutir de que maneira as novas ferramentas de TICs podem contribuir para uma dinâmica aprendizagem em rede. Nesta perpectiva se fez um levantamento de artigos científicos, a fim de procurar compreender em que medida os estudantes têm se servido dos meios disponíveis para a interação em rede e no ambiente de aprendizagem online. O que se verifica, no entanto, é que os aprendizes ainda não conseguem se apoderar dos espaços de interação que estão a sua disposição, o que indica ser este um dos obstáculos para se vincular ao curso. O mau uso da linguagem e a falta de um sentimento de pertencimento, infelizmente, têm contribuído para que os estudantes ainda relutem ou se sintam perdidos no ambiente de educação a distância. |
id |
CECIERJ_03d4ec528da378b729deb4e95ffb3960 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/142 |
network_acronym_str |
CECIERJ |
network_name_str |
EAD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
ISOLAMENTO OU COLABORAÇÃO: PERCURSOS, TRAFEGOS E CAMINHOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAAs novas Tecnologias de Informação e Comunicação promovem inúmeras mudanças no comportamento social e cultural em nossos dias. O que se sabe é que o impacto deste fenômeno repercute em inúmeros setores sociais, mas é na forma de comunicação e na educação que estes fatores ganham força. Aliás, o modo como o sujeito do século XXI faz uso e como se expressa através destes instrumentos talvez defina uma inegável quebra de paradigmas. Se as gerações anteriores estavam acostumadas a assistir a programas televisivos quase sempre relacionados à aplicabilidade e venda de um produto ou à determinação de comportamentos, agora, a interação através da internet e redes sociais redefine posturas. Este artigo reflete acerca dos condicionamentos impostos ao telespectador para, num segundo momento, discutir de que maneira as novas ferramentas de TICs podem contribuir para uma dinâmica aprendizagem em rede. Nesta perpectiva se fez um levantamento de artigos científicos, a fim de procurar compreender em que medida os estudantes têm se servido dos meios disponíveis para a interação em rede e no ambiente de aprendizagem online. O que se verifica, no entanto, é que os aprendizes ainda não conseguem se apoderar dos espaços de interação que estão a sua disposição, o que indica ser este um dos obstáculos para se vincular ao curso. O mau uso da linguagem e a falta de um sentimento de pertencimento, infelizmente, têm contribuído para que os estudantes ainda relutem ou se sintam perdidos no ambiente de educação a distância. Fundação Cecierj2013-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/14210.18264/eadf.v3i1.142EaD em Foco; Vol. 3 No. 1 (2013)EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 1 (2013)EaD em Foco; v. 3 n. 1 (2013)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/142/35Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Ana MariaCarleto, NilvaldoGenovez, Maria SaleteMartini Rodrigues, Silvia Cristina2022-05-27T13:14:57ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
ISOLAMENTO OU COLABORAÇÃO: PERCURSOS, TRAFEGOS E CAMINHOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title |
ISOLAMENTO OU COLABORAÇÃO: PERCURSOS, TRAFEGOS E CAMINHOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
spellingShingle |
ISOLAMENTO OU COLABORAÇÃO: PERCURSOS, TRAFEGOS E CAMINHOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Cardoso, Ana Maria |
title_short |
ISOLAMENTO OU COLABORAÇÃO: PERCURSOS, TRAFEGOS E CAMINHOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_full |
ISOLAMENTO OU COLABORAÇÃO: PERCURSOS, TRAFEGOS E CAMINHOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_fullStr |
ISOLAMENTO OU COLABORAÇÃO: PERCURSOS, TRAFEGOS E CAMINHOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_full_unstemmed |
ISOLAMENTO OU COLABORAÇÃO: PERCURSOS, TRAFEGOS E CAMINHOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_sort |
ISOLAMENTO OU COLABORAÇÃO: PERCURSOS, TRAFEGOS E CAMINHOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
author |
Cardoso, Ana Maria |
author_facet |
Cardoso, Ana Maria Carleto, Nilvaldo Genovez, Maria Salete Martini Rodrigues, Silvia Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Carleto, Nilvaldo Genovez, Maria Salete Martini Rodrigues, Silvia Cristina |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Ana Maria Carleto, Nilvaldo Genovez, Maria Salete Martini Rodrigues, Silvia Cristina |
description |
As novas Tecnologias de Informação e Comunicação promovem inúmeras mudanças no comportamento social e cultural em nossos dias. O que se sabe é que o impacto deste fenômeno repercute em inúmeros setores sociais, mas é na forma de comunicação e na educação que estes fatores ganham força. Aliás, o modo como o sujeito do século XXI faz uso e como se expressa através destes instrumentos talvez defina uma inegável quebra de paradigmas. Se as gerações anteriores estavam acostumadas a assistir a programas televisivos quase sempre relacionados à aplicabilidade e venda de um produto ou à determinação de comportamentos, agora, a interação através da internet e redes sociais redefine posturas. Este artigo reflete acerca dos condicionamentos impostos ao telespectador para, num segundo momento, discutir de que maneira as novas ferramentas de TICs podem contribuir para uma dinâmica aprendizagem em rede. Nesta perpectiva se fez um levantamento de artigos científicos, a fim de procurar compreender em que medida os estudantes têm se servido dos meios disponíveis para a interação em rede e no ambiente de aprendizagem online. O que se verifica, no entanto, é que os aprendizes ainda não conseguem se apoderar dos espaços de interação que estão a sua disposição, o que indica ser este um dos obstáculos para se vincular ao curso. O mau uso da linguagem e a falta de um sentimento de pertencimento, infelizmente, têm contribuído para que os estudantes ainda relutem ou se sintam perdidos no ambiente de educação a distância. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/142 10.18264/eadf.v3i1.142 |
url |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/142 |
identifier_str_mv |
10.18264/eadf.v3i1.142 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/142/35 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
dc.source.none.fl_str_mv |
EaD em Foco; Vol. 3 No. 1 (2013) EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 1 (2013) EaD em Foco; v. 3 n. 1 (2013) 2177-8310 reponame:EAD em Foco instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) instacron:CECIERJ |
instname_str |
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
instacron_str |
CECIERJ |
institution |
CECIERJ |
reponame_str |
EAD em Foco |
collection |
EAD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733981567443795968 |