Um olhar para a Sala de Recursos Multifuncionais e Objetos de Aprendizagem: apontamentos de uma pesquisa e intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/92353 |
Resumo: | A presente investigação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), especificamente à linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação”. Ao considerar que o programa de Implantação da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) é orientado pela Política Pública para a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e uma das iniciativas do Ministério da Educação (MEC) para o processo de inclusão dos Estudantes Público-Alvo da Educação Especial (EPAEE), torna-se essencial a compreensão do uso dos recursos dispostos neste ambiente. Bem como, investimentos para formação de professores que atuarão nesse contexto para que possam contribuir com mudanças na prática docente do professor da classe regular e com a inclusão dos EPAEE no sistema regular de ensino. Diante desta perspectiva, este estudo teve por objetivos precípuos conhecer e analisar os recursos disponibilizados na SRM e Objetos de Aprendizagem para um trabalho pedagógico de apoio aos estudantes com Deficiência Intelectual, por meio de um processo de intervenção, observando suas possibilidades e limitações. A metodologia adotada para o desenvolvimento da pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa, do tipo intervenção orientada pela abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa... |
id |
UNSP_6631bc5f2a502225332582b1237451a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/92353 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Um olhar para a Sala de Recursos Multifuncionais e Objetos de Aprendizagem: apontamentos de uma pesquisa e intervençãoEducaçãoObjetos de aprendizagemEducação especialEducationA presente investigação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), especificamente à linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação”. Ao considerar que o programa de Implantação da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) é orientado pela Política Pública para a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e uma das iniciativas do Ministério da Educação (MEC) para o processo de inclusão dos Estudantes Público-Alvo da Educação Especial (EPAEE), torna-se essencial a compreensão do uso dos recursos dispostos neste ambiente. Bem como, investimentos para formação de professores que atuarão nesse contexto para que possam contribuir com mudanças na prática docente do professor da classe regular e com a inclusão dos EPAEE no sistema regular de ensino. Diante desta perspectiva, este estudo teve por objetivos precípuos conhecer e analisar os recursos disponibilizados na SRM e Objetos de Aprendizagem para um trabalho pedagógico de apoio aos estudantes com Deficiência Intelectual, por meio de um processo de intervenção, observando suas possibilidades e limitações. A metodologia adotada para o desenvolvimento da pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa, do tipo intervenção orientada pela abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa...This research is linked to the Graduate Program in Education of the College of Sciences and Technology, Universidade Estadual Paulista (FCT / UNESP), specifically to the search line of Practices and Formative Processes in Education. Considering that the program for the Implementation of Multifunction Resources Room (SRM) is oriented by Public Policy for Special Education in the Perspective of Inclusive Education and one of the initiatives of the Department of Education (MEC) for the process of inclusion of Target Audience Students of Special Education (EPAEE), it becomes essential to understand the use of resources arranged in this environment. As well as investments in training teachers who will work in this context so they can contribute to changes in the teaching practice of the regular class teacher and the inclusion of EPAEE in the regular school system. Given this perspective, this study had the prime objectives to understand and analyze the resources available in SRM and Learning Objects for a pedagogical work to support students with Intellectual Disabilities through an intervention process, noting its possibilities and limitations. The methodology adopted for the development of research is based on the qualitative approach, the type intervention guided by constructionist, Contextual and Meaningful approach... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rinaldi, Renata Portela [UNESP]Schlunzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Omodei, Juliana Dalbem [UNESP]2014-06-11T19:26:00Z2014-06-11T19:26:00Z2013-09-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis186 f. : il.application/pdfOMODEI, Juliana Dalbem. Um olhar para a Sala de Recursos Multifuncionais e Objetos de Aprendizagem: apontamentos de uma pesquisa e intervenção. 2013. 186 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.http://hdl.handle.net/11449/92353000731922omodei_jd_me_prud.pdf33004129044P69947031359755735734675440581923873467544058192380000-0001-7772-67050000-0003-1138-8541Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92353Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:33:17.542570Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um olhar para a Sala de Recursos Multifuncionais e Objetos de Aprendizagem: apontamentos de uma pesquisa e intervenção |
title |
Um olhar para a Sala de Recursos Multifuncionais e Objetos de Aprendizagem: apontamentos de uma pesquisa e intervenção |
spellingShingle |
Um olhar para a Sala de Recursos Multifuncionais e Objetos de Aprendizagem: apontamentos de uma pesquisa e intervenção Omodei, Juliana Dalbem [UNESP] Educação Objetos de aprendizagem Educação especial Education |
title_short |
Um olhar para a Sala de Recursos Multifuncionais e Objetos de Aprendizagem: apontamentos de uma pesquisa e intervenção |
title_full |
Um olhar para a Sala de Recursos Multifuncionais e Objetos de Aprendizagem: apontamentos de uma pesquisa e intervenção |
title_fullStr |
Um olhar para a Sala de Recursos Multifuncionais e Objetos de Aprendizagem: apontamentos de uma pesquisa e intervenção |
title_full_unstemmed |
Um olhar para a Sala de Recursos Multifuncionais e Objetos de Aprendizagem: apontamentos de uma pesquisa e intervenção |
title_sort |
Um olhar para a Sala de Recursos Multifuncionais e Objetos de Aprendizagem: apontamentos de uma pesquisa e intervenção |
author |
Omodei, Juliana Dalbem [UNESP] |
author_facet |
Omodei, Juliana Dalbem [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rinaldi, Renata Portela [UNESP] Schlunzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Omodei, Juliana Dalbem [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Objetos de aprendizagem Educação especial Education |
topic |
Educação Objetos de aprendizagem Educação especial Education |
description |
A presente investigação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), especificamente à linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação”. Ao considerar que o programa de Implantação da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) é orientado pela Política Pública para a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e uma das iniciativas do Ministério da Educação (MEC) para o processo de inclusão dos Estudantes Público-Alvo da Educação Especial (EPAEE), torna-se essencial a compreensão do uso dos recursos dispostos neste ambiente. Bem como, investimentos para formação de professores que atuarão nesse contexto para que possam contribuir com mudanças na prática docente do professor da classe regular e com a inclusão dos EPAEE no sistema regular de ensino. Diante desta perspectiva, este estudo teve por objetivos precípuos conhecer e analisar os recursos disponibilizados na SRM e Objetos de Aprendizagem para um trabalho pedagógico de apoio aos estudantes com Deficiência Intelectual, por meio de um processo de intervenção, observando suas possibilidades e limitações. A metodologia adotada para o desenvolvimento da pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa, do tipo intervenção orientada pela abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa... |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-12 2014-06-11T19:26:00Z 2014-06-11T19:26:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OMODEI, Juliana Dalbem. Um olhar para a Sala de Recursos Multifuncionais e Objetos de Aprendizagem: apontamentos de uma pesquisa e intervenção. 2013. 186 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013. http://hdl.handle.net/11449/92353 000731922 omodei_jd_me_prud.pdf 33004129044P6 9947031359755735 7346754405819238 7346754405819238 0000-0001-7772-6705 0000-0003-1138-8541 |
identifier_str_mv |
OMODEI, Juliana Dalbem. Um olhar para a Sala de Recursos Multifuncionais e Objetos de Aprendizagem: apontamentos de uma pesquisa e intervenção. 2013. 186 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013. 000731922 omodei_jd_me_prud.pdf 33004129044P6 9947031359755735 7346754405819238 0000-0001-7772-6705 0000-0003-1138-8541 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/92353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
186 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128825939197952 |