Um olhar para a Sala de Recursos Multifuncionais e Objetos de Aprendizagem: apontamentos de uma pesquisa e intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Omodei, Juliana Dalbem [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92353
Resumo: A presente investigação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), especificamente à linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação”. Ao considerar que o programa de Implantação da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) é orientado pela Política Pública para a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e uma das iniciativas do Ministério da Educação (MEC) para o processo de inclusão dos Estudantes Público-Alvo da Educação Especial (EPAEE), torna-se essencial a compreensão do uso dos recursos dispostos neste ambiente. Bem como, investimentos para formação de professores que atuarão nesse contexto para que possam contribuir com mudanças na prática docente do professor da classe regular e com a inclusão dos EPAEE no sistema regular de ensino. Diante desta perspectiva, este estudo teve por objetivos precípuos conhecer e analisar os recursos disponibilizados na SRM e Objetos de Aprendizagem para um trabalho pedagógico de apoio aos estudantes com Deficiência Intelectual, por meio de um processo de intervenção, observando suas possibilidades e limitações. A metodologia adotada para o desenvolvimento da pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa, do tipo intervenção orientada pela abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa...
id UNSP_6631bc5f2a502225332582b1237451a3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92353
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Um olhar para a Sala de Recursos Multifuncionais e Objetos de Aprendizagem: apontamentos de uma pesquisa e intervençãoEducaçãoObjetos de aprendizagemEducação especialEducationA presente investigação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), especificamente à linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação”. Ao considerar que o programa de Implantação da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) é orientado pela Política Pública para a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e uma das iniciativas do Ministério da Educação (MEC) para o processo de inclusão dos Estudantes Público-Alvo da Educação Especial (EPAEE), torna-se essencial a compreensão do uso dos recursos dispostos neste ambiente. Bem como, investimentos para formação de professores que atuarão nesse contexto para que possam contribuir com mudanças na prática docente do professor da classe regular e com a inclusão dos EPAEE no sistema regular de ensino. Diante desta perspectiva, este estudo teve por objetivos precípuos conhecer e analisar os recursos disponibilizados na SRM e Objetos de Aprendizagem para um trabalho pedagógico de apoio aos estudantes com Deficiência Intelectual, por meio de um processo de intervenção, observando suas possibilidades e limitações. A metodologia adotada para o desenvolvimento da pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa, do tipo intervenção orientada pela abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa...This research is linked to the Graduate Program in Education of the College of Sciences and Technology, Universidade Estadual Paulista (FCT / UNESP), specifically to the search line of Practices and Formative Processes in Education. Considering that the program for the Implementation of Multifunction Resources Room (SRM) is oriented by Public Policy for Special Education in the Perspective of Inclusive Education and one of the initiatives of the Department of Education (MEC) for the process of inclusion of Target Audience Students of Special Education (EPAEE), it becomes essential to understand the use of resources arranged in this environment. As well as investments in training teachers who will work in this context so they can contribute to changes in the teaching practice of the regular class teacher and the inclusion of EPAEE in the regular school system. Given this perspective, this study had the prime objectives to understand and analyze the resources available in SRM and Learning Objects for a pedagogical work to support students with Intellectual Disabilities through an intervention process, noting its possibilities and limitations. The methodology adopted for the development of research is based on the qualitative approach, the type intervention guided by constructionist, Contextual and Meaningful approach... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rinaldi, Renata Portela [UNESP]Schlunzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Omodei, Juliana Dalbem [UNESP]2014-06-11T19:26:00Z2014-06-11T19:26:00Z2013-09-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis186 f. : il.application/pdfOMODEI, Juliana Dalbem. Um olhar para a Sala de Recursos Multifuncionais e Objetos de Aprendizagem: apontamentos de uma pesquisa e intervenção. 2013. 186 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.http://hdl.handle.net/11449/92353000731922omodei_jd_me_prud.pdf33004129044P69947031359755735734675440581923873467544058192380000-0001-7772-67050000-0003-1138-8541Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92353Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:33:17.542570Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar para a Sala de Recursos Multifuncionais e Objetos de Aprendizagem: apontamentos de uma pesquisa e intervenção
title Um olhar para a Sala de Recursos Multifuncionais e Objetos de Aprendizagem: apontamentos de uma pesquisa e intervenção
spellingShingle Um olhar para a Sala de Recursos Multifuncionais e Objetos de Aprendizagem: apontamentos de uma pesquisa e intervenção
Omodei, Juliana Dalbem [UNESP]
Educação
Objetos de aprendizagem
Educação especial
Education
title_short Um olhar para a Sala de Recursos Multifuncionais e Objetos de Aprendizagem: apontamentos de uma pesquisa e intervenção
title_full Um olhar para a Sala de Recursos Multifuncionais e Objetos de Aprendizagem: apontamentos de uma pesquisa e intervenção
title_fullStr Um olhar para a Sala de Recursos Multifuncionais e Objetos de Aprendizagem: apontamentos de uma pesquisa e intervenção
title_full_unstemmed Um olhar para a Sala de Recursos Multifuncionais e Objetos de Aprendizagem: apontamentos de uma pesquisa e intervenção
title_sort Um olhar para a Sala de Recursos Multifuncionais e Objetos de Aprendizagem: apontamentos de uma pesquisa e intervenção
author Omodei, Juliana Dalbem [UNESP]
author_facet Omodei, Juliana Dalbem [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rinaldi, Renata Portela [UNESP]
Schlunzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Omodei, Juliana Dalbem [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Objetos de aprendizagem
Educação especial
Education
topic Educação
Objetos de aprendizagem
Educação especial
Education
description A presente investigação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), especificamente à linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação”. Ao considerar que o programa de Implantação da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) é orientado pela Política Pública para a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e uma das iniciativas do Ministério da Educação (MEC) para o processo de inclusão dos Estudantes Público-Alvo da Educação Especial (EPAEE), torna-se essencial a compreensão do uso dos recursos dispostos neste ambiente. Bem como, investimentos para formação de professores que atuarão nesse contexto para que possam contribuir com mudanças na prática docente do professor da classe regular e com a inclusão dos EPAEE no sistema regular de ensino. Diante desta perspectiva, este estudo teve por objetivos precípuos conhecer e analisar os recursos disponibilizados na SRM e Objetos de Aprendizagem para um trabalho pedagógico de apoio aos estudantes com Deficiência Intelectual, por meio de um processo de intervenção, observando suas possibilidades e limitações. A metodologia adotada para o desenvolvimento da pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa, do tipo intervenção orientada pela abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa...
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-12
2014-06-11T19:26:00Z
2014-06-11T19:26:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OMODEI, Juliana Dalbem. Um olhar para a Sala de Recursos Multifuncionais e Objetos de Aprendizagem: apontamentos de uma pesquisa e intervenção. 2013. 186 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/92353
000731922
omodei_jd_me_prud.pdf
33004129044P6
9947031359755735
7346754405819238
7346754405819238
0000-0001-7772-6705
0000-0003-1138-8541
identifier_str_mv OMODEI, Juliana Dalbem. Um olhar para a Sala de Recursos Multifuncionais e Objetos de Aprendizagem: apontamentos de uma pesquisa e intervenção. 2013. 186 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
000731922
omodei_jd_me_prud.pdf
33004129044P6
9947031359755735
7346754405819238
0000-0001-7772-6705
0000-0003-1138-8541
url http://hdl.handle.net/11449/92353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 186 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128825939197952