Análise de Desempenho nos Cursos Superiores de Tecnologia da Informação a Distância no Distrito Federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EAD em Foco |
Texto Completo: | https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/651 |
Resumo: | Este artigo analisa a modalidade de educação a distância em instituições de ensino superior de cursos de Tecnologia da Informação na região do Distrito Federal do Brasil. Para consecução deste objetivo, percorrem-se os três passos mencionados a seguir. Inicialmente, discute-se brevemente a legislação de ensino a distância no Brasil; em seguida, realiza-se uma compilação de trabalhos recentes da literatura que tratam do assunto; por fim, faz-se uma pesquisa de campo com discentes de cursos superiores de Ciência da Computação e Sistema de Informações na região do Distrito Federal. As principais contribuições advindas da realização deste trabalho são permitir identificar os problemas enfrentados na realização de cursos ou disciplinas nessa modalidade e, sobretudo, propor soluções de melhorias do processo como um todo. Palavras-chave: Educação a distância; Ensino superior; Aprendizagem. Performance Analysis in Distance-Learning Higher-Education Programs of Information Technology in Federal DistrictAbstractThis article analyzes the modality of distance learning in higher education institutions of Information Technology programs in the region of the Federal District of Brazil. To achieve this goal, the following three steps are covered. Initially, it is briefly discussed the legislation of distance learning in Brazil; a compilation of recent literature works related to this subject matter is then carried out; at last, a field research is taken with students of programs in Computer Science and Information Systems in the region of the Federal District. The contributions arising from this work are to identify the main obstacles faced by students to accomplish programs or even individual courses under this learning modality and, above all, to propose solutions of improvements to the learning process as a whole. Keywords: Distance learning; Higher education; Learning. |
id |
CECIERJ_2885ee52d05bb257340fceca6646803f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/651 |
network_acronym_str |
CECIERJ |
network_name_str |
EAD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de Desempenho nos Cursos Superiores de Tecnologia da Informação a Distância no Distrito FederalEste artigo analisa a modalidade de educação a distância em instituições de ensino superior de cursos de Tecnologia da Informação na região do Distrito Federal do Brasil. Para consecução deste objetivo, percorrem-se os três passos mencionados a seguir. Inicialmente, discute-se brevemente a legislação de ensino a distância no Brasil; em seguida, realiza-se uma compilação de trabalhos recentes da literatura que tratam do assunto; por fim, faz-se uma pesquisa de campo com discentes de cursos superiores de Ciência da Computação e Sistema de Informações na região do Distrito Federal. As principais contribuições advindas da realização deste trabalho são permitir identificar os problemas enfrentados na realização de cursos ou disciplinas nessa modalidade e, sobretudo, propor soluções de melhorias do processo como um todo. Palavras-chave: Educação a distância; Ensino superior; Aprendizagem. Performance Analysis in Distance-Learning Higher-Education Programs of Information Technology in Federal DistrictAbstractThis article analyzes the modality of distance learning in higher education institutions of Information Technology programs in the region of the Federal District of Brazil. To achieve this goal, the following three steps are covered. Initially, it is briefly discussed the legislation of distance learning in Brazil; a compilation of recent literature works related to this subject matter is then carried out; at last, a field research is taken with students of programs in Computer Science and Information Systems in the region of the Federal District. The contributions arising from this work are to identify the main obstacles faced by students to accomplish programs or even individual courses under this learning modality and, above all, to propose solutions of improvements to the learning process as a whole. Keywords: Distance learning; Higher education; Learning.Fundação Cecierj2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/65110.18264/eadf.v8i1.651EaD em Foco; Vol. 8 No. 1 (2018): Volume únicoEaD em Foco; Vol. 8 Núm. 1 (2018): Volume únicoEaD em Foco; v. 8 n. 1 (2018): Volume único2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/651/338Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Rodrigues, Carlo KleberRocha, José Gladistone daMoraes, Ricardo Alves2020-01-17T09:53:40ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de Desempenho nos Cursos Superiores de Tecnologia da Informação a Distância no Distrito Federal |
title |
Análise de Desempenho nos Cursos Superiores de Tecnologia da Informação a Distância no Distrito Federal |
spellingShingle |
Análise de Desempenho nos Cursos Superiores de Tecnologia da Informação a Distância no Distrito Federal da Silva Rodrigues, Carlo Kleber |
title_short |
Análise de Desempenho nos Cursos Superiores de Tecnologia da Informação a Distância no Distrito Federal |
title_full |
Análise de Desempenho nos Cursos Superiores de Tecnologia da Informação a Distância no Distrito Federal |
title_fullStr |
Análise de Desempenho nos Cursos Superiores de Tecnologia da Informação a Distância no Distrito Federal |
title_full_unstemmed |
Análise de Desempenho nos Cursos Superiores de Tecnologia da Informação a Distância no Distrito Federal |
title_sort |
Análise de Desempenho nos Cursos Superiores de Tecnologia da Informação a Distância no Distrito Federal |
author |
da Silva Rodrigues, Carlo Kleber |
author_facet |
da Silva Rodrigues, Carlo Kleber Rocha, José Gladistone da Moraes, Ricardo Alves |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, José Gladistone da Moraes, Ricardo Alves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva Rodrigues, Carlo Kleber Rocha, José Gladistone da Moraes, Ricardo Alves |
description |
Este artigo analisa a modalidade de educação a distância em instituições de ensino superior de cursos de Tecnologia da Informação na região do Distrito Federal do Brasil. Para consecução deste objetivo, percorrem-se os três passos mencionados a seguir. Inicialmente, discute-se brevemente a legislação de ensino a distância no Brasil; em seguida, realiza-se uma compilação de trabalhos recentes da literatura que tratam do assunto; por fim, faz-se uma pesquisa de campo com discentes de cursos superiores de Ciência da Computação e Sistema de Informações na região do Distrito Federal. As principais contribuições advindas da realização deste trabalho são permitir identificar os problemas enfrentados na realização de cursos ou disciplinas nessa modalidade e, sobretudo, propor soluções de melhorias do processo como um todo. Palavras-chave: Educação a distância; Ensino superior; Aprendizagem. Performance Analysis in Distance-Learning Higher-Education Programs of Information Technology in Federal DistrictAbstractThis article analyzes the modality of distance learning in higher education institutions of Information Technology programs in the region of the Federal District of Brazil. To achieve this goal, the following three steps are covered. Initially, it is briefly discussed the legislation of distance learning in Brazil; a compilation of recent literature works related to this subject matter is then carried out; at last, a field research is taken with students of programs in Computer Science and Information Systems in the region of the Federal District. The contributions arising from this work are to identify the main obstacles faced by students to accomplish programs or even individual courses under this learning modality and, above all, to propose solutions of improvements to the learning process as a whole. Keywords: Distance learning; Higher education; Learning. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/651 10.18264/eadf.v8i1.651 |
url |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/651 |
identifier_str_mv |
10.18264/eadf.v8i1.651 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/651/338 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
dc.source.none.fl_str_mv |
EaD em Foco; Vol. 8 No. 1 (2018): Volume único EaD em Foco; Vol. 8 Núm. 1 (2018): Volume único EaD em Foco; v. 8 n. 1 (2018): Volume único 2177-8310 reponame:EAD em Foco instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) instacron:CECIERJ |
instname_str |
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
instacron_str |
CECIERJ |
institution |
CECIERJ |
reponame_str |
EAD em Foco |
collection |
EAD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798316348737060864 |