Análise de Desempenho nos Cursos Superiores de Tecnologia da Informação a Distância no Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Rodrigues, Carlo Kleber
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rocha, José Gladistone da, Moraes, Ricardo Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/651
Resumo: Este artigo analisa a modalidade de educação a distância em instituições de ensino superior de cursos de Tecnologia da Informação na região do Distrito Federal do Brasil. Para consecução deste objetivo, percorrem-se os três passos mencionados a seguir. Inicialmente, discute-se brevemente a legislação de ensino a distância no Brasil; em seguida, realiza-se uma compilação de trabalhos recentes da literatura que tratam do assunto; por fim, faz-se uma pesquisa de campo com discentes de cursos superiores de Ciência da Computação e Sistema de Informações na região do Distrito Federal. As principais contribuições advindas da realização deste trabalho são permitir identificar os problemas enfrentados na realização de cursos ou disciplinas nessa modalidade e, sobretudo, propor soluções de melhorias do processo como um todo. Palavras-chave: Educação a distância; Ensino superior; Aprendizagem. Performance Analysis in Distance-Learning Higher-Education Programs of Information Technology in Federal DistrictAbstractThis article analyzes the modality of distance learning in higher education institutions of Information Technology programs in the region of the Federal District of Brazil. To achieve this goal, the following three steps are covered. Initially, it is briefly discussed the legislation of distance learning in Brazil; a compilation of recent literature works related to this subject matter is then carried out; at last, a field research is taken with students of programs in Computer Science and Information Systems in the region of the Federal District. The contributions arising from this work are to identify the main obstacles faced by students to accomplish programs or even individual courses under this learning modality and, above all, to propose solutions of improvements to the learning process as a whole. Keywords: Distance learning; Higher education; Learning.
id CECIERJ_2885ee52d05bb257340fceca6646803f
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/651
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Análise de Desempenho nos Cursos Superiores de Tecnologia da Informação a Distância no Distrito FederalEste artigo analisa a modalidade de educação a distância em instituições de ensino superior de cursos de Tecnologia da Informação na região do Distrito Federal do Brasil. Para consecução deste objetivo, percorrem-se os três passos mencionados a seguir. Inicialmente, discute-se brevemente a legislação de ensino a distância no Brasil; em seguida, realiza-se uma compilação de trabalhos recentes da literatura que tratam do assunto; por fim, faz-se uma pesquisa de campo com discentes de cursos superiores de Ciência da Computação e Sistema de Informações na região do Distrito Federal. As principais contribuições advindas da realização deste trabalho são permitir identificar os problemas enfrentados na realização de cursos ou disciplinas nessa modalidade e, sobretudo, propor soluções de melhorias do processo como um todo. Palavras-chave: Educação a distância; Ensino superior; Aprendizagem. Performance Analysis in Distance-Learning Higher-Education Programs of Information Technology in Federal DistrictAbstractThis article analyzes the modality of distance learning in higher education institutions of Information Technology programs in the region of the Federal District of Brazil. To achieve this goal, the following three steps are covered. Initially, it is briefly discussed the legislation of distance learning in Brazil; a compilation of recent literature works related to this subject matter is then carried out; at last, a field research is taken with students of programs in Computer Science and Information Systems in the region of the Federal District. The contributions arising from this work are to identify the main obstacles faced by students to accomplish programs or even individual courses under this learning modality and, above all, to propose solutions of improvements to the learning process as a whole. Keywords: Distance learning; Higher education; Learning.Fundação Cecierj2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/65110.18264/eadf.v8i1.651EaD em Foco; Vol. 8 No. 1 (2018): Volume únicoEaD em Foco; Vol. 8 Núm. 1 (2018): Volume únicoEaD em Foco; v. 8 n. 1 (2018): Volume único2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/651/338Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Rodrigues, Carlo KleberRocha, José Gladistone daMoraes, Ricardo Alves2020-01-17T09:53:40ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Análise de Desempenho nos Cursos Superiores de Tecnologia da Informação a Distância no Distrito Federal
title Análise de Desempenho nos Cursos Superiores de Tecnologia da Informação a Distância no Distrito Federal
spellingShingle Análise de Desempenho nos Cursos Superiores de Tecnologia da Informação a Distância no Distrito Federal
da Silva Rodrigues, Carlo Kleber
title_short Análise de Desempenho nos Cursos Superiores de Tecnologia da Informação a Distância no Distrito Federal
title_full Análise de Desempenho nos Cursos Superiores de Tecnologia da Informação a Distância no Distrito Federal
title_fullStr Análise de Desempenho nos Cursos Superiores de Tecnologia da Informação a Distância no Distrito Federal
title_full_unstemmed Análise de Desempenho nos Cursos Superiores de Tecnologia da Informação a Distância no Distrito Federal
title_sort Análise de Desempenho nos Cursos Superiores de Tecnologia da Informação a Distância no Distrito Federal
author da Silva Rodrigues, Carlo Kleber
author_facet da Silva Rodrigues, Carlo Kleber
Rocha, José Gladistone da
Moraes, Ricardo Alves
author_role author
author2 Rocha, José Gladistone da
Moraes, Ricardo Alves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Rodrigues, Carlo Kleber
Rocha, José Gladistone da
Moraes, Ricardo Alves
description Este artigo analisa a modalidade de educação a distância em instituições de ensino superior de cursos de Tecnologia da Informação na região do Distrito Federal do Brasil. Para consecução deste objetivo, percorrem-se os três passos mencionados a seguir. Inicialmente, discute-se brevemente a legislação de ensino a distância no Brasil; em seguida, realiza-se uma compilação de trabalhos recentes da literatura que tratam do assunto; por fim, faz-se uma pesquisa de campo com discentes de cursos superiores de Ciência da Computação e Sistema de Informações na região do Distrito Federal. As principais contribuições advindas da realização deste trabalho são permitir identificar os problemas enfrentados na realização de cursos ou disciplinas nessa modalidade e, sobretudo, propor soluções de melhorias do processo como um todo. Palavras-chave: Educação a distância; Ensino superior; Aprendizagem. Performance Analysis in Distance-Learning Higher-Education Programs of Information Technology in Federal DistrictAbstractThis article analyzes the modality of distance learning in higher education institutions of Information Technology programs in the region of the Federal District of Brazil. To achieve this goal, the following three steps are covered. Initially, it is briefly discussed the legislation of distance learning in Brazil; a compilation of recent literature works related to this subject matter is then carried out; at last, a field research is taken with students of programs in Computer Science and Information Systems in the region of the Federal District. The contributions arising from this work are to identify the main obstacles faced by students to accomplish programs or even individual courses under this learning modality and, above all, to propose solutions of improvements to the learning process as a whole. Keywords: Distance learning; Higher education; Learning.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/651
10.18264/eadf.v8i1.651
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/651
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v8i1.651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/651/338
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 8 No. 1 (2018): Volume único
EaD em Foco; Vol. 8 Núm. 1 (2018): Volume único
EaD em Foco; v. 8 n. 1 (2018): Volume único
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798316348737060864