A Importância do Ambiente Virtual de Aprendizagem em um Curso de Graduação com Base nas Percepções de Alunos a Distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EAD em Foco |
Texto Completo: | https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274 |
Resumo: | Foi investigada a dinâmica de utilização do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) de um curso a distância de graduação em Engenharia de uma instituição pública de São Paulo. Cinquenta alunos do primeiro semestre participaram da pesquisa. Quase todos acessavam o AVA, baseado no sistema Canvas, semanalmente. As percepções dos alunos foram conhecidas por meio de questionário. Dúvidas e dificuldades manifestadas em encontros presenciais e virtuais também foram registradas. As dificuldades iniciais de manipulação do AVA puderam ser dirimidas ou mitigadas no decorrer do semestre. Os calouros tinham à disposição diversos recursos. Os preferidos para trabalhar conteúdos eram textos complementares e videoaulas, e para comunicação, videoconferência e e-mail. Não obstante, foi sugerido que houvesse listas de questões com respostas on-line e retorno das correções de exercícios. Para os participantes da pesquisa, o AVA facilitava o acesso à informação e fornecia flexibilidade, mas carecia da possibilidade de comunicação imediata com tutores nos momentos desejados.Palavras-chave: Educação a distância; Ambiente Virtual de Aprendizagem; Aluno. The View of E-Learning Undergraduate Students on the Virtual Learning EnvironmentAbstractThe utilization dynamics of the virtual learning environment (VLE) employed of graduation engineering course of a public institution in São Paulo State was investigated. Fifty students on the first semester of the course have participated on the research. Almost all of them accessed weekly VLE based on Canvas learning management system. Doubts and difficulties expressed by the students during face to face and virtual meetings were also recorded. Initial difficulties related to the VLE use could be solved or mitigated during the semester. Many learning resources were made available to students in the VLE. According to the students opinion, complementary literature, video lessons and e-mail were the preferred type studying material. Yet, it was suggested the use of worksheets with answers available online and feedbacks to the correction. To them, the VLE facilitates access to information and provides flexible studying schedules. However, the lack of on-demand live communication with tutors was considered a drawback.Keywords: Distance learning; Virtual Learning Environment; Student. |
id |
CECIERJ_368f9ce1f44995e7f06defe95124f5b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/274 |
network_acronym_str |
CECIERJ |
network_name_str |
EAD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
A Importância do Ambiente Virtual de Aprendizagem em um Curso de Graduação com Base nas Percepções de Alunos a Distância Foi investigada a dinâmica de utilização do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) de um curso a distância de graduação em Engenharia de uma instituição pública de São Paulo. Cinquenta alunos do primeiro semestre participaram da pesquisa. Quase todos acessavam o AVA, baseado no sistema Canvas, semanalmente. As percepções dos alunos foram conhecidas por meio de questionário. Dúvidas e dificuldades manifestadas em encontros presenciais e virtuais também foram registradas. As dificuldades iniciais de manipulação do AVA puderam ser dirimidas ou mitigadas no decorrer do semestre. Os calouros tinham à disposição diversos recursos. Os preferidos para trabalhar conteúdos eram textos complementares e videoaulas, e para comunicação, videoconferência e e-mail. Não obstante, foi sugerido que houvesse listas de questões com respostas on-line e retorno das correções de exercícios. Para os participantes da pesquisa, o AVA facilitava o acesso à informação e fornecia flexibilidade, mas carecia da possibilidade de comunicação imediata com tutores nos momentos desejados.Palavras-chave: Educação a distância; Ambiente Virtual de Aprendizagem; Aluno. The View of E-Learning Undergraduate Students on the Virtual Learning EnvironmentAbstractThe utilization dynamics of the virtual learning environment (VLE) employed of graduation engineering course of a public institution in São Paulo State was investigated. Fifty students on the first semester of the course have participated on the research. Almost all of them accessed weekly VLE based on Canvas learning management system. Doubts and difficulties expressed by the students during face to face and virtual meetings were also recorded. Initial difficulties related to the VLE use could be solved or mitigated during the semester. Many learning resources were made available to students in the VLE. According to the students opinion, complementary literature, video lessons and e-mail were the preferred type studying material. Yet, it was suggested the use of worksheets with answers available online and feedbacks to the correction. To them, the VLE facilitates access to information and provides flexible studying schedules. However, the lack of on-demand live communication with tutors was considered a drawback.Keywords: Distance learning; Virtual Learning Environment; Student.Fundação Cecierj2015-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpeghttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/27410.18264/eadf.v5i3.274EaD em Foco; Vol. 5 No. 3 (2015)EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 3 (2015)EaD em Foco; v. 5 n. 3 (2015)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/147https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/477https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/478https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/479https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/480https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/481https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/482https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/483https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/484https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/485https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/486https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/487https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/488https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/489https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/490Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessTenório, ThaísLaudelino, Marilda AdlongTenório, André2020-01-18T11:14:50ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Importância do Ambiente Virtual de Aprendizagem em um Curso de Graduação com Base nas Percepções de Alunos a Distância |
title |
A Importância do Ambiente Virtual de Aprendizagem em um Curso de Graduação com Base nas Percepções de Alunos a Distância |
spellingShingle |
A Importância do Ambiente Virtual de Aprendizagem em um Curso de Graduação com Base nas Percepções de Alunos a Distância Tenório, Thaís |
title_short |
A Importância do Ambiente Virtual de Aprendizagem em um Curso de Graduação com Base nas Percepções de Alunos a Distância |
title_full |
A Importância do Ambiente Virtual de Aprendizagem em um Curso de Graduação com Base nas Percepções de Alunos a Distância |
title_fullStr |
A Importância do Ambiente Virtual de Aprendizagem em um Curso de Graduação com Base nas Percepções de Alunos a Distância |
title_full_unstemmed |
A Importância do Ambiente Virtual de Aprendizagem em um Curso de Graduação com Base nas Percepções de Alunos a Distância |
title_sort |
A Importância do Ambiente Virtual de Aprendizagem em um Curso de Graduação com Base nas Percepções de Alunos a Distância |
author |
Tenório, Thaís |
author_facet |
Tenório, Thaís Laudelino, Marilda Adlong Tenório, André |
author_role |
author |
author2 |
Laudelino, Marilda Adlong Tenório, André |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tenório, Thaís Laudelino, Marilda Adlong Tenório, André |
description |
Foi investigada a dinâmica de utilização do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) de um curso a distância de graduação em Engenharia de uma instituição pública de São Paulo. Cinquenta alunos do primeiro semestre participaram da pesquisa. Quase todos acessavam o AVA, baseado no sistema Canvas, semanalmente. As percepções dos alunos foram conhecidas por meio de questionário. Dúvidas e dificuldades manifestadas em encontros presenciais e virtuais também foram registradas. As dificuldades iniciais de manipulação do AVA puderam ser dirimidas ou mitigadas no decorrer do semestre. Os calouros tinham à disposição diversos recursos. Os preferidos para trabalhar conteúdos eram textos complementares e videoaulas, e para comunicação, videoconferência e e-mail. Não obstante, foi sugerido que houvesse listas de questões com respostas on-line e retorno das correções de exercícios. Para os participantes da pesquisa, o AVA facilitava o acesso à informação e fornecia flexibilidade, mas carecia da possibilidade de comunicação imediata com tutores nos momentos desejados.Palavras-chave: Educação a distância; Ambiente Virtual de Aprendizagem; Aluno. The View of E-Learning Undergraduate Students on the Virtual Learning EnvironmentAbstractThe utilization dynamics of the virtual learning environment (VLE) employed of graduation engineering course of a public institution in São Paulo State was investigated. Fifty students on the first semester of the course have participated on the research. Almost all of them accessed weekly VLE based on Canvas learning management system. Doubts and difficulties expressed by the students during face to face and virtual meetings were also recorded. Initial difficulties related to the VLE use could be solved or mitigated during the semester. Many learning resources were made available to students in the VLE. According to the students opinion, complementary literature, video lessons and e-mail were the preferred type studying material. Yet, it was suggested the use of worksheets with answers available online and feedbacks to the correction. To them, the VLE facilitates access to information and provides flexible studying schedules. However, the lack of on-demand live communication with tutors was considered a drawback.Keywords: Distance learning; Virtual Learning Environment; Student. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274 10.18264/eadf.v5i3.274 |
url |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274 |
identifier_str_mv |
10.18264/eadf.v5i3.274 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/147 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/477 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/478 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/479 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/480 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/481 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/482 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/483 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/484 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/485 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/486 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/487 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/488 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/489 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/490 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
dc.source.none.fl_str_mv |
EaD em Foco; Vol. 5 No. 3 (2015) EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 3 (2015) EaD em Foco; v. 5 n. 3 (2015) 2177-8310 reponame:EAD em Foco instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) instacron:CECIERJ |
instname_str |
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
instacron_str |
CECIERJ |
institution |
CECIERJ |
reponame_str |
EAD em Foco |
collection |
EAD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814253789049257984 |