EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DO AUTOGERENCIAMENTO DA APRENDIZAGEM PELOS ESTUDANTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Affonso, Suselei Bedin
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Quinelato, Eliane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/200
Resumo: A autonomia dos estudantes, no que se refere a sua capacidade de autogerenciamento dos estudos e ao uso de estratégias de aprendizagem adequadas ao contexto formativo, desempenha papel fundamental para o sucesso da aprendizagem na Educação a Distancia. Este estudo teve como objetivo conhecer o perfil dos alunos atendidos por essa modalidade de ensino buscando caracterizar seus níveis de satisfação e percepção a respeito da estrutura dos cursos, suas interações com professores e tutores e suas características pessoais e estratégias cognitivas dotadas no processo de aprendizagem na EaD. Para tal, foi realizada pesquisa de campo de caráter qualitativo com base na construção e aplicação de uma escala de percepção docente em EaD em 202 estudantes de cursos de graduação dessa modalidade de ensino. A análise dos resultados evidenciou que, embora os alunos afirmem ter hábitos de estudo favoráveis à aprendizagem em relação à frequência e ao tempo dedicado ao estudo, os mesmos não indicaram a adoção de estratégias de aprofundamento do conteúdo ou de monitoramento dos seus erros e acertos compatíveis com o desenvolvimento do pensamento crítico e bom aproveitamento do curso.Palavras-chave: Educação a distância. Autonomia do aprendiz. Estratégias de aprendizagem.
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spelling EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DO AUTOGERENCIAMENTO DA APRENDIZAGEM PELOS ESTUDANTESA autonomia dos estudantes, no que se refere a sua capacidade de autogerenciamento dos estudos e ao uso de estratégias de aprendizagem adequadas ao contexto formativo, desempenha papel fundamental para o sucesso da aprendizagem na Educação a Distancia. Este estudo teve como objetivo conhecer o perfil dos alunos atendidos por essa modalidade de ensino buscando caracterizar seus níveis de satisfação e percepção a respeito da estrutura dos cursos, suas interações com professores e tutores e suas características pessoais e estratégias cognitivas dotadas no processo de aprendizagem na EaD. Para tal, foi realizada pesquisa de campo de caráter qualitativo com base na construção e aplicação de uma escala de percepção docente em EaD em 202 estudantes de cursos de graduação dessa modalidade de ensino. A análise dos resultados evidenciou que, embora os alunos afirmem ter hábitos de estudo favoráveis à aprendizagem em relação à frequência e ao tempo dedicado ao estudo, os mesmos não indicaram a adoção de estratégias de aprofundamento do conteúdo ou de monitoramento dos seus erros e acertos compatíveis com o desenvolvimento do pensamento crítico e bom aproveitamento do curso.Palavras-chave: Educação a distância. Autonomia do aprendiz. Estratégias de aprendizagem.Fundação Cecierj2014-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/20010.18264/eadf.v4i2.200EaD em Foco; Vol. 4 No. 2 (2014)EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 2 (2014)EaD em Foco; v. 4 n. 2 (2014)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/200/Art%20200_final2Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessAffonso, Suselei BedinQuinelato, Eliane2022-05-27T13:14:58ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
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