Videoaulas em primeira pessoa: suas características e sua contribuição para a EaD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EAD em Foco |
Texto Completo: | https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/475 |
Resumo: | Desde o início da utilização das ferramentas de vídeo para a educação a distância, vários modelos surgiram de maneira a contribuir com a interação entre aluno e professor. Dentre eles se encontra um modelo de videoaula por meio da captura da tela do computador para ensino de funcionalidades computacionais, entre outros conteúdos. Por utilizar o recurso de câmera subjetiva, tem focalização em primeira pessoa e, assim como no cinema e videogames, proporciona ao aluno-espectador o efeito de imersão e agenciamento, aproximando-o do professor, de quem observa e reproduz as ações. Como ferramenta prática para a EaD mediada por tecnologia, a videoaula em primeira pessoa pode auxiliar no aprendizado dos alunos, no trabalho dos professores e na gestão das instituições.Palavras-chave: Videoaula, Primeira pessoa, Screencast.2 Video Lessons in First Person: their Characteristics and their Contribution to Distance Education AbstractSince the beginning of the use of video tools for distance education, many models for the interaction between student and teacher have emerged. Among those, it is found the screencast model for teaching computer features and other content. By using the subjective camera view and first-person focus, like in the movies and video games, the student is provided with the immersion and agency effects, and is brought closer to the teacher whose actions can be observed and reproduced. As a practical tool for distance education mediated by technology first-person video lessons can help students in the learning process, the teachers work and the management of institutions.Keywords: Video Lessons, First person, Screencast. |
id |
CECIERJ_530e974ac2129b7d2534ec803c6a3404 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/475 |
network_acronym_str |
CECIERJ |
network_name_str |
EAD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Videoaulas em primeira pessoa: suas características e sua contribuição para a EaDDesde o início da utilização das ferramentas de vídeo para a educação a distância, vários modelos surgiram de maneira a contribuir com a interação entre aluno e professor. Dentre eles se encontra um modelo de videoaula por meio da captura da tela do computador para ensino de funcionalidades computacionais, entre outros conteúdos. Por utilizar o recurso de câmera subjetiva, tem focalização em primeira pessoa e, assim como no cinema e videogames, proporciona ao aluno-espectador o efeito de imersão e agenciamento, aproximando-o do professor, de quem observa e reproduz as ações. Como ferramenta prática para a EaD mediada por tecnologia, a videoaula em primeira pessoa pode auxiliar no aprendizado dos alunos, no trabalho dos professores e na gestão das instituições.Palavras-chave: Videoaula, Primeira pessoa, Screencast.2 Video Lessons in First Person: their Characteristics and their Contribution to Distance Education AbstractSince the beginning of the use of video tools for distance education, many models for the interaction between student and teacher have emerged. Among those, it is found the screencast model for teaching computer features and other content. By using the subjective camera view and first-person focus, like in the movies and video games, the student is provided with the immersion and agency effects, and is brought closer to the teacher whose actions can be observed and reproduced. As a practical tool for distance education mediated by technology first-person video lessons can help students in the learning process, the teachers work and the management of institutions.Keywords: Video Lessons, First person, Screencast.Fundação Cecierj2017-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/47510.18264/eadf.v7i2.475EaD em Foco; Vol. 7 No. 2 (2017)EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 2 (2017)EaD em Foco; v. 7 n. 2 (2017)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/475/256Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Guilherme de CarvalhoMagalini, Lidiane Maria2020-01-18T10:40:56ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Videoaulas em primeira pessoa: suas características e sua contribuição para a EaD |
title |
Videoaulas em primeira pessoa: suas características e sua contribuição para a EaD |
spellingShingle |
Videoaulas em primeira pessoa: suas características e sua contribuição para a EaD Pereira, Guilherme de Carvalho |
title_short |
Videoaulas em primeira pessoa: suas características e sua contribuição para a EaD |
title_full |
Videoaulas em primeira pessoa: suas características e sua contribuição para a EaD |
title_fullStr |
Videoaulas em primeira pessoa: suas características e sua contribuição para a EaD |
title_full_unstemmed |
Videoaulas em primeira pessoa: suas características e sua contribuição para a EaD |
title_sort |
Videoaulas em primeira pessoa: suas características e sua contribuição para a EaD |
author |
Pereira, Guilherme de Carvalho |
author_facet |
Pereira, Guilherme de Carvalho Magalini, Lidiane Maria |
author_role |
author |
author2 |
Magalini, Lidiane Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Guilherme de Carvalho Magalini, Lidiane Maria |
description |
Desde o início da utilização das ferramentas de vídeo para a educação a distância, vários modelos surgiram de maneira a contribuir com a interação entre aluno e professor. Dentre eles se encontra um modelo de videoaula por meio da captura da tela do computador para ensino de funcionalidades computacionais, entre outros conteúdos. Por utilizar o recurso de câmera subjetiva, tem focalização em primeira pessoa e, assim como no cinema e videogames, proporciona ao aluno-espectador o efeito de imersão e agenciamento, aproximando-o do professor, de quem observa e reproduz as ações. Como ferramenta prática para a EaD mediada por tecnologia, a videoaula em primeira pessoa pode auxiliar no aprendizado dos alunos, no trabalho dos professores e na gestão das instituições.Palavras-chave: Videoaula, Primeira pessoa, Screencast.2 Video Lessons in First Person: their Characteristics and their Contribution to Distance Education AbstractSince the beginning of the use of video tools for distance education, many models for the interaction between student and teacher have emerged. Among those, it is found the screencast model for teaching computer features and other content. By using the subjective camera view and first-person focus, like in the movies and video games, the student is provided with the immersion and agency effects, and is brought closer to the teacher whose actions can be observed and reproduced. As a practical tool for distance education mediated by technology first-person video lessons can help students in the learning process, the teachers work and the management of institutions.Keywords: Video Lessons, First person, Screencast. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/475 10.18264/eadf.v7i2.475 |
url |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/475 |
identifier_str_mv |
10.18264/eadf.v7i2.475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/475/256 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
dc.source.none.fl_str_mv |
EaD em Foco; Vol. 7 No. 2 (2017) EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 2 (2017) EaD em Foco; v. 7 n. 2 (2017) 2177-8310 reponame:EAD em Foco instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) instacron:CECIERJ |
instname_str |
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
instacron_str |
CECIERJ |
institution |
CECIERJ |
reponame_str |
EAD em Foco |
collection |
EAD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733981567983812608 |