Videoaulas em primeira pessoa: suas características e sua contribuição para a EaD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Guilherme de Carvalho
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Magalini, Lidiane Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/475
Resumo: Desde o início da utilização das ferramentas de vídeo para a educação a distância, vários modelos surgiram de maneira a contribuir com a interação entre aluno e professor. Dentre eles se encontra um modelo de videoaula por meio da captura da tela do computador para ensino de funcionalidades computacionais, entre outros conteúdos. Por utilizar o recurso de câmera subjetiva, tem focalização em primeira pessoa e, assim como no cinema e videogames, proporciona ao aluno-espectador o efeito de imersão e agenciamento, aproximando-o do professor, de quem observa e reproduz as ações. Como ferramenta prática para a EaD mediada por tecnologia, a videoaula em primeira pessoa pode auxiliar no aprendizado dos alunos, no trabalho dos professores e na gestão das instituições.Palavras-chave: Videoaula, Primeira pessoa, Screencast.2 Video Lessons in First Person: their Characteristics and their Contribution to Distance Education AbstractSince the beginning of the use of video tools for distance education, many models for the interaction between student and teacher have emerged. Among those, it is found the screencast model for teaching computer features and other content. By using the subjective camera view and first-person focus, like in the movies and video games, the student is provided with the immersion and agency effects, and is brought closer to the teacher whose actions can be observed and reproduced. As a practical tool for distance education mediated by technology first-person video lessons can help students in the learning process, the teachers work and the management of institutions.Keywords: Video Lessons, First person, Screencast.
id CECIERJ_530e974ac2129b7d2534ec803c6a3404
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/475
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Videoaulas em primeira pessoa: suas características e sua contribuição para a EaDDesde o início da utilização das ferramentas de vídeo para a educação a distância, vários modelos surgiram de maneira a contribuir com a interação entre aluno e professor. Dentre eles se encontra um modelo de videoaula por meio da captura da tela do computador para ensino de funcionalidades computacionais, entre outros conteúdos. Por utilizar o recurso de câmera subjetiva, tem focalização em primeira pessoa e, assim como no cinema e videogames, proporciona ao aluno-espectador o efeito de imersão e agenciamento, aproximando-o do professor, de quem observa e reproduz as ações. Como ferramenta prática para a EaD mediada por tecnologia, a videoaula em primeira pessoa pode auxiliar no aprendizado dos alunos, no trabalho dos professores e na gestão das instituições.Palavras-chave: Videoaula, Primeira pessoa, Screencast.2 Video Lessons in First Person: their Characteristics and their Contribution to Distance Education AbstractSince the beginning of the use of video tools for distance education, many models for the interaction between student and teacher have emerged. Among those, it is found the screencast model for teaching computer features and other content. By using the subjective camera view and first-person focus, like in the movies and video games, the student is provided with the immersion and agency effects, and is brought closer to the teacher whose actions can be observed and reproduced. As a practical tool for distance education mediated by technology first-person video lessons can help students in the learning process, the teachers work and the management of institutions.Keywords: Video Lessons, First person, Screencast.Fundação Cecierj2017-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/47510.18264/eadf.v7i2.475EaD em Foco; Vol. 7 No. 2 (2017)EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 2 (2017)EaD em Foco; v. 7 n. 2 (2017)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/475/256Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Guilherme de CarvalhoMagalini, Lidiane Maria2020-01-18T10:40:56ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Videoaulas em primeira pessoa: suas características e sua contribuição para a EaD
title Videoaulas em primeira pessoa: suas características e sua contribuição para a EaD
spellingShingle Videoaulas em primeira pessoa: suas características e sua contribuição para a EaD
Pereira, Guilherme de Carvalho
title_short Videoaulas em primeira pessoa: suas características e sua contribuição para a EaD
title_full Videoaulas em primeira pessoa: suas características e sua contribuição para a EaD
title_fullStr Videoaulas em primeira pessoa: suas características e sua contribuição para a EaD
title_full_unstemmed Videoaulas em primeira pessoa: suas características e sua contribuição para a EaD
title_sort Videoaulas em primeira pessoa: suas características e sua contribuição para a EaD
author Pereira, Guilherme de Carvalho
author_facet Pereira, Guilherme de Carvalho
Magalini, Lidiane Maria
author_role author
author2 Magalini, Lidiane Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Guilherme de Carvalho
Magalini, Lidiane Maria
description Desde o início da utilização das ferramentas de vídeo para a educação a distância, vários modelos surgiram de maneira a contribuir com a interação entre aluno e professor. Dentre eles se encontra um modelo de videoaula por meio da captura da tela do computador para ensino de funcionalidades computacionais, entre outros conteúdos. Por utilizar o recurso de câmera subjetiva, tem focalização em primeira pessoa e, assim como no cinema e videogames, proporciona ao aluno-espectador o efeito de imersão e agenciamento, aproximando-o do professor, de quem observa e reproduz as ações. Como ferramenta prática para a EaD mediada por tecnologia, a videoaula em primeira pessoa pode auxiliar no aprendizado dos alunos, no trabalho dos professores e na gestão das instituições.Palavras-chave: Videoaula, Primeira pessoa, Screencast.2 Video Lessons in First Person: their Characteristics and their Contribution to Distance Education AbstractSince the beginning of the use of video tools for distance education, many models for the interaction between student and teacher have emerged. Among those, it is found the screencast model for teaching computer features and other content. By using the subjective camera view and first-person focus, like in the movies and video games, the student is provided with the immersion and agency effects, and is brought closer to the teacher whose actions can be observed and reproduced. As a practical tool for distance education mediated by technology first-person video lessons can help students in the learning process, the teachers work and the management of institutions.Keywords: Video Lessons, First person, Screencast.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/475
10.18264/eadf.v7i2.475
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/475
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v7i2.475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/475/256
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 7 No. 2 (2017)
EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 2 (2017)
EaD em Foco; v. 7 n. 2 (2017)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981567983812608