GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Carolina Schmitt
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Nakayama, Marina Keiko
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/222
Resumo: Embora haja muitos trabalhos acadêmicos e não acadêmicos sobre gestão e sobre educação a distância (EaD), a articulação entre os dois temas ainda se encontra como um campo aberto a novas descobertas e reflexões. O objetivo geral deste trabalho é verificar quais aspectos estão sendo abordados nas pesquisas em gestão da educação a distância. Como metodologia, utilizou-se a revisão integrativa. Os resultados apontam a existência de alguns modelos de gestão nos quais elementos administrativos são considerados assim como fatores pedagógicos, enquanto outros modelos tendem a ser mais pragmáticos. Ainda se podem identificar, como elementos relevantes da gestão da EaD, o planejamento e a institucionalização. Palavras-chave: Gestão; Educação a distância; Revisão integrativa. Distance Education Management, an Integrate ReviewAbstractAlthough there are many academics and non-academics works on management and on distance education (DE), the link between the two topics is still as a field open to new discoveries and reflections. The general objective of this work is to describe which aspects are being applied covered in the management of distance education researchs. Integrative review was used as the methodology. The results indicate the existence of some management models in which in management elements are considered as being pedagogical factors, while others are more pragmatic. Planning and institutionalization can also be identify as relevant elements of DE management. Keywords: Management; Distance education; Integrative review. 
id CECIERJ_6f0383eeb5237878ef85522ce30fec7c
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/222
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, UMA REVISÃO INTEGRATIVAEmbora haja muitos trabalhos acadêmicos e não acadêmicos sobre gestão e sobre educação a distância (EaD), a articulação entre os dois temas ainda se encontra como um campo aberto a novas descobertas e reflexões. O objetivo geral deste trabalho é verificar quais aspectos estão sendo abordados nas pesquisas em gestão da educação a distância. Como metodologia, utilizou-se a revisão integrativa. Os resultados apontam a existência de alguns modelos de gestão nos quais elementos administrativos são considerados assim como fatores pedagógicos, enquanto outros modelos tendem a ser mais pragmáticos. Ainda se podem identificar, como elementos relevantes da gestão da EaD, o planejamento e a institucionalização. Palavras-chave: Gestão; Educação a distância; Revisão integrativa. Distance Education Management, an Integrate ReviewAbstractAlthough there are many academics and non-academics works on management and on distance education (DE), the link between the two topics is still as a field open to new discoveries and reflections. The general objective of this work is to describe which aspects are being applied covered in the management of distance education researchs. Integrative review was used as the methodology. The results indicate the existence of some management models in which in management elements are considered as being pedagogical factors, while others are more pragmatic. Planning and institutionalization can also be identify as relevant elements of DE management. Keywords: Management; Distance education; Integrative review. Fundação Cecierj2015-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/22210.18264/eadf.v5i2.222EaD em Foco; Vol. 5 No. 2 (2015)EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 2 (2015)EaD em Foco; v. 5 n. 2 (2015)2177-831010.18264/eadf.v5i2reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/222/132Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Carolina SchmittNakayama, Marina Keiko2020-01-19T10:48:46ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, UMA REVISÃO INTEGRATIVA
spellingShingle GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Nunes, Carolina Schmitt
title_short GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_full GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_fullStr GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_full_unstemmed GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_sort GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, UMA REVISÃO INTEGRATIVA
author Nunes, Carolina Schmitt
author_facet Nunes, Carolina Schmitt
Nakayama, Marina Keiko
author_role author
author2 Nakayama, Marina Keiko
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Carolina Schmitt
Nakayama, Marina Keiko
description Embora haja muitos trabalhos acadêmicos e não acadêmicos sobre gestão e sobre educação a distância (EaD), a articulação entre os dois temas ainda se encontra como um campo aberto a novas descobertas e reflexões. O objetivo geral deste trabalho é verificar quais aspectos estão sendo abordados nas pesquisas em gestão da educação a distância. Como metodologia, utilizou-se a revisão integrativa. Os resultados apontam a existência de alguns modelos de gestão nos quais elementos administrativos são considerados assim como fatores pedagógicos, enquanto outros modelos tendem a ser mais pragmáticos. Ainda se podem identificar, como elementos relevantes da gestão da EaD, o planejamento e a institucionalização. Palavras-chave: Gestão; Educação a distância; Revisão integrativa. Distance Education Management, an Integrate ReviewAbstractAlthough there are many academics and non-academics works on management and on distance education (DE), the link between the two topics is still as a field open to new discoveries and reflections. The general objective of this work is to describe which aspects are being applied covered in the management of distance education researchs. Integrative review was used as the methodology. The results indicate the existence of some management models in which in management elements are considered as being pedagogical factors, while others are more pragmatic. Planning and institutionalization can also be identify as relevant elements of DE management. Keywords: Management; Distance education; Integrative review. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/222
10.18264/eadf.v5i2.222
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/222
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v5i2.222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/222/132
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 5 No. 2 (2015)
EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 2 (2015)
EaD em Foco; v. 5 n. 2 (2015)
2177-8310
10.18264/eadf.v5i2
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798316347735670784