A ATUAÇÃO A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DE TUTORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tenório, André
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gonçalves, Lilia Aparecida Costa, Tenório, Thaís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/241
Resumo: A interação e mediação na educação a distância foram analisadas com base nas perspectivas de 11 tutores de cursos superiores de uma instituição privada brasileira. A atuação tutorial desses profissionais no ambiente virtual de aprendizagem foi escrutada por meio de questionário e entrevista. Foram investigadas as atividades a distância e a necessidade de mobilização de saberes pedagógicos, tecnológicos e didáticos. Para os participantes, a interação, a motivação e o desenvolvimento do aluno a distância dependeriam essencialmente da mediação do tutor. Na ação do tutor a distância, a valorização da autonomia do aluno precederia a função de instrutor. As duas principais formas de construção do conhecimento citadas foram a interação entre alunos e a proposição planejada de questionamentos promotores de debate. Entretanto, a falta de regulamentação da atividade seria causa de insegurança e desestímulo.Palavras-chave: Educação a distância; Tutoria; Mediação. Online Activities from Tutors PerspectivesAbstract Online mediation and interaction were analyzed based on the perspectives of eleven tutors from a Brazilian private higher education institution. Activities of these professionals in the online environment were scrutinized through questionnaire and interview. The study surveyed the tasks undertaken by an online tutor and the required pedagogical, technological and didactic skills. To participants, interaction, motivation and development of the online learner depend fundamentally upon tutors mediation. In online tutoring, stimulating autonomy precedes teaching. The two most cited ways of knowledge construction were interaction between students and the planed ahead proposing of discussion promoting questions. Nevertheless, they considered the lack of legal regulation of the activity a major cause of uncertainty.Keywords: Online education; Tutoring; Mediation.
id CECIERJ_76fff35062b30fc593bc6b6b1a780ade
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/241
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling A ATUAÇÃO A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DE TUTORESA interação e mediação na educação a distância foram analisadas com base nas perspectivas de 11 tutores de cursos superiores de uma instituição privada brasileira. A atuação tutorial desses profissionais no ambiente virtual de aprendizagem foi escrutada por meio de questionário e entrevista. Foram investigadas as atividades a distância e a necessidade de mobilização de saberes pedagógicos, tecnológicos e didáticos. Para os participantes, a interação, a motivação e o desenvolvimento do aluno a distância dependeriam essencialmente da mediação do tutor. Na ação do tutor a distância, a valorização da autonomia do aluno precederia a função de instrutor. As duas principais formas de construção do conhecimento citadas foram a interação entre alunos e a proposição planejada de questionamentos promotores de debate. Entretanto, a falta de regulamentação da atividade seria causa de insegurança e desestímulo.Palavras-chave: Educação a distância; Tutoria; Mediação. Online Activities from Tutors PerspectivesAbstract Online mediation and interaction were analyzed based on the perspectives of eleven tutors from a Brazilian private higher education institution. Activities of these professionals in the online environment were scrutinized through questionnaire and interview. The study surveyed the tasks undertaken by an online tutor and the required pedagogical, technological and didactic skills. To participants, interaction, motivation and development of the online learner depend fundamentally upon tutors mediation. In online tutoring, stimulating autonomy precedes teaching. The two most cited ways of knowledge construction were interaction between students and the planed ahead proposing of discussion promoting questions. Nevertheless, they considered the lack of legal regulation of the activity a major cause of uncertainty.Keywords: Online education; Tutoring; Mediation.Fundação Cecierj2014-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpeghttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/24110.18264/eadf.v5i2.241EaD em Foco; Vol. 5 No. 2 (2015)EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 2 (2015)EaD em Foco; v. 5 n. 2 (2015)2177-831010.18264/eadf.v5i2reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/241/133https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/241/442https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/241/443https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/241/444https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/241/445https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/241/446Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessTenório, AndréGonçalves, Lilia Aparecida CostaTenório, Thaís2020-01-19T10:54:39ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv A ATUAÇÃO A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DE TUTORES
title A ATUAÇÃO A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DE TUTORES
spellingShingle A ATUAÇÃO A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DE TUTORES
Tenório, André
title_short A ATUAÇÃO A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DE TUTORES
title_full A ATUAÇÃO A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DE TUTORES
title_fullStr A ATUAÇÃO A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DE TUTORES
title_full_unstemmed A ATUAÇÃO A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DE TUTORES
title_sort A ATUAÇÃO A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DE TUTORES
author Tenório, André
author_facet Tenório, André
Gonçalves, Lilia Aparecida Costa
Tenório, Thaís
author_role author
author2 Gonçalves, Lilia Aparecida Costa
Tenório, Thaís
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tenório, André
Gonçalves, Lilia Aparecida Costa
Tenório, Thaís
description A interação e mediação na educação a distância foram analisadas com base nas perspectivas de 11 tutores de cursos superiores de uma instituição privada brasileira. A atuação tutorial desses profissionais no ambiente virtual de aprendizagem foi escrutada por meio de questionário e entrevista. Foram investigadas as atividades a distância e a necessidade de mobilização de saberes pedagógicos, tecnológicos e didáticos. Para os participantes, a interação, a motivação e o desenvolvimento do aluno a distância dependeriam essencialmente da mediação do tutor. Na ação do tutor a distância, a valorização da autonomia do aluno precederia a função de instrutor. As duas principais formas de construção do conhecimento citadas foram a interação entre alunos e a proposição planejada de questionamentos promotores de debate. Entretanto, a falta de regulamentação da atividade seria causa de insegurança e desestímulo.Palavras-chave: Educação a distância; Tutoria; Mediação. Online Activities from Tutors PerspectivesAbstract Online mediation and interaction were analyzed based on the perspectives of eleven tutors from a Brazilian private higher education institution. Activities of these professionals in the online environment were scrutinized through questionnaire and interview. The study surveyed the tasks undertaken by an online tutor and the required pedagogical, technological and didactic skills. To participants, interaction, motivation and development of the online learner depend fundamentally upon tutors mediation. In online tutoring, stimulating autonomy precedes teaching. The two most cited ways of knowledge construction were interaction between students and the planed ahead proposing of discussion promoting questions. Nevertheless, they considered the lack of legal regulation of the activity a major cause of uncertainty.Keywords: Online education; Tutoring; Mediation.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/241
10.18264/eadf.v5i2.241
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/241
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v5i2.241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/241/133
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/241/442
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/241/443
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/241/444
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/241/445
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/241/446
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 5 No. 2 (2015)
EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 2 (2015)
EaD em Foco; v. 5 n. 2 (2015)
2177-8310
10.18264/eadf.v5i2
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798316347748253696