O impacto da atuação do tutor na aprendizagem em educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, João Ciro Saraiva de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/47190
Resumo: Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_622fa9c6b1d6e4759a0d38ed3f56cb24
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/47190
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto da atuação do tutor na aprendizagem em educação a distânciaEducação à distânciaTutoresAmbientes virtuais de aprendizagemAprendizagemTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021A Educação a Distância tem evoluído acompanhando as transformações tecnológicas da humanidade e, sobretudo a partir da popularização da internet, tem crescido e alcançado novos públicos. Por ser uma modalidade educacional que rompe com o tradicional sistema de educação presencial e, portanto, permite que docentes e discentes estejam em espaços e tempos diferentes, demanda adaptações constantes e atitudes diferenciadas dos estudantes. Para apoiar os alunos em uma realidade de aprendizagem virtual, que oferece maior autonomia, mas que também requer mais responsabilidade e organização, há a figura do tutor, agente descrito como mediador do processo de aprendizagem de um aluno em Educação a Distância. Este trabalho procura analisar o impacto que a atuação do tutor virtual tem na aprendizagem dos alunos, bem como explorar a percepção que os alunos têm acerca da influência da atuação dos tutores sobre o processo de aprendizagem em disciplinas virtuais. O estudo, do tipo quantitativo, ocorreu a partir do levantamento de dados relacionados aos cursos e alunos de Educação a Distância da Universidade Federal do Ceará por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem próprio, o SOLAR 2.0. Focados em informações obtidas a partir da análise do banco de dados da plataforma de aprendizagem virtual e das percepções de alunos de e-learning, os resultados indicam que o tutor, apesar de não ter impacto diretamente no que o aluno aprende, tem influência no estímulo ao estudo e à busca pelo conhecimento, mostrando-se relevante para o desenvolvimento dos estudantes e para o processo de aprendizado em Educação a Distância.Distance Education has evolved following humanity's technological transformations and, especially since the popularization of the internet, it has grown and reached new audiences. Being an educational modality that breaks with the traditional classroom education system and, therefore, allows that teachers and students be in different spaces and times, demands constant adaptations and different attitudes from students. To support students in a virtual learning reality, which offers greater autonomy, but which also requires more responsibility and organization, there is the figure of the tutor, an agent described as mediator of students' learning process in Distance Education. This work seeks to analyze the impact that virtual tutor's role has on students' learning, as well as to explore the perception that students have about the influence of tutors' role on the learning process in virtual disciplines. The study, of the quantitative type, took place from the survey of data related to the Distance Education courses and students of the Federal University of Ceará through its own Learning Management Systems, SOLAR 2.0. Focused on information obtained from the analysis of virtual learning plataform's database and from e-learning students' perceptions, the results indicate that the tutor, despite of not having a direct impact on what the student learns, influences the stimulus to study and the search for knowledge, showing itself to be relevant for the development of students and to the learning process in Distance Education.Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Repositório da Universidade de LisboaNeto, João Ciro Saraiva de Oliveira2021-03-31T18:15:54Z20212020-12-102021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47190TID:202970353porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:55Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47190Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:16.466038Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da atuação do tutor na aprendizagem em educação a distância
title O impacto da atuação do tutor na aprendizagem em educação a distância
spellingShingle O impacto da atuação do tutor na aprendizagem em educação a distância
Neto, João Ciro Saraiva de Oliveira
Educação à distância
Tutores
Ambientes virtuais de aprendizagem
Aprendizagem
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O impacto da atuação do tutor na aprendizagem em educação a distância
title_full O impacto da atuação do tutor na aprendizagem em educação a distância
title_fullStr O impacto da atuação do tutor na aprendizagem em educação a distância
title_full_unstemmed O impacto da atuação do tutor na aprendizagem em educação a distância
title_sort O impacto da atuação do tutor na aprendizagem em educação a distância
author Neto, João Ciro Saraiva de Oliveira
author_facet Neto, João Ciro Saraiva de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, João Ciro Saraiva de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação à distância
Tutores
Ambientes virtuais de aprendizagem
Aprendizagem
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação à distância
Tutores
Ambientes virtuais de aprendizagem
Aprendizagem
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-10
2021-03-31T18:15:54Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/47190
TID:202970353
url http://hdl.handle.net/10451/47190
identifier_str_mv TID:202970353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134538299867136