O impacto da atuação do tutor na aprendizagem em educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/47190 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
id |
RCAP_622fa9c6b1d6e4759a0d38ed3f56cb24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/47190 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O impacto da atuação do tutor na aprendizagem em educação a distânciaEducação à distânciaTutoresAmbientes virtuais de aprendizagemAprendizagemTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021A Educação a Distância tem evoluído acompanhando as transformações tecnológicas da humanidade e, sobretudo a partir da popularização da internet, tem crescido e alcançado novos públicos. Por ser uma modalidade educacional que rompe com o tradicional sistema de educação presencial e, portanto, permite que docentes e discentes estejam em espaços e tempos diferentes, demanda adaptações constantes e atitudes diferenciadas dos estudantes. Para apoiar os alunos em uma realidade de aprendizagem virtual, que oferece maior autonomia, mas que também requer mais responsabilidade e organização, há a figura do tutor, agente descrito como mediador do processo de aprendizagem de um aluno em Educação a Distância. Este trabalho procura analisar o impacto que a atuação do tutor virtual tem na aprendizagem dos alunos, bem como explorar a percepção que os alunos têm acerca da influência da atuação dos tutores sobre o processo de aprendizagem em disciplinas virtuais. O estudo, do tipo quantitativo, ocorreu a partir do levantamento de dados relacionados aos cursos e alunos de Educação a Distância da Universidade Federal do Ceará por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem próprio, o SOLAR 2.0. Focados em informações obtidas a partir da análise do banco de dados da plataforma de aprendizagem virtual e das percepções de alunos de e-learning, os resultados indicam que o tutor, apesar de não ter impacto diretamente no que o aluno aprende, tem influência no estímulo ao estudo e à busca pelo conhecimento, mostrando-se relevante para o desenvolvimento dos estudantes e para o processo de aprendizado em Educação a Distância.Distance Education has evolved following humanity's technological transformations and, especially since the popularization of the internet, it has grown and reached new audiences. Being an educational modality that breaks with the traditional classroom education system and, therefore, allows that teachers and students be in different spaces and times, demands constant adaptations and different attitudes from students. To support students in a virtual learning reality, which offers greater autonomy, but which also requires more responsibility and organization, there is the figure of the tutor, an agent described as mediator of students' learning process in Distance Education. This work seeks to analyze the impact that virtual tutor's role has on students' learning, as well as to explore the perception that students have about the influence of tutors' role on the learning process in virtual disciplines. The study, of the quantitative type, took place from the survey of data related to the Distance Education courses and students of the Federal University of Ceará through its own Learning Management Systems, SOLAR 2.0. Focused on information obtained from the analysis of virtual learning plataform's database and from e-learning students' perceptions, the results indicate that the tutor, despite of not having a direct impact on what the student learns, influences the stimulus to study and the search for knowledge, showing itself to be relevant for the development of students and to the learning process in Distance Education.Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Repositório da Universidade de LisboaNeto, João Ciro Saraiva de Oliveira2021-03-31T18:15:54Z20212020-12-102021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47190TID:202970353porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:55Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47190Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:16.466038Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto da atuação do tutor na aprendizagem em educação a distância |
title |
O impacto da atuação do tutor na aprendizagem em educação a distância |
spellingShingle |
O impacto da atuação do tutor na aprendizagem em educação a distância Neto, João Ciro Saraiva de Oliveira Educação à distância Tutores Ambientes virtuais de aprendizagem Aprendizagem Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O impacto da atuação do tutor na aprendizagem em educação a distância |
title_full |
O impacto da atuação do tutor na aprendizagem em educação a distância |
title_fullStr |
O impacto da atuação do tutor na aprendizagem em educação a distância |
title_full_unstemmed |
O impacto da atuação do tutor na aprendizagem em educação a distância |
title_sort |
O impacto da atuação do tutor na aprendizagem em educação a distância |
author |
Neto, João Ciro Saraiva de Oliveira |
author_facet |
Neto, João Ciro Saraiva de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neto, João Ciro Saraiva de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação à distância Tutores Ambientes virtuais de aprendizagem Aprendizagem Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação à distância Tutores Ambientes virtuais de aprendizagem Aprendizagem Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-10 2021-03-31T18:15:54Z 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/47190 TID:202970353 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/47190 |
identifier_str_mv |
TID:202970353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134538299867136 |