REVISITANDO O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) EM ADMINISTRAÇÃO: EM QUE SOLO PARADIGMÁTICO ESTAMOS PISANDO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassundé, Fernanda Roda
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cassundé Junior, Nildo Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/158
Resumo: Admitindo-se a importância, em termos gerais e em qualquer área, da análise epistemológica na produção do conhecimento científico, e, especificamente na administração, em termos específicos, este artigo busca analisar a produção de conhecimento de um dos temas que vem ganhando relevância no contexto da produção acadêmica na área, qual seja: a Educação a Distância (EAD). Assim, procura-se revisitar o estado do conhecimento sobre educação a distância em Administração, levantando e analisando os temas/assuntos, demografia de autoria, referências e a base epistemológica de cada artigo. Esta última categoria de análise levou em consideração o trabalho de Burrel e Morgan (1979), que estabelece quatro fronteiras paradigmáticas: funcionalista, interpretativo, humanista radical e estruturalista radical. Os resultados deste estudo podem contribuir para a melhoria da qualidade dos trabalhos elaborados na área.
id CECIERJ_954d005fbb86ea7c367c95d75a060b7a
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/158
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling REVISITANDO O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) EM ADMINISTRAÇÃO: EM QUE SOLO PARADIGMÁTICO ESTAMOS PISANDO? Admitindo-se a importância, em termos gerais e em qualquer área, da análise epistemológica na produção do conhecimento científico, e, especificamente na administração, em termos específicos, este artigo busca analisar a produção de conhecimento de um dos temas que vem ganhando relevância no contexto da produção acadêmica na área, qual seja: a Educação a Distância (EAD). Assim, procura-se revisitar o estado do conhecimento sobre educação a distância em Administração, levantando e analisando os temas/assuntos, demografia de autoria, referências e a base epistemológica de cada artigo. Esta última categoria de análise levou em consideração o trabalho de Burrel e Morgan (1979), que estabelece quatro fronteiras paradigmáticas: funcionalista, interpretativo, humanista radical e estruturalista radical. Os resultados deste estudo podem contribuir para a melhoria da qualidade dos trabalhos elaborados na área.Fundação Cecierj2013-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/15810.18264/eadf.v3i1.158EaD em Foco; Vol. 3 No. 1 (2013)EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 1 (2013)EaD em Foco; v. 3 n. 1 (2013)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/158/41Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessCassundé, Fernanda RodaCassundé Junior, Nildo Ferreira2022-05-27T13:14:57ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv REVISITANDO O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) EM ADMINISTRAÇÃO: EM QUE SOLO PARADIGMÁTICO ESTAMOS PISANDO?
title REVISITANDO O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) EM ADMINISTRAÇÃO: EM QUE SOLO PARADIGMÁTICO ESTAMOS PISANDO?
spellingShingle REVISITANDO O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) EM ADMINISTRAÇÃO: EM QUE SOLO PARADIGMÁTICO ESTAMOS PISANDO?
Cassundé, Fernanda Roda
title_short REVISITANDO O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) EM ADMINISTRAÇÃO: EM QUE SOLO PARADIGMÁTICO ESTAMOS PISANDO?
title_full REVISITANDO O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) EM ADMINISTRAÇÃO: EM QUE SOLO PARADIGMÁTICO ESTAMOS PISANDO?
title_fullStr REVISITANDO O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) EM ADMINISTRAÇÃO: EM QUE SOLO PARADIGMÁTICO ESTAMOS PISANDO?
title_full_unstemmed REVISITANDO O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) EM ADMINISTRAÇÃO: EM QUE SOLO PARADIGMÁTICO ESTAMOS PISANDO?
title_sort REVISITANDO O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) EM ADMINISTRAÇÃO: EM QUE SOLO PARADIGMÁTICO ESTAMOS PISANDO?
author Cassundé, Fernanda Roda
author_facet Cassundé, Fernanda Roda
Cassundé Junior, Nildo Ferreira
author_role author
author2 Cassundé Junior, Nildo Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cassundé, Fernanda Roda
Cassundé Junior, Nildo Ferreira
description Admitindo-se a importância, em termos gerais e em qualquer área, da análise epistemológica na produção do conhecimento científico, e, especificamente na administração, em termos específicos, este artigo busca analisar a produção de conhecimento de um dos temas que vem ganhando relevância no contexto da produção acadêmica na área, qual seja: a Educação a Distância (EAD). Assim, procura-se revisitar o estado do conhecimento sobre educação a distância em Administração, levantando e analisando os temas/assuntos, demografia de autoria, referências e a base epistemológica de cada artigo. Esta última categoria de análise levou em consideração o trabalho de Burrel e Morgan (1979), que estabelece quatro fronteiras paradigmáticas: funcionalista, interpretativo, humanista radical e estruturalista radical. Os resultados deste estudo podem contribuir para a melhoria da qualidade dos trabalhos elaborados na área.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/158
10.18264/eadf.v3i1.158
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/158
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v3i1.158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/158/41
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 3 No. 1 (2013)
EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 1 (2013)
EaD em Foco; v. 3 n. 1 (2013)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981567450087424