AS CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR PARA EAD: UM ESTUDO DE CASO EM UNIVERSIDADE PÚBLICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CASSUNDÉ, FERNANDA RODA
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: BARBOSA, MILKA ALVES CORREIA, RODRIGUES, NILSON FERNANDO MARCOS, OLIVEIRA, MAURÍCIO VITOR SOUZA, BASTOS, HENNE KELY, SILVA, EVERTON BRUNO DE OLIVEIRA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190502
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar como se apresentam as condições do contexto institucional das instituições de ensino em relação desenvolvimento de competências digitais dos professores para sua atuação na educação a distância. Para responder à pergunta proposta foi realizado um estudo qualitativo interpretativo básico já que se procura compreender as perspectivas das pessoas envolvidas em relação ao objeto de estudo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e análise documental. Como loci para a realização do estudo optou-se pela Universidade Federal de Alagoas e como unidade de análise sugere-se os cursos de administração oferecidos através da UAB. As entrevistas e os documentos foram examinados pela análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados indicam que as capacitações devem ir muito além de competências técnicas, devem abranger também outras competências e habilidades vitais para o pleno ensino como, por exemplo, competências de comunicação, dinâmica e interação. Reconhece-se que a EAD da UFAL possui algumas restrições e limitações que a impedem de atingir uma amplitude maior e alcançar o máximo de qualidade potencial. Assim, estudos mais profundos, com análises específicas nos cernes destes obstáculos se tornam de suma importância para o progresso e melhoria da EAD na UFAL.
id UFSC_49b4143356de4a5b03fe3a843e854b2b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190502
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling AS CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR PARA EAD: UM ESTUDO DE CASO EM UNIVERSIDADE PÚBLICAEste artigo tem como objetivo analisar como se apresentam as condições do contexto institucional das instituições de ensino em relação desenvolvimento de competências digitais dos professores para sua atuação na educação a distância. Para responder à pergunta proposta foi realizado um estudo qualitativo interpretativo básico já que se procura compreender as perspectivas das pessoas envolvidas em relação ao objeto de estudo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e análise documental. Como loci para a realização do estudo optou-se pela Universidade Federal de Alagoas e como unidade de análise sugere-se os cursos de administração oferecidos através da UAB. As entrevistas e os documentos foram examinados pela análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados indicam que as capacitações devem ir muito além de competências técnicas, devem abranger também outras competências e habilidades vitais para o pleno ensino como, por exemplo, competências de comunicação, dinâmica e interação. Reconhece-se que a EAD da UFAL possui algumas restrições e limitações que a impedem de atingir uma amplitude maior e alcançar o máximo de qualidade potencial. Assim, estudos mais profundos, com análises específicas nos cernes destes obstáculos se tornam de suma importância para o progresso e melhoria da EAD na UFAL.INPEAU/UFSC2018-10-16T14:29:46Z2018-10-16T14:29:46Z2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-05-9https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190502CASSUNDÉ, FERNANDA RODABARBOSA, MILKA ALVES CORREIARODRIGUES, NILSON FERNANDO MARCOSOLIVEIRA, MAURÍCIO VITOR SOUZABASTOS, HENNE KELYSILVA, EVERTON BRUNO DE OLIVEIRAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-16T14:29:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190502Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-16T14:29:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv AS CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR PARA EAD: UM ESTUDO DE CASO EM UNIVERSIDADE PÚBLICA
title AS CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR PARA EAD: UM ESTUDO DE CASO EM UNIVERSIDADE PÚBLICA
spellingShingle AS CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR PARA EAD: UM ESTUDO DE CASO EM UNIVERSIDADE PÚBLICA
CASSUNDÉ, FERNANDA RODA
title_short AS CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR PARA EAD: UM ESTUDO DE CASO EM UNIVERSIDADE PÚBLICA
title_full AS CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR PARA EAD: UM ESTUDO DE CASO EM UNIVERSIDADE PÚBLICA
title_fullStr AS CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR PARA EAD: UM ESTUDO DE CASO EM UNIVERSIDADE PÚBLICA
title_full_unstemmed AS CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR PARA EAD: UM ESTUDO DE CASO EM UNIVERSIDADE PÚBLICA
title_sort AS CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR PARA EAD: UM ESTUDO DE CASO EM UNIVERSIDADE PÚBLICA
author CASSUNDÉ, FERNANDA RODA
author_facet CASSUNDÉ, FERNANDA RODA
BARBOSA, MILKA ALVES CORREIA
RODRIGUES, NILSON FERNANDO MARCOS
OLIVEIRA, MAURÍCIO VITOR SOUZA
BASTOS, HENNE KELY
SILVA, EVERTON BRUNO DE OLIVEIRA
author_role author
author2 BARBOSA, MILKA ALVES CORREIA
RODRIGUES, NILSON FERNANDO MARCOS
OLIVEIRA, MAURÍCIO VITOR SOUZA
BASTOS, HENNE KELY
SILVA, EVERTON BRUNO DE OLIVEIRA
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CASSUNDÉ, FERNANDA RODA
BARBOSA, MILKA ALVES CORREIA
RODRIGUES, NILSON FERNANDO MARCOS
OLIVEIRA, MAURÍCIO VITOR SOUZA
BASTOS, HENNE KELY
SILVA, EVERTON BRUNO DE OLIVEIRA
description Este artigo tem como objetivo analisar como se apresentam as condições do contexto institucional das instituições de ensino em relação desenvolvimento de competências digitais dos professores para sua atuação na educação a distância. Para responder à pergunta proposta foi realizado um estudo qualitativo interpretativo básico já que se procura compreender as perspectivas das pessoas envolvidas em relação ao objeto de estudo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e análise documental. Como loci para a realização do estudo optou-se pela Universidade Federal de Alagoas e como unidade de análise sugere-se os cursos de administração oferecidos através da UAB. As entrevistas e os documentos foram examinados pela análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados indicam que as capacitações devem ir muito além de competências técnicas, devem abranger também outras competências e habilidades vitais para o pleno ensino como, por exemplo, competências de comunicação, dinâmica e interação. Reconhece-se que a EAD da UFAL possui algumas restrições e limitações que a impedem de atingir uma amplitude maior e alcançar o máximo de qualidade potencial. Assim, estudos mais profundos, com análises específicas nos cernes destes obstáculos se tornam de suma importância para o progresso e melhoria da EAD na UFAL.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-16T14:29:46Z
2018-10-16T14:29:46Z
2018-10-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-05-9
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190502
identifier_str_mv 978-85-68618-05-9
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651995952709632