Avaliação Social Construtivista de uma Experiência em EAD: o uso do COLLES enquanto instrumento de coleta de dados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassundé, Fernanda Roda
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Edson Gomes, Santos, Laís da Silva, Souza, Adler Henrique Santos, Souza, Graça Suely Gomes, Cirilo, Tamiris Santana Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/339
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo avaliar as expectativas e experiências dos estudantes em relação à disciplina O Estado e os problemas contemporâneos, do Curso de Especialização em Gestão Pública da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Para isso, foi realizada a aplicação do questionário de autoavaliação Colles (Constructivist Online Learning Environment Survey) verificando-se as possíveis mudanças na percepção e comparando-se os resultados do antes e do depois referente a seis dimensões: relevância, reflexão, interação, apoio dos tutores, apoio dos colegas e compreensão. Participaram da pesquisa 97 alunos, em dois momentos diferentes: no início das aulas, para conhecer as expectativas dos estudantes e no final delas, para se ter uma compreensão da realidade vivenciada. Os resultados revelaram que a análise da experiência sempre foi inferior quando comparada à análise da expectativa em todos os aspectos apresentados, evidenciando que alguns participantes sentenciaram não ter alcançado os objetivos pretendidos.Palavras-chave: Colles, Educação a distância, Avaliação, Pós-graduação, PNAP.  Social Constructivist Evaluation of an Experience in Distance Education: the use of Colles as Data Collection InstrumentAbstract This study aims to evaluate the students expectations and experiences regarding the subject "The State and the contemporary problems", in Public Management post-graduation from the Federal University of São Francisco Valley (UNIVASF). For this, the application carried out the self-assessment questionnaire COLLES (Constructivist On-line Learning Environment Survey) checking for possible changes in perception and comparing the results before and after referring to the six dimensions: relevance, reflection, interaction, support tutors, peer support and understanding. The participants were 97 students in two different times at the beginning of classes, to meet the expectations of students and at the end of these, to have an understanding of experienced reality. The results showed that the students' experience overcame the negative assessment in all aspects presented, showing that some participants sentenced not have achieved the intended objectives.Keywords: COLLES, Distance education, Evaluation, Postgraduate studies, PNAP. 
id CECIERJ_d6444154c2a14d6dc53b9e36b235b015
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/339
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Avaliação Social Construtivista de uma Experiência em EAD: o uso do COLLES enquanto instrumento de coleta de dadosO presente trabalho tem como objetivo avaliar as expectativas e experiências dos estudantes em relação à disciplina O Estado e os problemas contemporâneos, do Curso de Especialização em Gestão Pública da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Para isso, foi realizada a aplicação do questionário de autoavaliação Colles (Constructivist Online Learning Environment Survey) verificando-se as possíveis mudanças na percepção e comparando-se os resultados do antes e do depois referente a seis dimensões: relevância, reflexão, interação, apoio dos tutores, apoio dos colegas e compreensão. Participaram da pesquisa 97 alunos, em dois momentos diferentes: no início das aulas, para conhecer as expectativas dos estudantes e no final delas, para se ter uma compreensão da realidade vivenciada. Os resultados revelaram que a análise da experiência sempre foi inferior quando comparada à análise da expectativa em todos os aspectos apresentados, evidenciando que alguns participantes sentenciaram não ter alcançado os objetivos pretendidos.Palavras-chave: Colles, Educação a distância, Avaliação, Pós-graduação, PNAP.  Social Constructivist Evaluation of an Experience in Distance Education: the use of Colles as Data Collection InstrumentAbstract This study aims to evaluate the students expectations and experiences regarding the subject "The State and the contemporary problems", in Public Management post-graduation from the Federal University of São Francisco Valley (UNIVASF). For this, the application carried out the self-assessment questionnaire COLLES (Constructivist On-line Learning Environment Survey) checking for possible changes in perception and comparing the results before and after referring to the six dimensions: relevance, reflection, interaction, support tutors, peer support and understanding. The participants were 97 students in two different times at the beginning of classes, to meet the expectations of students and at the end of these, to have an understanding of experienced reality. The results showed that the students' experience overcame the negative assessment in all aspects presented, showing that some participants sentenced not have achieved the intended objectives.Keywords: COLLES, Distance education, Evaluation, Postgraduate studies, PNAP. Fundação Cecierj2016-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/33910.18264/eadf.v6i2.339EaD em Foco; Vol. 6 No. 2 (2016)EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 2 (2016)EaD em Foco; v. 6 n. 2 (2016)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/339/175Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessCassundé, Fernanda RodaSilva, Edson GomesSantos, Laís da SilvaSouza, Adler Henrique SantosSouza, Graça Suely GomesCirilo, Tamiris Santana Pereira2020-01-18T11:02:18ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação Social Construtivista de uma Experiência em EAD: o uso do COLLES enquanto instrumento de coleta de dados
title Avaliação Social Construtivista de uma Experiência em EAD: o uso do COLLES enquanto instrumento de coleta de dados
spellingShingle Avaliação Social Construtivista de uma Experiência em EAD: o uso do COLLES enquanto instrumento de coleta de dados
Cassundé, Fernanda Roda
title_short Avaliação Social Construtivista de uma Experiência em EAD: o uso do COLLES enquanto instrumento de coleta de dados
title_full Avaliação Social Construtivista de uma Experiência em EAD: o uso do COLLES enquanto instrumento de coleta de dados
title_fullStr Avaliação Social Construtivista de uma Experiência em EAD: o uso do COLLES enquanto instrumento de coleta de dados
title_full_unstemmed Avaliação Social Construtivista de uma Experiência em EAD: o uso do COLLES enquanto instrumento de coleta de dados
title_sort Avaliação Social Construtivista de uma Experiência em EAD: o uso do COLLES enquanto instrumento de coleta de dados
author Cassundé, Fernanda Roda
author_facet Cassundé, Fernanda Roda
Silva, Edson Gomes
Santos, Laís da Silva
Souza, Adler Henrique Santos
Souza, Graça Suely Gomes
Cirilo, Tamiris Santana Pereira
author_role author
author2 Silva, Edson Gomes
Santos, Laís da Silva
Souza, Adler Henrique Santos
Souza, Graça Suely Gomes
Cirilo, Tamiris Santana Pereira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cassundé, Fernanda Roda
Silva, Edson Gomes
Santos, Laís da Silva
Souza, Adler Henrique Santos
Souza, Graça Suely Gomes
Cirilo, Tamiris Santana Pereira
description O presente trabalho tem como objetivo avaliar as expectativas e experiências dos estudantes em relação à disciplina O Estado e os problemas contemporâneos, do Curso de Especialização em Gestão Pública da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Para isso, foi realizada a aplicação do questionário de autoavaliação Colles (Constructivist Online Learning Environment Survey) verificando-se as possíveis mudanças na percepção e comparando-se os resultados do antes e do depois referente a seis dimensões: relevância, reflexão, interação, apoio dos tutores, apoio dos colegas e compreensão. Participaram da pesquisa 97 alunos, em dois momentos diferentes: no início das aulas, para conhecer as expectativas dos estudantes e no final delas, para se ter uma compreensão da realidade vivenciada. Os resultados revelaram que a análise da experiência sempre foi inferior quando comparada à análise da expectativa em todos os aspectos apresentados, evidenciando que alguns participantes sentenciaram não ter alcançado os objetivos pretendidos.Palavras-chave: Colles, Educação a distância, Avaliação, Pós-graduação, PNAP.  Social Constructivist Evaluation of an Experience in Distance Education: the use of Colles as Data Collection InstrumentAbstract This study aims to evaluate the students expectations and experiences regarding the subject "The State and the contemporary problems", in Public Management post-graduation from the Federal University of São Francisco Valley (UNIVASF). For this, the application carried out the self-assessment questionnaire COLLES (Constructivist On-line Learning Environment Survey) checking for possible changes in perception and comparing the results before and after referring to the six dimensions: relevance, reflection, interaction, support tutors, peer support and understanding. The participants were 97 students in two different times at the beginning of classes, to meet the expectations of students and at the end of these, to have an understanding of experienced reality. The results showed that the students' experience overcame the negative assessment in all aspects presented, showing that some participants sentenced not have achieved the intended objectives.Keywords: COLLES, Distance education, Evaluation, Postgraduate studies, PNAP. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/339
10.18264/eadf.v6i2.339
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/339
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v6i2.339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/339/175
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 6 No. 2 (2016)
EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 2 (2016)
EaD em Foco; v. 6 n. 2 (2016)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798316347844722688