GESTÃO DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE SOBRE O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO CEDERJ - POLO DE ITAPERUNA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo Filho, Edson Terra
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Marins, Cristiano Souza, Lira, Rodrigo Anido
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/179
Resumo: A proposta deste trabalho foi investigar o modelo de gestão da avaliação da aprendizagem adotado pelo Consórcio Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro - CEDERJ, visando verificar se atende aos preceitos norteadores estabelecidos pelo Ministério da Educação, por meio dos Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Para o atendimento desse objetivo, utilizou-se como metodologia, inicialmente, a revisão bibliográfica sobre o tema corrente. Posteriormente foram realizadas entrevistas com tutores presenciais e com o coordenador do curso de Administração do CEDERJ do Polo de Itaperuna, visando analisar as práticas da instituição em relação à gestão da avaliação da aprendizagem. A partir da coleta de dados foi utilizado o método de análise de conteúdo, de modo a verificar a aderência do modelo estudado ao referencial teórico. A partir da análise dos resultados da pesquisa, à luz da metodologia adotada, pôde-se constatar que o modelo estudado efetivamente se enquadra nas diretrizes adotadas como referencial. Apesar disso, visando contribuir com a melhora constante dos aspectos relacionados à Educação a Distância (EaD), este trabalho sugere algumas adequações para tornar o modelo em questão ainda mais eficiente.      Palavras-chave: Educação a distância (EaD). Gestão da avaliação da aprendizagem. CEDERJ. Ensino de Administração. 
id CECIERJ_9b8343d97213ec15b5907c75183afc27
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/179
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling GESTÃO DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE SOBRE O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO CEDERJ - POLO DE ITAPERUNAA proposta deste trabalho foi investigar o modelo de gestão da avaliação da aprendizagem adotado pelo Consórcio Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro - CEDERJ, visando verificar se atende aos preceitos norteadores estabelecidos pelo Ministério da Educação, por meio dos Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Para o atendimento desse objetivo, utilizou-se como metodologia, inicialmente, a revisão bibliográfica sobre o tema corrente. Posteriormente foram realizadas entrevistas com tutores presenciais e com o coordenador do curso de Administração do CEDERJ do Polo de Itaperuna, visando analisar as práticas da instituição em relação à gestão da avaliação da aprendizagem. A partir da coleta de dados foi utilizado o método de análise de conteúdo, de modo a verificar a aderência do modelo estudado ao referencial teórico. A partir da análise dos resultados da pesquisa, à luz da metodologia adotada, pôde-se constatar que o modelo estudado efetivamente se enquadra nas diretrizes adotadas como referencial. Apesar disso, visando contribuir com a melhora constante dos aspectos relacionados à Educação a Distância (EaD), este trabalho sugere algumas adequações para tornar o modelo em questão ainda mais eficiente.      Palavras-chave: Educação a distância (EaD). Gestão da avaliação da aprendizagem. CEDERJ. Ensino de Administração. Fundação Cecierj2014-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/17910.18264/eadf.v4i1.179EaD em Foco; Vol. 4 No. 1 (2014)EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 1 (2014)EaD em Foco; v. 4 n. 1 (2014)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/179/52Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo Filho, Edson TerraMarins, Cristiano SouzaLira, Rodrigo Anido2022-05-27T13:14:57ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE SOBRE O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO CEDERJ - POLO DE ITAPERUNA
title GESTÃO DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE SOBRE O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO CEDERJ - POLO DE ITAPERUNA
spellingShingle GESTÃO DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE SOBRE O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO CEDERJ - POLO DE ITAPERUNA
Azevedo Filho, Edson Terra
title_short GESTÃO DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE SOBRE O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO CEDERJ - POLO DE ITAPERUNA
title_full GESTÃO DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE SOBRE O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO CEDERJ - POLO DE ITAPERUNA
title_fullStr GESTÃO DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE SOBRE O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO CEDERJ - POLO DE ITAPERUNA
title_full_unstemmed GESTÃO DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE SOBRE O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO CEDERJ - POLO DE ITAPERUNA
title_sort GESTÃO DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE SOBRE O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO CEDERJ - POLO DE ITAPERUNA
author Azevedo Filho, Edson Terra
author_facet Azevedo Filho, Edson Terra
Marins, Cristiano Souza
Lira, Rodrigo Anido
author_role author
author2 Marins, Cristiano Souza
Lira, Rodrigo Anido
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo Filho, Edson Terra
Marins, Cristiano Souza
Lira, Rodrigo Anido
description A proposta deste trabalho foi investigar o modelo de gestão da avaliação da aprendizagem adotado pelo Consórcio Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro - CEDERJ, visando verificar se atende aos preceitos norteadores estabelecidos pelo Ministério da Educação, por meio dos Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Para o atendimento desse objetivo, utilizou-se como metodologia, inicialmente, a revisão bibliográfica sobre o tema corrente. Posteriormente foram realizadas entrevistas com tutores presenciais e com o coordenador do curso de Administração do CEDERJ do Polo de Itaperuna, visando analisar as práticas da instituição em relação à gestão da avaliação da aprendizagem. A partir da coleta de dados foi utilizado o método de análise de conteúdo, de modo a verificar a aderência do modelo estudado ao referencial teórico. A partir da análise dos resultados da pesquisa, à luz da metodologia adotada, pôde-se constatar que o modelo estudado efetivamente se enquadra nas diretrizes adotadas como referencial. Apesar disso, visando contribuir com a melhora constante dos aspectos relacionados à Educação a Distância (EaD), este trabalho sugere algumas adequações para tornar o modelo em questão ainda mais eficiente.      Palavras-chave: Educação a distância (EaD). Gestão da avaliação da aprendizagem. CEDERJ. Ensino de Administração. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/179
10.18264/eadf.v4i1.179
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/179
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v4i1.179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/179/52
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 4 No. 1 (2014)
EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 1 (2014)
EaD em Foco; v. 4 n. 1 (2014)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814253788997877760