Caminhos da Política Nacional de Formação de Professores na Modalidade a Distância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EAD em Foco |
Texto Completo: | https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/332 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo examinar os caminhos percorridos pelas políticas públicas de formação de professores na modalidade a distância, através da rede pública de educação superior, a partir de três seções: a escolha do Estado brasileiro pela modalidade a distância na formação inicial e continuada de professores, apoiando-se em Kingdon (2007) para explicitar a eleição de tal política; a criação da UAB e a formação de professores como sinônimo de democratização do acesso ao ensino superior brasileiro pela rede pública de educação a distância (EaD); e a escolha da Capes para a operacionalização das políticas de formação de professores no país. O trabalho teve como procedimento metodológico a análise documental de leis e decretos que nos levaram a afirmar que as políticas nacionais de formação docente, através da UAB e da Parfor, movimentaram a EaD da periferia para o centro das políticas do MEC e, desde 2009, buscam novos caminhos com a operacionalização pela Nova Capes.Palavras-chave: Políticas de formação de professores; UAB; Nova Capes. Paths of National Teacher Education Policy in Distance Learning Mode AbstractThis paper aims to examine public policies related to teachers formation in distance learning courses in three areas: the Brazilian state choice for undergraduate and continuing education for teachers, based in Kingdon (2007) to explain this selection; the creation of the Brazilian Open University: UAB: and teachers formation as a synonym for democratization of distance learning education; and the election of CAPES to operate these policies. As for methodology, this work has made use of documental analyzes of laws and decrees, and it can be concluded that, through UAB and PARFOR, the national policies for teachers formation have put distance learning education in the centre of the Ministry of Education agenda and since 2009 have been searching for new ways to operate with the New CAPES.Keywords: Public policies related to teachers formation; Brazilian Open University: UAB; New CAPES. |
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Caminhos da Política Nacional de Formação de Professores na Modalidade a DistânciaEste artigo tem por objetivo examinar os caminhos percorridos pelas políticas públicas de formação de professores na modalidade a distância, através da rede pública de educação superior, a partir de três seções: a escolha do Estado brasileiro pela modalidade a distância na formação inicial e continuada de professores, apoiando-se em Kingdon (2007) para explicitar a eleição de tal política; a criação da UAB e a formação de professores como sinônimo de democratização do acesso ao ensino superior brasileiro pela rede pública de educação a distância (EaD); e a escolha da Capes para a operacionalização das políticas de formação de professores no país. O trabalho teve como procedimento metodológico a análise documental de leis e decretos que nos levaram a afirmar que as políticas nacionais de formação docente, através da UAB e da Parfor, movimentaram a EaD da periferia para o centro das políticas do MEC e, desde 2009, buscam novos caminhos com a operacionalização pela Nova Capes.Palavras-chave: Políticas de formação de professores; UAB; Nova Capes. Paths of National Teacher Education Policy in Distance Learning Mode AbstractThis paper aims to examine public policies related to teachers formation in distance learning courses in three areas: the Brazilian state choice for undergraduate and continuing education for teachers, based in Kingdon (2007) to explain this selection; the creation of the Brazilian Open University: UAB: and teachers formation as a synonym for democratization of distance learning education; and the election of CAPES to operate these policies. As for methodology, this work has made use of documental analyzes of laws and decrees, and it can be concluded that, through UAB and PARFOR, the national policies for teachers formation have put distance learning education in the centre of the Ministry of Education agenda and since 2009 have been searching for new ways to operate with the New CAPES.Keywords: Public policies related to teachers formation; Brazilian Open University: UAB; New CAPES.Fundação Cecierj2016-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/33210.18264/eadf.v6i1.332EaD em Foco; Vol. 6 No. 1 (2016)EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 1 (2016)EaD em Foco; v. 6 n. 1 (2016)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/332/158Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa Santos, Camila SilvaBernardino de Campos, Gilda Helena2020-01-18T11:07:57ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG |
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