Potencial Educativo do Jogo Perguntados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mantilla, Samira Pirola Santos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Alves, Nathalia Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/298
Resumo: Os jogos podem ser utilizados para potencializar a educação de forma lúdica e motivadora. O jogo Perguntados é um aplicativo do tipo Quiz on-line muito apreciado por estudantes e público em geral, podendo ser utilizado em dispositivos móveis como smartphones e tablets. O jogo permite ao usuário vincular contas do Facebook para que eles possam desafiar seus amigos entre outras características que motivam o jogador.  O objetivo desta pesquisa foi analisar o potencial do uso desse jogo na educação por meio de um questionário disponibilizado no Facebook. Observou-se que a maioria dos usuários concorda que receber bônus (personagens), saber a sua posição no ranking e a vontade de ganhar estimulam o jogador. Além disso, a maioria concorda que ficam concentrados quando estão jogando, aprendem algum conceito durante o jogo, acreditam que o jogo pode ser utilizado como complementar em alguma disciplina e que está adequado à sua maneira de aprender. Entretanto, a maioria (53%) discorda que, após jogar, fica com vontade de pesquisar assuntos abordados no jogo. Esse jogo pode ser usado na educação por apresentar elementos que estimulam o jogador e por abordar diferentes temas, entretanto, as perguntas deveriam ser feitas por especialistas da área e não pelos próprios jogadores.Palavras-chave: Jogos eletrônicos; Quiz; Aprendizagem móvel; Educação. Educative Potential of Perguntados GameAbstract Games give potential to education in an interesting way. The game Perguntados is an App ? a type of online quiz very appreciated by students and the general public?and it can be used on mobile devices such as smartphones and tablets. The game allows the users to synchronize their Facebook account, so they can challenge their friends.  Most users agree that receiving badges (characters) and knowing their position in the rankings, encourage the player to win. Additionally, most of the users agree that they stay focused when are playing, they learn some concept during the game, and they believe that the game can be used as a complement in any subject and it is an effective way to learn. However, most users (53%) disagree that after playing they feel interested in looking for more information about the content of the questions. According to most of the users, the game Perguntados can be used in education by presenting elements that stimulate the player and by addressing different issues, however, questions should be made by experts in each field and not by the players themselves.Key words: Eletronic games; Quiz; Mobile learning; Education.
id CECIERJ_a2f46c3136821847462aeb97d298101d
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/298
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Potencial Educativo do Jogo PerguntadosOs jogos podem ser utilizados para potencializar a educação de forma lúdica e motivadora. O jogo Perguntados é um aplicativo do tipo Quiz on-line muito apreciado por estudantes e público em geral, podendo ser utilizado em dispositivos móveis como smartphones e tablets. O jogo permite ao usuário vincular contas do Facebook para que eles possam desafiar seus amigos entre outras características que motivam o jogador.  O objetivo desta pesquisa foi analisar o potencial do uso desse jogo na educação por meio de um questionário disponibilizado no Facebook. Observou-se que a maioria dos usuários concorda que receber bônus (personagens), saber a sua posição no ranking e a vontade de ganhar estimulam o jogador. Além disso, a maioria concorda que ficam concentrados quando estão jogando, aprendem algum conceito durante o jogo, acreditam que o jogo pode ser utilizado como complementar em alguma disciplina e que está adequado à sua maneira de aprender. Entretanto, a maioria (53%) discorda que, após jogar, fica com vontade de pesquisar assuntos abordados no jogo. Esse jogo pode ser usado na educação por apresentar elementos que estimulam o jogador e por abordar diferentes temas, entretanto, as perguntas deveriam ser feitas por especialistas da área e não pelos próprios jogadores.Palavras-chave: Jogos eletrônicos; Quiz; Aprendizagem móvel; Educação. Educative Potential of Perguntados GameAbstract Games give potential to education in an interesting way. The game Perguntados is an App ? a type of online quiz very appreciated by students and the general public?and it can be used on mobile devices such as smartphones and tablets. The game allows the users to synchronize their Facebook account, so they can challenge their friends.  Most users agree that receiving badges (characters) and knowing their position in the rankings, encourage the player to win. Additionally, most of the users agree that they stay focused when are playing, they learn some concept during the game, and they believe that the game can be used as a complement in any subject and it is an effective way to learn. However, most users (53%) disagree that after playing they feel interested in looking for more information about the content of the questions. According to most of the users, the game Perguntados can be used in education by presenting elements that stimulate the player and by addressing different issues, however, questions should be made by experts in each field and not by the players themselves.Key words: Eletronic games; Quiz; Mobile learning; Education.Fundação Cecierj2015-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/29810.18264/eadf.v5i1.298EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2015)EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2015)EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2015)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/298/93Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessMantilla, Samira Pirola SantosAlves, Nathalia Costa2020-06-18T22:03:46ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Potencial Educativo do Jogo Perguntados
title Potencial Educativo do Jogo Perguntados
spellingShingle Potencial Educativo do Jogo Perguntados
Mantilla, Samira Pirola Santos
title_short Potencial Educativo do Jogo Perguntados
title_full Potencial Educativo do Jogo Perguntados
title_fullStr Potencial Educativo do Jogo Perguntados
title_full_unstemmed Potencial Educativo do Jogo Perguntados
title_sort Potencial Educativo do Jogo Perguntados
author Mantilla, Samira Pirola Santos
author_facet Mantilla, Samira Pirola Santos
Alves, Nathalia Costa
author_role author
author2 Alves, Nathalia Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mantilla, Samira Pirola Santos
Alves, Nathalia Costa
description Os jogos podem ser utilizados para potencializar a educação de forma lúdica e motivadora. O jogo Perguntados é um aplicativo do tipo Quiz on-line muito apreciado por estudantes e público em geral, podendo ser utilizado em dispositivos móveis como smartphones e tablets. O jogo permite ao usuário vincular contas do Facebook para que eles possam desafiar seus amigos entre outras características que motivam o jogador.  O objetivo desta pesquisa foi analisar o potencial do uso desse jogo na educação por meio de um questionário disponibilizado no Facebook. Observou-se que a maioria dos usuários concorda que receber bônus (personagens), saber a sua posição no ranking e a vontade de ganhar estimulam o jogador. Além disso, a maioria concorda que ficam concentrados quando estão jogando, aprendem algum conceito durante o jogo, acreditam que o jogo pode ser utilizado como complementar em alguma disciplina e que está adequado à sua maneira de aprender. Entretanto, a maioria (53%) discorda que, após jogar, fica com vontade de pesquisar assuntos abordados no jogo. Esse jogo pode ser usado na educação por apresentar elementos que estimulam o jogador e por abordar diferentes temas, entretanto, as perguntas deveriam ser feitas por especialistas da área e não pelos próprios jogadores.Palavras-chave: Jogos eletrônicos; Quiz; Aprendizagem móvel; Educação. Educative Potential of Perguntados GameAbstract Games give potential to education in an interesting way. The game Perguntados is an App ? a type of online quiz very appreciated by students and the general public?and it can be used on mobile devices such as smartphones and tablets. The game allows the users to synchronize their Facebook account, so they can challenge their friends.  Most users agree that receiving badges (characters) and knowing their position in the rankings, encourage the player to win. Additionally, most of the users agree that they stay focused when are playing, they learn some concept during the game, and they believe that the game can be used as a complement in any subject and it is an effective way to learn. However, most users (53%) disagree that after playing they feel interested in looking for more information about the content of the questions. According to most of the users, the game Perguntados can be used in education by presenting elements that stimulate the player and by addressing different issues, however, questions should be made by experts in each field and not by the players themselves.Key words: Eletronic games; Quiz; Mobile learning; Education.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/298
10.18264/eadf.v5i1.298
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/298
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v5i1.298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/298/93
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2015)
EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2015)
EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2015)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798316347801731072