Recursos Educacionais Abertos para o Curso de Ciências Biológicas do Consórcio Cederj: Produção, Uso e Disponibilização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mantilla, Samira Pirola Santos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: da Fonseca, Carmem Adilia Simões, Alves, Nathalia Costa, Perdigão, Luciana Tavares, Salvador, Daniel Fábio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/305
Resumo: Este trabalho visa descrever e fazer uma reflexão sobre o processo de produção e uso de Recursos Educacionais Abertos (REAs) no curso semipresencial de Ciências Biológicas do Consórcio Cederj em uma perspectiva evolutiva histórica, inicialmente mais focado na produção intensiva de REAs e posteriormente no maior apoio aos docentes para seleção e uso desses recursos disponíveis na web. Para isso, foi feito um levantamento da quantidade de REAs produzidos e disponibilizados para os alunos desde 2003 até 2013 e também uma análise do seu uso para todas as disciplinas no ambiente de aprendizagem virtual do curso. Verificou-se que houve uma mudança de paradigma do uso, produção e disponibilização de REAs para a sala de aula virtual, que se traduziu em benefício de enriquecimento quantitativo de recursos multimídias para os alunos, visto que de 2012 a 2013 houve um aumento de 63% da disponibilização de REAs nas disciplinas. Palavras-chave: REAs; Ciências Biológicas; Ambiente virtual de aprendizagem; Moodle.  Open Educational Resources for the Course of Biological Sciences at the Cederj Consotium: Production, Use and AvailabilityAbstract This paper aims to describe and to reflect on the process of production and use of Open Educational Resources (OER) in the Biology undergraduate program of the Consórcio Cederj in a historical evolutionary perspective, initially focused on intensive production of OER and later on giving support to teachers for the selection and use of these resources available on the web. A survey was made to discover the amount of OER produced and made available to students from 2003 to 2013. There was also a review of its use for all subjects in a virtual learning environment (VLE) of the biological sciences course. It was found that there was a paradigm change of the use, production, and availability of OER in the virtual learning environment that resulted in favor of quantitative enrichment of multimedia resources for students. From 2012 to 2013 there was an increase of 63 % of availability of OER in the subjects.Keywords: OER; Biology; VLE; Moodle.
id CECIERJ_a978b6e06c4c9ddaf609a4abdb62f420
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/305
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Recursos Educacionais Abertos para o Curso de Ciências Biológicas do Consórcio Cederj: Produção, Uso e DisponibilizaçãoEste trabalho visa descrever e fazer uma reflexão sobre o processo de produção e uso de Recursos Educacionais Abertos (REAs) no curso semipresencial de Ciências Biológicas do Consórcio Cederj em uma perspectiva evolutiva histórica, inicialmente mais focado na produção intensiva de REAs e posteriormente no maior apoio aos docentes para seleção e uso desses recursos disponíveis na web. Para isso, foi feito um levantamento da quantidade de REAs produzidos e disponibilizados para os alunos desde 2003 até 2013 e também uma análise do seu uso para todas as disciplinas no ambiente de aprendizagem virtual do curso. Verificou-se que houve uma mudança de paradigma do uso, produção e disponibilização de REAs para a sala de aula virtual, que se traduziu em benefício de enriquecimento quantitativo de recursos multimídias para os alunos, visto que de 2012 a 2013 houve um aumento de 63% da disponibilização de REAs nas disciplinas. Palavras-chave: REAs; Ciências Biológicas; Ambiente virtual de aprendizagem; Moodle.  Open Educational Resources for the Course of Biological Sciences at the Cederj Consotium: Production, Use and AvailabilityAbstract This paper aims to describe and to reflect on the process of production and use of Open Educational Resources (OER) in the Biology undergraduate program of the Consórcio Cederj in a historical evolutionary perspective, initially focused on intensive production of OER and later on giving support to teachers for the selection and use of these resources available on the web. A survey was made to discover the amount of OER produced and made available to students from 2003 to 2013. There was also a review of its use for all subjects in a virtual learning environment (VLE) of the biological sciences course. It was found that there was a paradigm change of the use, production, and availability of OER in the virtual learning environment that resulted in favor of quantitative enrichment of multimedia resources for students. From 2012 to 2013 there was an increase of 63 % of availability of OER in the subjects.Keywords: OER; Biology; VLE; Moodle.Fundação Cecierj2015-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/30510.18264/eadf.v5i1.305EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2015)EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2015)EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2015)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/305/106Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessMantilla, Samira Pirola Santosda Fonseca, Carmem Adilia SimõesAlves, Nathalia CostaPerdigão, Luciana TavaresSalvador, Daniel Fábio2020-06-18T22:03:46ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Recursos Educacionais Abertos para o Curso de Ciências Biológicas do Consórcio Cederj: Produção, Uso e Disponibilização
title Recursos Educacionais Abertos para o Curso de Ciências Biológicas do Consórcio Cederj: Produção, Uso e Disponibilização
spellingShingle Recursos Educacionais Abertos para o Curso de Ciências Biológicas do Consórcio Cederj: Produção, Uso e Disponibilização
Mantilla, Samira Pirola Santos
title_short Recursos Educacionais Abertos para o Curso de Ciências Biológicas do Consórcio Cederj: Produção, Uso e Disponibilização
title_full Recursos Educacionais Abertos para o Curso de Ciências Biológicas do Consórcio Cederj: Produção, Uso e Disponibilização
title_fullStr Recursos Educacionais Abertos para o Curso de Ciências Biológicas do Consórcio Cederj: Produção, Uso e Disponibilização
title_full_unstemmed Recursos Educacionais Abertos para o Curso de Ciências Biológicas do Consórcio Cederj: Produção, Uso e Disponibilização
title_sort Recursos Educacionais Abertos para o Curso de Ciências Biológicas do Consórcio Cederj: Produção, Uso e Disponibilização
author Mantilla, Samira Pirola Santos
author_facet Mantilla, Samira Pirola Santos
da Fonseca, Carmem Adilia Simões
Alves, Nathalia Costa
Perdigão, Luciana Tavares
Salvador, Daniel Fábio
author_role author
author2 da Fonseca, Carmem Adilia Simões
Alves, Nathalia Costa
Perdigão, Luciana Tavares
Salvador, Daniel Fábio
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mantilla, Samira Pirola Santos
da Fonseca, Carmem Adilia Simões
Alves, Nathalia Costa
Perdigão, Luciana Tavares
Salvador, Daniel Fábio
description Este trabalho visa descrever e fazer uma reflexão sobre o processo de produção e uso de Recursos Educacionais Abertos (REAs) no curso semipresencial de Ciências Biológicas do Consórcio Cederj em uma perspectiva evolutiva histórica, inicialmente mais focado na produção intensiva de REAs e posteriormente no maior apoio aos docentes para seleção e uso desses recursos disponíveis na web. Para isso, foi feito um levantamento da quantidade de REAs produzidos e disponibilizados para os alunos desde 2003 até 2013 e também uma análise do seu uso para todas as disciplinas no ambiente de aprendizagem virtual do curso. Verificou-se que houve uma mudança de paradigma do uso, produção e disponibilização de REAs para a sala de aula virtual, que se traduziu em benefício de enriquecimento quantitativo de recursos multimídias para os alunos, visto que de 2012 a 2013 houve um aumento de 63% da disponibilização de REAs nas disciplinas. Palavras-chave: REAs; Ciências Biológicas; Ambiente virtual de aprendizagem; Moodle.  Open Educational Resources for the Course of Biological Sciences at the Cederj Consotium: Production, Use and AvailabilityAbstract This paper aims to describe and to reflect on the process of production and use of Open Educational Resources (OER) in the Biology undergraduate program of the Consórcio Cederj in a historical evolutionary perspective, initially focused on intensive production of OER and later on giving support to teachers for the selection and use of these resources available on the web. A survey was made to discover the amount of OER produced and made available to students from 2003 to 2013. There was also a review of its use for all subjects in a virtual learning environment (VLE) of the biological sciences course. It was found that there was a paradigm change of the use, production, and availability of OER in the virtual learning environment that resulted in favor of quantitative enrichment of multimedia resources for students. From 2012 to 2013 there was an increase of 63 % of availability of OER in the subjects.Keywords: OER; Biology; VLE; Moodle.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/305
10.18264/eadf.v5i1.305
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/305
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v5i1.305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/305/106
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2015)
EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2015)
EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2015)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981567585353728