Projeto E-book Cederj: Proposta, Metodologia de Execução E Análise Inicial de Resultados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perdigão, Luciana Tavares
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Mantilla, Samira Pirola Santos, Salvador, Daniel Fábio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/302
Resumo: O Projeto E-book Cederj foi desenvolvido na Fundação Cecierj e consiste num sistema dinâmico que transforma os cadernos didáticos impressos em livros digitais que podem ser enriquecidos de recursos multimídia e atividades na plataforma Moodle sugeridos pelos professores dos cursos de graduação. O objetivo da pesquisa foi apresentar e analisar o processo de criação do E-book, bem como o volume de recursos multimídia utilizados na fase piloto do Projeto para os diversos cursos de graduação a distância do Consórcio Cederj. As categorias de recursos multimídia utilizadas no Projeto foram: animação, atividade, arquivo, áudio, fórum, imagem, site, texto e vídeo. Observa-se que houve um aumento de 65% de recursos adicionados do mês de setembro até o mês de novembro. Os recursos mais utilizados nos E-books foram a animação (37%), seguida pelo site (22%) e pelo vídeo (19%). O Projeto tem encontrado forte adesão dos coordenadores de disciplina do Consórcio Cederj bem como expande possibilidades para integração didática de diferentes mídias e plataformas sempre mantendo a autonomia do professor. Palavras-chave: E-Book; Multimídia; Livros didáticos; Animações.E-book Cederj Project: Proposal, Implementation Methodology and Initial Analysis of ResultsAbstractThe E-book Cederj Project was developed by a team of experts from the Department of Digital Media at Cecierj Foundation and consists of a dynamic system that transforms the didactic books into digital books and can be improved with multimedia features and Moodle activities which are suggested by teachers from each degree course. The research objective was to present the process of e-book creation and analyze the amount available multimedia resources in E-books for undergraduate courses e-learning at the Cederj Consortium. The types of multimedia resources are: animation, file, activity, audio, forum, picture, website, text, and video. We note that there was an 65% increase of features added in the month of September to November. The resources most commonly used in E-books were animation with 37%, followed by site (22%) and video (19%). The project has support from the Cederj discipline coordinators, and it is expanding opportunities for didactic integration of different media and platforms, while maintaining the autonomy of the teacher.Keywords: E-Book; Multimedia; Didactics books; Animations.
id CECIERJ_a6ec0f2549fc30063396de4bcdf4eba2
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/302
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Projeto E-book Cederj: Proposta, Metodologia de Execução E Análise Inicial de ResultadosO Projeto E-book Cederj foi desenvolvido na Fundação Cecierj e consiste num sistema dinâmico que transforma os cadernos didáticos impressos em livros digitais que podem ser enriquecidos de recursos multimídia e atividades na plataforma Moodle sugeridos pelos professores dos cursos de graduação. O objetivo da pesquisa foi apresentar e analisar o processo de criação do E-book, bem como o volume de recursos multimídia utilizados na fase piloto do Projeto para os diversos cursos de graduação a distância do Consórcio Cederj. As categorias de recursos multimídia utilizadas no Projeto foram: animação, atividade, arquivo, áudio, fórum, imagem, site, texto e vídeo. Observa-se que houve um aumento de 65% de recursos adicionados do mês de setembro até o mês de novembro. Os recursos mais utilizados nos E-books foram a animação (37%), seguida pelo site (22%) e pelo vídeo (19%). O Projeto tem encontrado forte adesão dos coordenadores de disciplina do Consórcio Cederj bem como expande possibilidades para integração didática de diferentes mídias e plataformas sempre mantendo a autonomia do professor. Palavras-chave: E-Book; Multimídia; Livros didáticos; Animações.E-book Cederj Project: Proposal, Implementation Methodology and Initial Analysis of ResultsAbstractThe E-book Cederj Project was developed by a team of experts from the Department of Digital Media at Cecierj Foundation and consists of a dynamic system that transforms the didactic books into digital books and can be improved with multimedia features and Moodle activities which are suggested by teachers from each degree course. The research objective was to present the process of e-book creation and analyze the amount available multimedia resources in E-books for undergraduate courses e-learning at the Cederj Consortium. The types of multimedia resources are: animation, file, activity, audio, forum, picture, website, text, and video. We note that there was an 65% increase of features added in the month of September to November. The resources most commonly used in E-books were animation with 37%, followed by site (22%) and video (19%). The project has support from the Cederj discipline coordinators, and it is expanding opportunities for didactic integration of different media and platforms, while maintaining the autonomy of the teacher.Keywords: E-Book; Multimedia; Didactics books; Animations.Fundação Cecierj2015-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/30210.18264/eadf.v5i1.302EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2015)EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2015)EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2015)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/302/102Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessPerdigão, Luciana TavaresMantilla, Samira Pirola SantosSalvador, Daniel Fábio2020-06-18T22:03:46ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Projeto E-book Cederj: Proposta, Metodologia de Execução E Análise Inicial de Resultados
title Projeto E-book Cederj: Proposta, Metodologia de Execução E Análise Inicial de Resultados
spellingShingle Projeto E-book Cederj: Proposta, Metodologia de Execução E Análise Inicial de Resultados
Perdigão, Luciana Tavares
title_short Projeto E-book Cederj: Proposta, Metodologia de Execução E Análise Inicial de Resultados
title_full Projeto E-book Cederj: Proposta, Metodologia de Execução E Análise Inicial de Resultados
title_fullStr Projeto E-book Cederj: Proposta, Metodologia de Execução E Análise Inicial de Resultados
title_full_unstemmed Projeto E-book Cederj: Proposta, Metodologia de Execução E Análise Inicial de Resultados
title_sort Projeto E-book Cederj: Proposta, Metodologia de Execução E Análise Inicial de Resultados
author Perdigão, Luciana Tavares
author_facet Perdigão, Luciana Tavares
Mantilla, Samira Pirola Santos
Salvador, Daniel Fábio
author_role author
author2 Mantilla, Samira Pirola Santos
Salvador, Daniel Fábio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perdigão, Luciana Tavares
Mantilla, Samira Pirola Santos
Salvador, Daniel Fábio
description O Projeto E-book Cederj foi desenvolvido na Fundação Cecierj e consiste num sistema dinâmico que transforma os cadernos didáticos impressos em livros digitais que podem ser enriquecidos de recursos multimídia e atividades na plataforma Moodle sugeridos pelos professores dos cursos de graduação. O objetivo da pesquisa foi apresentar e analisar o processo de criação do E-book, bem como o volume de recursos multimídia utilizados na fase piloto do Projeto para os diversos cursos de graduação a distância do Consórcio Cederj. As categorias de recursos multimídia utilizadas no Projeto foram: animação, atividade, arquivo, áudio, fórum, imagem, site, texto e vídeo. Observa-se que houve um aumento de 65% de recursos adicionados do mês de setembro até o mês de novembro. Os recursos mais utilizados nos E-books foram a animação (37%), seguida pelo site (22%) e pelo vídeo (19%). O Projeto tem encontrado forte adesão dos coordenadores de disciplina do Consórcio Cederj bem como expande possibilidades para integração didática de diferentes mídias e plataformas sempre mantendo a autonomia do professor. Palavras-chave: E-Book; Multimídia; Livros didáticos; Animações.E-book Cederj Project: Proposal, Implementation Methodology and Initial Analysis of ResultsAbstractThe E-book Cederj Project was developed by a team of experts from the Department of Digital Media at Cecierj Foundation and consists of a dynamic system that transforms the didactic books into digital books and can be improved with multimedia features and Moodle activities which are suggested by teachers from each degree course. The research objective was to present the process of e-book creation and analyze the amount available multimedia resources in E-books for undergraduate courses e-learning at the Cederj Consortium. The types of multimedia resources are: animation, file, activity, audio, forum, picture, website, text, and video. We note that there was an 65% increase of features added in the month of September to November. The resources most commonly used in E-books were animation with 37%, followed by site (22%) and video (19%). The project has support from the Cederj discipline coordinators, and it is expanding opportunities for didactic integration of different media and platforms, while maintaining the autonomy of the teacher.Keywords: E-Book; Multimedia; Didactics books; Animations.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/302
10.18264/eadf.v5i1.302
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/302
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v5i1.302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/302/102
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2015)
EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2015)
EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2015)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814253789083860992