Avaliação da Participação de Professores de Biologia em um Curso de Formação Continuada a Distância: Dificuldades e Perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EAD em Foco |
Texto Completo: | https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/660 |
Resumo: | Este estudo avaliou a participação de professores de Biologia em um curso de formação continuada na modalidade a distância (EaD). Foram analisados os motivos pela busca desse curso, época do ano mais propícia, as dificuldades e razões para evasão. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas de forma triangulada, dois entrevistadores e um entrevistado. Os docentes entrevistados foram professores envolvidos em um curso de formação continuada em EaD divididos em três grupos: inscritos, evadidos no decorrer do curso e concluintes. Os resultados mostram que há interesse dos docentes em participar de cursos de formação continuada EaD devido, sobretudo, à flexibilidade de horários diante da jornada de trabalho. A temática do curso é um motivador para participação dos professores; a época mais propícia é no primeiro semestre do ano. A evasão de alguns cursistas ocorreu pela falta de tempo, dedicado prioritariamente às atividades na escola. Os resultados obtidos nessa pesquisa podem auxiliar na construção de cursos de formação continuada para professores a distância.Palavras-chave: Educação a distância, Professores de biologia, Formação continuada. Evaluation of the Participation of Biology Teachers in an On-Line Course: Difficulties And PerspectivesAbstractThis study evaluated the participation of biology teachers in an on-line in-service formation course (ead). We analyzed the purpose of choosing this course, the most favorable period of year and evasion motives. The reports of teachers were collected by a semi structured interview in triangulated way, two interviewers and one interviewed. The interviewed were teachers involved in a on-line in-service formation courses, divided in three groups: subscribed teachers, evaded throughout the course and concluding. The results shown there is interest from the teachers to participate in on-line in-service courses with distance learning, due to the flexibility of time facing the work journey. The theme of the course is a motivation factor for the participation of the teachers and the most favorable period is in the first semester of the year. The evasion of some teachers occurred due to lack of time, devoted primarily to activities at school. The results obtained in this research may help building on-line courses of in-service formation for teachers.Keywords: On-line education, Biology teachers, In-service formation. |
id |
CECIERJ_c53b44c4420be9bb2ffd0578b7c803e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/660 |
network_acronym_str |
CECIERJ |
network_name_str |
EAD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da Participação de Professores de Biologia em um Curso de Formação Continuada a Distância: Dificuldades e PerspectivasEste estudo avaliou a participação de professores de Biologia em um curso de formação continuada na modalidade a distância (EaD). Foram analisados os motivos pela busca desse curso, época do ano mais propícia, as dificuldades e razões para evasão. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas de forma triangulada, dois entrevistadores e um entrevistado. Os docentes entrevistados foram professores envolvidos em um curso de formação continuada em EaD divididos em três grupos: inscritos, evadidos no decorrer do curso e concluintes. Os resultados mostram que há interesse dos docentes em participar de cursos de formação continuada EaD devido, sobretudo, à flexibilidade de horários diante da jornada de trabalho. A temática do curso é um motivador para participação dos professores; a época mais propícia é no primeiro semestre do ano. A evasão de alguns cursistas ocorreu pela falta de tempo, dedicado prioritariamente às atividades na escola. Os resultados obtidos nessa pesquisa podem auxiliar na construção de cursos de formação continuada para professores a distância.Palavras-chave: Educação a distância, Professores de biologia, Formação continuada. Evaluation of the Participation of Biology Teachers in an On-Line Course: Difficulties And PerspectivesAbstractThis study evaluated the participation of biology teachers in an on-line in-service formation course (ead). We analyzed the purpose of choosing this course, the most favorable period of year and evasion motives. The reports of teachers were collected by a semi structured interview in triangulated way, two interviewers and one interviewed. The interviewed were teachers involved in a on-line in-service formation courses, divided in three groups: subscribed teachers, evaded throughout the course and concluding. The results shown there is interest from the teachers to participate in on-line in-service courses with distance learning, due to the flexibility of time facing the work journey. The theme of the course is a motivation factor for the participation of the teachers and the most favorable period is in the first semester of the year. The evasion of some teachers occurred due to lack of time, devoted primarily to activities at school. The results obtained in this research may help building on-line courses of in-service formation for teachers.Keywords: On-line education, Biology teachers, In-service formation.Fundação Cecierj2018-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/66010.18264/eadf.v8i1.660EaD em Foco; Vol. 8 No. 1 (2018): Volume únicoEaD em Foco; Vol. 8 Núm. 1 (2018): Volume únicoEaD em Foco; v. 8 n. 1 (2018): Volume único2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/660/321Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessDrehmer Marques, Keiciane CanabarroBrant de Tolentino Neto, Luiz Caldeirados Santos, Lucas Santiago2020-01-17T10:02:43ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da Participação de Professores de Biologia em um Curso de Formação Continuada a Distância: Dificuldades e Perspectivas |
title |
Avaliação da Participação de Professores de Biologia em um Curso de Formação Continuada a Distância: Dificuldades e Perspectivas |
spellingShingle |
Avaliação da Participação de Professores de Biologia em um Curso de Formação Continuada a Distância: Dificuldades e Perspectivas Drehmer Marques, Keiciane Canabarro |
title_short |
Avaliação da Participação de Professores de Biologia em um Curso de Formação Continuada a Distância: Dificuldades e Perspectivas |
title_full |
Avaliação da Participação de Professores de Biologia em um Curso de Formação Continuada a Distância: Dificuldades e Perspectivas |
title_fullStr |
Avaliação da Participação de Professores de Biologia em um Curso de Formação Continuada a Distância: Dificuldades e Perspectivas |
title_full_unstemmed |
Avaliação da Participação de Professores de Biologia em um Curso de Formação Continuada a Distância: Dificuldades e Perspectivas |
title_sort |
Avaliação da Participação de Professores de Biologia em um Curso de Formação Continuada a Distância: Dificuldades e Perspectivas |
author |
Drehmer Marques, Keiciane Canabarro |
author_facet |
Drehmer Marques, Keiciane Canabarro Brant de Tolentino Neto, Luiz Caldeira dos Santos, Lucas Santiago |
author_role |
author |
author2 |
Brant de Tolentino Neto, Luiz Caldeira dos Santos, Lucas Santiago |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Drehmer Marques, Keiciane Canabarro Brant de Tolentino Neto, Luiz Caldeira dos Santos, Lucas Santiago |
description |
Este estudo avaliou a participação de professores de Biologia em um curso de formação continuada na modalidade a distância (EaD). Foram analisados os motivos pela busca desse curso, época do ano mais propícia, as dificuldades e razões para evasão. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas de forma triangulada, dois entrevistadores e um entrevistado. Os docentes entrevistados foram professores envolvidos em um curso de formação continuada em EaD divididos em três grupos: inscritos, evadidos no decorrer do curso e concluintes. Os resultados mostram que há interesse dos docentes em participar de cursos de formação continuada EaD devido, sobretudo, à flexibilidade de horários diante da jornada de trabalho. A temática do curso é um motivador para participação dos professores; a época mais propícia é no primeiro semestre do ano. A evasão de alguns cursistas ocorreu pela falta de tempo, dedicado prioritariamente às atividades na escola. Os resultados obtidos nessa pesquisa podem auxiliar na construção de cursos de formação continuada para professores a distância.Palavras-chave: Educação a distância, Professores de biologia, Formação continuada. Evaluation of the Participation of Biology Teachers in an On-Line Course: Difficulties And PerspectivesAbstractThis study evaluated the participation of biology teachers in an on-line in-service formation course (ead). We analyzed the purpose of choosing this course, the most favorable period of year and evasion motives. The reports of teachers were collected by a semi structured interview in triangulated way, two interviewers and one interviewed. The interviewed were teachers involved in a on-line in-service formation courses, divided in three groups: subscribed teachers, evaded throughout the course and concluding. The results shown there is interest from the teachers to participate in on-line in-service courses with distance learning, due to the flexibility of time facing the work journey. The theme of the course is a motivation factor for the participation of the teachers and the most favorable period is in the first semester of the year. The evasion of some teachers occurred due to lack of time, devoted primarily to activities at school. The results obtained in this research may help building on-line courses of in-service formation for teachers.Keywords: On-line education, Biology teachers, In-service formation. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/660 10.18264/eadf.v8i1.660 |
url |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/660 |
identifier_str_mv |
10.18264/eadf.v8i1.660 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/660/321 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
dc.source.none.fl_str_mv |
EaD em Foco; Vol. 8 No. 1 (2018): Volume único EaD em Foco; Vol. 8 Núm. 1 (2018): Volume único EaD em Foco; v. 8 n. 1 (2018): Volume único 2177-8310 reponame:EAD em Foco instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) instacron:CECIERJ |
instname_str |
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
instacron_str |
CECIERJ |
institution |
CECIERJ |
reponame_str |
EAD em Foco |
collection |
EAD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798316348743352320 |