Ser professor-tutor online a partir das contribuições do Sistema de Zonas de Desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Priscila Costa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Maciel, Diva Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/462
Resumo: O presente artigo tem por objetivo discorrer sobre as implicações na formação profissional do professor-tutor online a partir das contribuições do Sistema de Zonas de Desenvolvimento. Para tal, utilizamos como suporte teórico as contribuições do Sistema de Zonas de Desenvolvimento, conceito amplamente difundido por teóricos como Vygotsky e Valsiner. O trabalho, de cunho qualitativo, foi desenvolvido no contexto de um curso online ofertado para cerca de 26.000 professores-cursistas de um Estado da Federação. O curso obteve 95% de índice de aprovação. Para as análises foram considerados as entrevistas de três professores-tutores e de uma professora-supervisora, assim como, o Relatório Final do curso. Constatouse a necessidade de maior direcionamento das entidades governamentais para a regulamentação das atividades do professor-tutor bem como o seu papel essencial nas atividades online.Palavras-chave: Professor, Professor-tutor, Tutor, Sistema de zonas de desenvolvimento.Being online teacher from the contributions Zone System Development AbstractThe purpose of this article is to discuss the implications and the contributions of the Zone System Development in the professional formation of online teacher. For this, we use as theoretical support and the contributions of the Development Zone System, concept widely diffused by theoreticians like Vygotsky and Valsiner. The qualitative work was developed in the context of an online course offered to about 26.000 teachers from a State of Brazil. The course had 95% approval rate. For the analyzes, we considered interviews of three online teachers and one online supervisor, as well as the Final Report of the course. It was verified the need for greater targeting of government entities to regulate the activities of online teacher as well as their essential role in online activities. Keywords: Teacher, Online teacher, Zone system development.
id CECIERJ_c5a3a1216906a757989b77c33a6a6d75
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/462
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Ser professor-tutor online a partir das contribuições do Sistema de Zonas de DesenvolvimentoO presente artigo tem por objetivo discorrer sobre as implicações na formação profissional do professor-tutor online a partir das contribuições do Sistema de Zonas de Desenvolvimento. Para tal, utilizamos como suporte teórico as contribuições do Sistema de Zonas de Desenvolvimento, conceito amplamente difundido por teóricos como Vygotsky e Valsiner. O trabalho, de cunho qualitativo, foi desenvolvido no contexto de um curso online ofertado para cerca de 26.000 professores-cursistas de um Estado da Federação. O curso obteve 95% de índice de aprovação. Para as análises foram considerados as entrevistas de três professores-tutores e de uma professora-supervisora, assim como, o Relatório Final do curso. Constatouse a necessidade de maior direcionamento das entidades governamentais para a regulamentação das atividades do professor-tutor bem como o seu papel essencial nas atividades online.Palavras-chave: Professor, Professor-tutor, Tutor, Sistema de zonas de desenvolvimento.Being online teacher from the contributions Zone System Development AbstractThe purpose of this article is to discuss the implications and the contributions of the Zone System Development in the professional formation of online teacher. For this, we use as theoretical support and the contributions of the Development Zone System, concept widely diffused by theoreticians like Vygotsky and Valsiner. The qualitative work was developed in the context of an online course offered to about 26.000 teachers from a State of Brazil. The course had 95% approval rate. For the analyzes, we considered interviews of three online teachers and one online supervisor, as well as the Final Report of the course. It was verified the need for greater targeting of government entities to regulate the activities of online teacher as well as their essential role in online activities. Keywords: Teacher, Online teacher, Zone system development.Fundação Cecierj2017-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/46210.18264/eadf.v7i2.462EaD em Foco; Vol. 7 No. 2 (2017)EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 2 (2017)EaD em Foco; v. 7 n. 2 (2017)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/462/257Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Priscila CostaMaciel, Diva Albuquerque2020-01-18T10:41:28ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Ser professor-tutor online a partir das contribuições do Sistema de Zonas de Desenvolvimento
title Ser professor-tutor online a partir das contribuições do Sistema de Zonas de Desenvolvimento
spellingShingle Ser professor-tutor online a partir das contribuições do Sistema de Zonas de Desenvolvimento
Santos, Priscila Costa
title_short Ser professor-tutor online a partir das contribuições do Sistema de Zonas de Desenvolvimento
title_full Ser professor-tutor online a partir das contribuições do Sistema de Zonas de Desenvolvimento
title_fullStr Ser professor-tutor online a partir das contribuições do Sistema de Zonas de Desenvolvimento
title_full_unstemmed Ser professor-tutor online a partir das contribuições do Sistema de Zonas de Desenvolvimento
title_sort Ser professor-tutor online a partir das contribuições do Sistema de Zonas de Desenvolvimento
author Santos, Priscila Costa
author_facet Santos, Priscila Costa
Maciel, Diva Albuquerque
author_role author
author2 Maciel, Diva Albuquerque
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Priscila Costa
Maciel, Diva Albuquerque
description O presente artigo tem por objetivo discorrer sobre as implicações na formação profissional do professor-tutor online a partir das contribuições do Sistema de Zonas de Desenvolvimento. Para tal, utilizamos como suporte teórico as contribuições do Sistema de Zonas de Desenvolvimento, conceito amplamente difundido por teóricos como Vygotsky e Valsiner. O trabalho, de cunho qualitativo, foi desenvolvido no contexto de um curso online ofertado para cerca de 26.000 professores-cursistas de um Estado da Federação. O curso obteve 95% de índice de aprovação. Para as análises foram considerados as entrevistas de três professores-tutores e de uma professora-supervisora, assim como, o Relatório Final do curso. Constatouse a necessidade de maior direcionamento das entidades governamentais para a regulamentação das atividades do professor-tutor bem como o seu papel essencial nas atividades online.Palavras-chave: Professor, Professor-tutor, Tutor, Sistema de zonas de desenvolvimento.Being online teacher from the contributions Zone System Development AbstractThe purpose of this article is to discuss the implications and the contributions of the Zone System Development in the professional formation of online teacher. For this, we use as theoretical support and the contributions of the Development Zone System, concept widely diffused by theoreticians like Vygotsky and Valsiner. The qualitative work was developed in the context of an online course offered to about 26.000 teachers from a State of Brazil. The course had 95% approval rate. For the analyzes, we considered interviews of three online teachers and one online supervisor, as well as the Final Report of the course. It was verified the need for greater targeting of government entities to regulate the activities of online teacher as well as their essential role in online activities. Keywords: Teacher, Online teacher, Zone system development.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/462
10.18264/eadf.v7i2.462
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/462
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v7i2.462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/462/257
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 7 No. 2 (2017)
EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 2 (2017)
EaD em Foco; v. 7 n. 2 (2017)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814253790221565952