O perfil do professor/tutor em cursos online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ana Margarida Henriques
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/682
Resumo: Dissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_8db824c2f29d9a8d5c685ef42bd8436a
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/682
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O perfil do professor/tutor em cursos onlineEnsino a distânciaElearningTutoringTutorsModelos educativosPapel do professorCompetênciaAprendizagemTeoria da educaçãoPerfil do professor/tutorDissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade AbertaResumo - Esta investigação centrou-se essencialmente na procura dos traços do perfil do professor/tutor de ensino online que contribui para a melhor aprendizagem dos alunos. O estudo corporizou-se neste texto, que consta de quatro partes, começando pelo enquadramento teórico apoiado em revisão de literatura sobre o ensino online e teorias de aprendizagem. A investigação respeita a uma amostra de sessenta e seis alunos e vinte e dois professores de ensino online de várias instituições de ensino superior. A amostra apresenta uma composição relativamente equilibrada quanto ao género dos respondentes, o que já não se observa nem quanto às habilitações literárias, nem quanto à idade. O estudo experimental consistiu no levantamento de informação relativa à representação que estudantes e professores do ensino online têm sobre as competências do professor/tutor. Utilizámos, como instrumento de recolha de dados, um questionário por nós concebido e previamente pilotado numa amostra para o efeito constituída. Os dados recolhidos foram tratados quantitativa e qualitativamente. Numa abordagem estatística, analisámos as respostas às perguntas fechadas; numa perspectiva qualitativa, estudámos as respostas às perguntas abertas. Os resultados do estudo sugerem que os respondentes apreciam, em geral, favoravelmente, os vários aspectos do professor/tutor sobre os quais foram auscultados e que há uma significativa aproximação entre as opiniões de discentes e docentes, quando ambos os grupos foram solicitados a manifestar a sua opinião. Sugerem também que há uma simetria entre aquilo que os estudantes consideram como mais positivo e mais negativo na intervenção do professor/tutor, com excepção do que concerne à avaliação, que apenas foi registada como associada ao que marcou negativamente os inquiridos.Abstract - This study specifically focused on finding the e-learning teacher/tutor profile characteristics that contribute to a better learning of students. The study took form in this text, divided in four parts, starting by the theoretical framing, supported by e-teaching literature review and learning theories. The research entails a sample group of sixty six students and twenty two teachers involved in online instruction at various institutions of higher education. The sample group’s composition is relatively balanced with regard to the respondents’ gender, but not with regard to their academic qualifications or age. The experimental study consisted of gathering survey information on online students’ and teachers’ perceptions of teacher/tutor competency. As a data collection tool, we used a questionnaire designed by us and piloted in advance with a sample group created for this purpose. The data collected was analysed both quantitatively and qualitatively. In a statistical approach, we analysed the responses to multiple-choice questions; from a qualitative standpoint, we studied the responses to open-ended questions. The results of the study suggest that the respondents, in general, positively rate the various aspects of the teacher/tutor on whom they were questioned, and that there are significant similarities between teacher and student responses when both groups were asked to give their opinion. They also suggest symmetry between what students believe are the most positive and most negative aspects of teacher/tutor intervention, with the exception of evaluation, which was recorded as affecting respondents in a negative manner only. iMorgado, LinaRepositório AbertoGonçalves, Ana Margarida Henriques2009-01-26T16:32:13Z200820082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis4019662 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/682porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:13:24Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/682Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:03.026875Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O perfil do professor/tutor em cursos online
title O perfil do professor/tutor em cursos online
spellingShingle O perfil do professor/tutor em cursos online
Gonçalves, Ana Margarida Henriques
Ensino a distância
Elearning
Tutoring
Tutors
Modelos educativos
Papel do professor
Competência
Aprendizagem
Teoria da educação
Perfil do professor/tutor
title_short O perfil do professor/tutor em cursos online
title_full O perfil do professor/tutor em cursos online
title_fullStr O perfil do professor/tutor em cursos online
title_full_unstemmed O perfil do professor/tutor em cursos online
title_sort O perfil do professor/tutor em cursos online
author Gonçalves, Ana Margarida Henriques
author_facet Gonçalves, Ana Margarida Henriques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morgado, Lina
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Ana Margarida Henriques
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Elearning
Tutoring
Tutors
Modelos educativos
Papel do professor
Competência
Aprendizagem
Teoria da educação
Perfil do professor/tutor
topic Ensino a distância
Elearning
Tutoring
Tutors
Modelos educativos
Papel do professor
Competência
Aprendizagem
Teoria da educação
Perfil do professor/tutor
description Dissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008
2008-01-01T00:00:00Z
2009-01-26T16:32:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/682
url http://hdl.handle.net/10400.2/682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 4019662 bytes
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134996492976128