Promoção do Pensamento Crítico em Alunos Universitários: o Uso do Fórum de Discussão no Ensino a Distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Fábio Luiz
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Muzardo, Fabiane Tais, Lyra, Juliana Chueire
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/554
Resumo: O desenvolvimento do pensamento crítico é um dos objetivos do ensino, tanto no presencial quanto na modalidade a distância (EaD). No ensino a distância, o contato face a face entre professor e aluno é substituído pela interação por meio de ferramentas virtuais de aprendizagem, com destaque para os fóruns de discussão on-line. Esta pesquisa buscou refletir sobre a possibilidade de os fóruns desenvolverem o pensamento crítico dos alunos. Para isso realizou-se um estudo de caso com 28 alunos que cursavam licenciatura na modalidade a distância. Os participantes foram divididos em grupo de controle e grupo experimental; este foi submetido a intervenções no fórum baseadas na Taxionomia de Bloom revisada. O desempenho dos alunos foi analisado por meio da aplicação de pré-teste e pós-teste. Os resultados obtidos indicam que, no caso estudado, não houve diferença significativa entre os dois grupos. Apesar disso, acreditamos que o fórum pode colaborar para o desenvolvimento do pensamento crítico caso faça parte de uma remodelagem dos ciclos de formação dos cursos.Palavras-chave: Pensamento crítico, Fórum de discussão on-line, Taxionomia de Bloom.Development of Critical Thinking in College Students: the Usage of On-line Discussion ForumsAbstract The development of critical thinking is one of the objectives of education, as much on classroom education as in distance education (Ead). In distance education, the face to face contact between professor and student is replaced byvirtual tools for learning, with emphasis on the online discussion forums. This research seeks to reflect about the possibility that the forums develop the students critical thinking skills. For that, a case study was carried out with 28 students who attended to licentiate degree classes on the distance education mode. The participants were divided in Control Group and Study Group, being the latter one submitted to interventions on the forum based on revised Blooms taxonomy. The students performance was analyzed by means of usage of pre-test and post-test. The results obtained indicate that, in the case studied, there wasnt any substantial difference between the two groups.Despite this, we believe that the forum can contribute to the development of critical thinking if it is part of a reshaping of the course cycles.Keywords: Critical thinking, Online discussion forums, Blooms taxonomy.
id CECIERJ_d075d831c7070f2c5ac395c85f3432ca
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/554
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Promoção do Pensamento Crítico em Alunos Universitários: o Uso do Fórum de Discussão no Ensino a DistânciaO desenvolvimento do pensamento crítico é um dos objetivos do ensino, tanto no presencial quanto na modalidade a distância (EaD). No ensino a distância, o contato face a face entre professor e aluno é substituído pela interação por meio de ferramentas virtuais de aprendizagem, com destaque para os fóruns de discussão on-line. Esta pesquisa buscou refletir sobre a possibilidade de os fóruns desenvolverem o pensamento crítico dos alunos. Para isso realizou-se um estudo de caso com 28 alunos que cursavam licenciatura na modalidade a distância. Os participantes foram divididos em grupo de controle e grupo experimental; este foi submetido a intervenções no fórum baseadas na Taxionomia de Bloom revisada. O desempenho dos alunos foi analisado por meio da aplicação de pré-teste e pós-teste. Os resultados obtidos indicam que, no caso estudado, não houve diferença significativa entre os dois grupos. Apesar disso, acreditamos que o fórum pode colaborar para o desenvolvimento do pensamento crítico caso faça parte de uma remodelagem dos ciclos de formação dos cursos.Palavras-chave: Pensamento crítico, Fórum de discussão on-line, Taxionomia de Bloom.Development of Critical Thinking in College Students: the Usage of On-line Discussion ForumsAbstract The development of critical thinking is one of the objectives of education, as much on classroom education as in distance education (Ead). In distance education, the face to face contact between professor and student is replaced byvirtual tools for learning, with emphasis on the online discussion forums. This research seeks to reflect about the possibility that the forums develop the students critical thinking skills. For that, a case study was carried out with 28 students who attended to licentiate degree classes on the distance education mode. The participants were divided in Control Group and Study Group, being the latter one submitted to interventions on the forum based on revised Blooms taxonomy. The students performance was analyzed by means of usage of pre-test and post-test. The results obtained indicate that, in the case studied, there wasnt any substantial difference between the two groups.Despite this, we believe that the forum can contribute to the development of critical thinking if it is part of a reshaping of the course cycles.Keywords: Critical thinking, Online discussion forums, Blooms taxonomy.Fundação Cecierj2017-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/55410.18264/eadf.v7i2.554EaD em Foco; Vol. 7 No. 2 (2017)EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 2 (2017)EaD em Foco; v. 7 n. 2 (2017)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/554/247Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Fábio LuizMuzardo, Fabiane TaisLyra, Juliana Chueire2020-01-18T10:44:49ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Promoção do Pensamento Crítico em Alunos Universitários: o Uso do Fórum de Discussão no Ensino a Distância
title Promoção do Pensamento Crítico em Alunos Universitários: o Uso do Fórum de Discussão no Ensino a Distância
spellingShingle Promoção do Pensamento Crítico em Alunos Universitários: o Uso do Fórum de Discussão no Ensino a Distância
da Silva, Fábio Luiz
title_short Promoção do Pensamento Crítico em Alunos Universitários: o Uso do Fórum de Discussão no Ensino a Distância
title_full Promoção do Pensamento Crítico em Alunos Universitários: o Uso do Fórum de Discussão no Ensino a Distância
title_fullStr Promoção do Pensamento Crítico em Alunos Universitários: o Uso do Fórum de Discussão no Ensino a Distância
title_full_unstemmed Promoção do Pensamento Crítico em Alunos Universitários: o Uso do Fórum de Discussão no Ensino a Distância
title_sort Promoção do Pensamento Crítico em Alunos Universitários: o Uso do Fórum de Discussão no Ensino a Distância
author da Silva, Fábio Luiz
author_facet da Silva, Fábio Luiz
Muzardo, Fabiane Tais
Lyra, Juliana Chueire
author_role author
author2 Muzardo, Fabiane Tais
Lyra, Juliana Chueire
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Fábio Luiz
Muzardo, Fabiane Tais
Lyra, Juliana Chueire
description O desenvolvimento do pensamento crítico é um dos objetivos do ensino, tanto no presencial quanto na modalidade a distância (EaD). No ensino a distância, o contato face a face entre professor e aluno é substituído pela interação por meio de ferramentas virtuais de aprendizagem, com destaque para os fóruns de discussão on-line. Esta pesquisa buscou refletir sobre a possibilidade de os fóruns desenvolverem o pensamento crítico dos alunos. Para isso realizou-se um estudo de caso com 28 alunos que cursavam licenciatura na modalidade a distância. Os participantes foram divididos em grupo de controle e grupo experimental; este foi submetido a intervenções no fórum baseadas na Taxionomia de Bloom revisada. O desempenho dos alunos foi analisado por meio da aplicação de pré-teste e pós-teste. Os resultados obtidos indicam que, no caso estudado, não houve diferença significativa entre os dois grupos. Apesar disso, acreditamos que o fórum pode colaborar para o desenvolvimento do pensamento crítico caso faça parte de uma remodelagem dos ciclos de formação dos cursos.Palavras-chave: Pensamento crítico, Fórum de discussão on-line, Taxionomia de Bloom.Development of Critical Thinking in College Students: the Usage of On-line Discussion ForumsAbstract The development of critical thinking is one of the objectives of education, as much on classroom education as in distance education (Ead). In distance education, the face to face contact between professor and student is replaced byvirtual tools for learning, with emphasis on the online discussion forums. This research seeks to reflect about the possibility that the forums develop the students critical thinking skills. For that, a case study was carried out with 28 students who attended to licentiate degree classes on the distance education mode. The participants were divided in Control Group and Study Group, being the latter one submitted to interventions on the forum based on revised Blooms taxonomy. The students performance was analyzed by means of usage of pre-test and post-test. The results obtained indicate that, in the case studied, there wasnt any substantial difference between the two groups.Despite this, we believe that the forum can contribute to the development of critical thinking if it is part of a reshaping of the course cycles.Keywords: Critical thinking, Online discussion forums, Blooms taxonomy.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/554
10.18264/eadf.v7i2.554
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/554
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v7i2.554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/554/247
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 7 No. 2 (2017)
EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 2 (2017)
EaD em Foco; v. 7 n. 2 (2017)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981568020512768