Influência da Tutoria na Participação dos Alunos em um Fórum de Discussão On-Line

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Nathalia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Mantilla, Samira, Perdigão, Luciana, Campos, Mara, Rolando, Luiz Gustavo Ribeiro, Salvador, Daniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/287
Resumo: O fórum é uma ferramenta de comunicação assíncrona muito utilizada em cursos online, visto que contribui para uma aprendizagem colaborativa entre os participantes. Os objetivos propostos para o fórum podem ser alcançados com a ajuda de um tutor ativo para mediar as discussões. No entanto, seria a ação do tutor, em fóruns de discussão on-line, essencial para estimular a participação dos alunos? O objetivo desta pesquisa foi investigar como esse profissional pode influenciar a participação ativa dos alunos em um fórum de discussão de um curso de formação de tutores on-line. Analisaram-se os relatórios obtidos na plataforma moodle, as postagens e as interações que ocorreram durante a discussão no fórum. O desempenho dos tutores e a participação dos alunos também foram analisados a partir das rubricas de avaliação. Conclui-se que o número de postagem de tutores não teve influência no número médio de participaçãode alunos, mas sim na adesão de alunos aos fóruns. A quantidade e a qualidade das participações de tutores, portanto, não estão diretamente associadas. A atuação dos tutores não influenciou no número de postagem de alunos, pois a média de postagem de cada aluno correspondeu às três ações solicitadas no enunciado do fórum.
id CECIERJ_e8ae28fe09a68bdb4bc916c04ab6d1bc
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/287
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Influência da Tutoria na Participação dos Alunos em um Fórum de Discussão On-LineO fórum é uma ferramenta de comunicação assíncrona muito utilizada em cursos online, visto que contribui para uma aprendizagem colaborativa entre os participantes. Os objetivos propostos para o fórum podem ser alcançados com a ajuda de um tutor ativo para mediar as discussões. No entanto, seria a ação do tutor, em fóruns de discussão on-line, essencial para estimular a participação dos alunos? O objetivo desta pesquisa foi investigar como esse profissional pode influenciar a participação ativa dos alunos em um fórum de discussão de um curso de formação de tutores on-line. Analisaram-se os relatórios obtidos na plataforma moodle, as postagens e as interações que ocorreram durante a discussão no fórum. O desempenho dos tutores e a participação dos alunos também foram analisados a partir das rubricas de avaliação. Conclui-se que o número de postagem de tutores não teve influência no número médio de participaçãode alunos, mas sim na adesão de alunos aos fóruns. A quantidade e a qualidade das participações de tutores, portanto, não estão diretamente associadas. A atuação dos tutores não influenciou no número de postagem de alunos, pois a média de postagem de cada aluno correspondeu às três ações solicitadas no enunciado do fórum.Fundação Cecierj2015-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/28710.18264/eadf.v5i1.287EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2015)EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2015)EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2015)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/287/100Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, NathaliaMantilla, SamiraPerdigão, LucianaCampos, MaraRolando, Luiz Gustavo RibeiroSalvador, Daniel2020-06-18T22:03:46ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Influência da Tutoria na Participação dos Alunos em um Fórum de Discussão On-Line
title Influência da Tutoria na Participação dos Alunos em um Fórum de Discussão On-Line
spellingShingle Influência da Tutoria na Participação dos Alunos em um Fórum de Discussão On-Line
Alves, Nathalia
title_short Influência da Tutoria na Participação dos Alunos em um Fórum de Discussão On-Line
title_full Influência da Tutoria na Participação dos Alunos em um Fórum de Discussão On-Line
title_fullStr Influência da Tutoria na Participação dos Alunos em um Fórum de Discussão On-Line
title_full_unstemmed Influência da Tutoria na Participação dos Alunos em um Fórum de Discussão On-Line
title_sort Influência da Tutoria na Participação dos Alunos em um Fórum de Discussão On-Line
author Alves, Nathalia
author_facet Alves, Nathalia
Mantilla, Samira
Perdigão, Luciana
Campos, Mara
Rolando, Luiz Gustavo Ribeiro
Salvador, Daniel
author_role author
author2 Mantilla, Samira
Perdigão, Luciana
Campos, Mara
Rolando, Luiz Gustavo Ribeiro
Salvador, Daniel
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Nathalia
Mantilla, Samira
Perdigão, Luciana
Campos, Mara
Rolando, Luiz Gustavo Ribeiro
Salvador, Daniel
description O fórum é uma ferramenta de comunicação assíncrona muito utilizada em cursos online, visto que contribui para uma aprendizagem colaborativa entre os participantes. Os objetivos propostos para o fórum podem ser alcançados com a ajuda de um tutor ativo para mediar as discussões. No entanto, seria a ação do tutor, em fóruns de discussão on-line, essencial para estimular a participação dos alunos? O objetivo desta pesquisa foi investigar como esse profissional pode influenciar a participação ativa dos alunos em um fórum de discussão de um curso de formação de tutores on-line. Analisaram-se os relatórios obtidos na plataforma moodle, as postagens e as interações que ocorreram durante a discussão no fórum. O desempenho dos tutores e a participação dos alunos também foram analisados a partir das rubricas de avaliação. Conclui-se que o número de postagem de tutores não teve influência no número médio de participaçãode alunos, mas sim na adesão de alunos aos fóruns. A quantidade e a qualidade das participações de tutores, portanto, não estão diretamente associadas. A atuação dos tutores não influenciou no número de postagem de alunos, pois a média de postagem de cada aluno correspondeu às três ações solicitadas no enunciado do fórum.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/287
10.18264/eadf.v5i1.287
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/287
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v5i1.287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/287/100
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2015)
EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2015)
EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2015)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981567535022080