O campo da educação no Brasil: mudanças em atributos para legitimação dos pesquisadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caregnato, Célia Elizabete
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Miorando, Bernardo Sfredo, Leite, Denise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/73465
Resumo: Resumo: O artigo discute como os pesquisadores constroem a legitimidade científica no campo da educação no Brasil. Estratégias e disputas compõem a dinâmica e permitem analisar a obtenção de capital científico puro e político. A metodologia incluiu a análise de currículos e evidencia que, frente à busca por produtividade e legitimidade, entre 2005 e 2014, houve mudança na composição do capital acadêmico-científico dos atores, provavelmente induzida pelas políticas públicas de avaliação.Palavras-chave: universidade; campo acadêmico-científico; pesquisa em educação; avaliação. Abstract: This article discusses how researchers build their scientific legitimacy in the field of education in Brazil. Strategies and disputes mark the dynamics and offer elements to analyze the acquisition of political and pure scientific capital. The methodology included analysis of researchers' curricula and shows that, vis-à-vis the quest for productivity and legitimacy, in the time elapsed between 2005 and 2014, there was a change in the composition of the players’ academic-scientific capital, probably induced by the evaluation public policies in the last decades.Keywords: university; academic-scientific field; educational research; evaluation. Resumen: El artículo discute cómo los investigadores construyen la legitimidad científica en el campo de la educación en Brasil. Estrategias y disputas componen la dinámica y permiten analizar la obtención de capital científico puro y político. La metodología incluyó el análisis de currículos y muestra que, ante la búsqueda por productividad y legitimidad, entre 2005 y 2014, hubo cambio en la composición del capital académico-científico de los actores, probablemente inducido por las políticas públicas de evaluación.Palabras-clave: universidad; campo académico-científico; investigación en educación; evaluación.  
id UFRGS-22_07972c1a47025ce2ad623801ff0501f8
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/73465
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling O campo da educação no Brasil: mudanças em atributos para legitimação dos pesquisadoresuniversidadecampo acadêmico-científicopesquisa em educaçãoavaliação.Resumo: O artigo discute como os pesquisadores constroem a legitimidade científica no campo da educação no Brasil. Estratégias e disputas compõem a dinâmica e permitem analisar a obtenção de capital científico puro e político. A metodologia incluiu a análise de currículos e evidencia que, frente à busca por produtividade e legitimidade, entre 2005 e 2014, houve mudança na composição do capital acadêmico-científico dos atores, provavelmente induzida pelas políticas públicas de avaliação.Palavras-chave: universidade; campo acadêmico-científico; pesquisa em educação; avaliação. Abstract: This article discusses how researchers build their scientific legitimacy in the field of education in Brazil. Strategies and disputes mark the dynamics and offer elements to analyze the acquisition of political and pure scientific capital. The methodology included analysis of researchers' curricula and shows that, vis-à-vis the quest for productivity and legitimacy, in the time elapsed between 2005 and 2014, there was a change in the composition of the players’ academic-scientific capital, probably induced by the evaluation public policies in the last decades.Keywords: university; academic-scientific field; educational research; evaluation. Resumen: El artículo discute cómo los investigadores construyen la legitimidad científica en el campo de la educación en Brasil. Estrategias y disputas componen la dinámica y permiten analizar la obtención de capital científico puro y político. La metodología incluyó el análisis de currículos y muestra que, ante la búsqueda por productividad y legitimidad, entre 2005 y 2014, hubo cambio en la composición del capital académico-científico de los actores, probablemente inducido por las políticas públicas de evaluación.Palabras-clave: universidad; campo académico-científico; investigación en educación; evaluación.  ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise com base em estatística descritivaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/7346510.21573/vol34n12018.73465REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 34 No. 1 (2018): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 211 - 232Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 34 Núm. 1 (2018): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 211 - 232Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 34 n. 1 (2018): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 211 - 2322447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/73465/48885Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaregnato, Célia ElizabeteMiorando, Bernardo SfredoLeite, Denise2018-07-16T13:24:46Zoai:seer.ufrgs.br:article/73465Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2018-07-16T13:24:46Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv O campo da educação no Brasil: mudanças em atributos para legitimação dos pesquisadores
title O campo da educação no Brasil: mudanças em atributos para legitimação dos pesquisadores
spellingShingle O campo da educação no Brasil: mudanças em atributos para legitimação dos pesquisadores
Caregnato, Célia Elizabete
universidade
campo acadêmico-científico
pesquisa em educação
avaliação.
title_short O campo da educação no Brasil: mudanças em atributos para legitimação dos pesquisadores
title_full O campo da educação no Brasil: mudanças em atributos para legitimação dos pesquisadores
title_fullStr O campo da educação no Brasil: mudanças em atributos para legitimação dos pesquisadores
title_full_unstemmed O campo da educação no Brasil: mudanças em atributos para legitimação dos pesquisadores
title_sort O campo da educação no Brasil: mudanças em atributos para legitimação dos pesquisadores
author Caregnato, Célia Elizabete
author_facet Caregnato, Célia Elizabete
Miorando, Bernardo Sfredo
Leite, Denise
author_role author
author2 Miorando, Bernardo Sfredo
Leite, Denise
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caregnato, Célia Elizabete
Miorando, Bernardo Sfredo
Leite, Denise
dc.subject.por.fl_str_mv universidade
campo acadêmico-científico
pesquisa em educação
avaliação.
topic universidade
campo acadêmico-científico
pesquisa em educação
avaliação.
description Resumo: O artigo discute como os pesquisadores constroem a legitimidade científica no campo da educação no Brasil. Estratégias e disputas compõem a dinâmica e permitem analisar a obtenção de capital científico puro e político. A metodologia incluiu a análise de currículos e evidencia que, frente à busca por produtividade e legitimidade, entre 2005 e 2014, houve mudança na composição do capital acadêmico-científico dos atores, provavelmente induzida pelas políticas públicas de avaliação.Palavras-chave: universidade; campo acadêmico-científico; pesquisa em educação; avaliação. Abstract: This article discusses how researchers build their scientific legitimacy in the field of education in Brazil. Strategies and disputes mark the dynamics and offer elements to analyze the acquisition of political and pure scientific capital. The methodology included analysis of researchers' curricula and shows that, vis-à-vis the quest for productivity and legitimacy, in the time elapsed between 2005 and 2014, there was a change in the composition of the players’ academic-scientific capital, probably induced by the evaluation public policies in the last decades.Keywords: university; academic-scientific field; educational research; evaluation. Resumen: El artículo discute cómo los investigadores construyen la legitimidad científica en el campo de la educación en Brasil. Estrategias y disputas componen la dinámica y permiten analizar la obtención de capital científico puro y político. La metodología incluyó el análisis de currículos y muestra que, ante la búsqueda por productividad y legitimidad, entre 2005 y 2014, hubo cambio en la composición del capital académico-científico de los actores, probablemente inducido por las políticas públicas de evaluación.Palabras-clave: universidad; campo académico-científico; investigación en educación; evaluación.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Análise com base em estatística descritiva
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/73465
10.21573/vol34n12018.73465
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/73465
identifier_str_mv 10.21573/vol34n12018.73465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/73465/48885
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 34 No. 1 (2018): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 211 - 232
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 34 Núm. 1 (2018): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 211 - 232
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 34 n. 1 (2018): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 211 - 232
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766371625598976