Do ensino de conteúdos aos saberes do professor: mudança de idioma pedagógico?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LELIS,ISABEL ALICE
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000100004
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de decifrar algumas das tendências da produção intelectual sobre formação de professores nos últimos vinte anos no Brasil, chamando a atenção para os "idiomas pedagógicos" que tiveram impacto entre os educadores. No mapeamento da literatura especializada, alguns autores/textos foram tomados como exemplares por representarem lógicas de pensamento marcantes a respeito do papel da teoria e da prática na formação docente. Do balanço efetuado, o que se verificou foi a ruptura de um idioma pedagógico, passando-se de uma pedagogia marcadamente conteudista sob a hegemonia de uma razão teórica para uma perspectiva que aponta para uma epistemologia da prática.
id CEDES-1_14f98aa0dbf87d2aa6be7c36f7ad5506
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302001000100004
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Do ensino de conteúdos aos saberes do professor: mudança de idioma pedagógico?formação docenteidioma pedagógicoensino de conteúdossaber do professorrelação teoria/práticaEste trabalho tem o objetivo de decifrar algumas das tendências da produção intelectual sobre formação de professores nos últimos vinte anos no Brasil, chamando a atenção para os "idiomas pedagógicos" que tiveram impacto entre os educadores. No mapeamento da literatura especializada, alguns autores/textos foram tomados como exemplares por representarem lógicas de pensamento marcantes a respeito do papel da teoria e da prática na formação docente. Do balanço efetuado, o que se verificou foi a ruptura de um idioma pedagógico, passando-se de uma pedagogia marcadamente conteudista sob a hegemonia de uma razão teórica para uma perspectiva que aponta para uma epistemologia da prática.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2001-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000100004Educação & Sociedade v.22 n.74 2001reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302001000100004info:eu-repo/semantics/openAccessLELIS,ISABEL ALICEpor2001-12-04T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302001000100004Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2001-12-04T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Do ensino de conteúdos aos saberes do professor: mudança de idioma pedagógico?
title Do ensino de conteúdos aos saberes do professor: mudança de idioma pedagógico?
spellingShingle Do ensino de conteúdos aos saberes do professor: mudança de idioma pedagógico?
LELIS,ISABEL ALICE
formação docente
idioma pedagógico
ensino de conteúdos
saber do professor
relação teoria/prática
title_short Do ensino de conteúdos aos saberes do professor: mudança de idioma pedagógico?
title_full Do ensino de conteúdos aos saberes do professor: mudança de idioma pedagógico?
title_fullStr Do ensino de conteúdos aos saberes do professor: mudança de idioma pedagógico?
title_full_unstemmed Do ensino de conteúdos aos saberes do professor: mudança de idioma pedagógico?
title_sort Do ensino de conteúdos aos saberes do professor: mudança de idioma pedagógico?
author LELIS,ISABEL ALICE
author_facet LELIS,ISABEL ALICE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LELIS,ISABEL ALICE
dc.subject.por.fl_str_mv formação docente
idioma pedagógico
ensino de conteúdos
saber do professor
relação teoria/prática
topic formação docente
idioma pedagógico
ensino de conteúdos
saber do professor
relação teoria/prática
description Este trabalho tem o objetivo de decifrar algumas das tendências da produção intelectual sobre formação de professores nos últimos vinte anos no Brasil, chamando a atenção para os "idiomas pedagógicos" que tiveram impacto entre os educadores. No mapeamento da literatura especializada, alguns autores/textos foram tomados como exemplares por representarem lógicas de pensamento marcantes a respeito do papel da teoria e da prática na formação docente. Do balanço efetuado, o que se verificou foi a ruptura de um idioma pedagógico, passando-se de uma pedagogia marcadamente conteudista sob a hegemonia de uma razão teórica para uma perspectiva que aponta para uma epistemologia da prática.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000100004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302001000100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.22 n.74 2001
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122552748277760