Do ensino de conteúdos aos saberes do professor: mudança de idioma pedagógico?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000100004 |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de decifrar algumas das tendências da produção intelectual sobre formação de professores nos últimos vinte anos no Brasil, chamando a atenção para os "idiomas pedagógicos" que tiveram impacto entre os educadores. No mapeamento da literatura especializada, alguns autores/textos foram tomados como exemplares por representarem lógicas de pensamento marcantes a respeito do papel da teoria e da prática na formação docente. Do balanço efetuado, o que se verificou foi a ruptura de um idioma pedagógico, passando-se de uma pedagogia marcadamente conteudista sob a hegemonia de uma razão teórica para uma perspectiva que aponta para uma epistemologia da prática. |
id |
CEDES-1_14f98aa0dbf87d2aa6be7c36f7ad5506 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302001000100004 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Do ensino de conteúdos aos saberes do professor: mudança de idioma pedagógico?formação docenteidioma pedagógicoensino de conteúdossaber do professorrelação teoria/práticaEste trabalho tem o objetivo de decifrar algumas das tendências da produção intelectual sobre formação de professores nos últimos vinte anos no Brasil, chamando a atenção para os "idiomas pedagógicos" que tiveram impacto entre os educadores. No mapeamento da literatura especializada, alguns autores/textos foram tomados como exemplares por representarem lógicas de pensamento marcantes a respeito do papel da teoria e da prática na formação docente. Do balanço efetuado, o que se verificou foi a ruptura de um idioma pedagógico, passando-se de uma pedagogia marcadamente conteudista sob a hegemonia de uma razão teórica para uma perspectiva que aponta para uma epistemologia da prática.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2001-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000100004Educação & Sociedade v.22 n.74 2001reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302001000100004info:eu-repo/semantics/openAccessLELIS,ISABEL ALICEpor2001-12-04T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302001000100004Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2001-12-04T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do ensino de conteúdos aos saberes do professor: mudança de idioma pedagógico? |
title |
Do ensino de conteúdos aos saberes do professor: mudança de idioma pedagógico? |
spellingShingle |
Do ensino de conteúdos aos saberes do professor: mudança de idioma pedagógico? LELIS,ISABEL ALICE formação docente idioma pedagógico ensino de conteúdos saber do professor relação teoria/prática |
title_short |
Do ensino de conteúdos aos saberes do professor: mudança de idioma pedagógico? |
title_full |
Do ensino de conteúdos aos saberes do professor: mudança de idioma pedagógico? |
title_fullStr |
Do ensino de conteúdos aos saberes do professor: mudança de idioma pedagógico? |
title_full_unstemmed |
Do ensino de conteúdos aos saberes do professor: mudança de idioma pedagógico? |
title_sort |
Do ensino de conteúdos aos saberes do professor: mudança de idioma pedagógico? |
author |
LELIS,ISABEL ALICE |
author_facet |
LELIS,ISABEL ALICE |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LELIS,ISABEL ALICE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação docente idioma pedagógico ensino de conteúdos saber do professor relação teoria/prática |
topic |
formação docente idioma pedagógico ensino de conteúdos saber do professor relação teoria/prática |
description |
Este trabalho tem o objetivo de decifrar algumas das tendências da produção intelectual sobre formação de professores nos últimos vinte anos no Brasil, chamando a atenção para os "idiomas pedagógicos" que tiveram impacto entre os educadores. No mapeamento da literatura especializada, alguns autores/textos foram tomados como exemplares por representarem lógicas de pensamento marcantes a respeito do papel da teoria e da prática na formação docente. Do balanço efetuado, o que se verificou foi a ruptura de um idioma pedagógico, passando-se de uma pedagogia marcadamente conteudista sob a hegemonia de uma razão teórica para uma perspectiva que aponta para uma epistemologia da prática. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000100004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000100004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302001000100004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.22 n.74 2001 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122552748277760 |