Sofrimento escolar como impedimento da construção de conhecimento/subjetividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000400007 |
Resumo: | A partir de reflexões sobre as conseqüências da modernidade em termos de uma profunda fragmentação das dimensões da realidade como gênese de sofrimento dos alunos através de práticas pedagógicas contrárias às necessidades dos seres humanos, elaboramos a questão central de pesquisa: As práticas formalistas e fragmentadoras das dimensões do fazer, do ser e do conhecer podem redundar em dor e sofrimento comprometendo o desenvolvimento integral dos alunos? Descrevemos os pressupostos teóricos oriundos do paradigma da complexidade e como eles sustentam o arcabouço lógico-teórico da investigação. Os referenciais teóricos mais importantes foram buscados na Teoria da Biologia da Cognição, desenvolvida por H. Maturana e F. Varela, cujo eixo central é a questão da inseparabilidade entre construção do conhecimento e construção de sujeito. |
id |
CEDES-1_22034938756c3f55b3de4d14a6da18ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302008000400007 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Sofrimento escolar como impedimento da construção de conhecimento/subjetividadeSofrimentoAutopoiesisCogniçãoAcoplamento estruturalA partir de reflexões sobre as conseqüências da modernidade em termos de uma profunda fragmentação das dimensões da realidade como gênese de sofrimento dos alunos através de práticas pedagógicas contrárias às necessidades dos seres humanos, elaboramos a questão central de pesquisa: As práticas formalistas e fragmentadoras das dimensões do fazer, do ser e do conhecer podem redundar em dor e sofrimento comprometendo o desenvolvimento integral dos alunos? Descrevemos os pressupostos teóricos oriundos do paradigma da complexidade e como eles sustentam o arcabouço lógico-teórico da investigação. Os referenciais teóricos mais importantes foram buscados na Teoria da Biologia da Cognição, desenvolvida por H. Maturana e F. Varela, cujo eixo central é a questão da inseparabilidade entre construção do conhecimento e construção de sujeito.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000400007Educação & Sociedade v.29 n.105 2008reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302008000400007info:eu-repo/semantics/openAccessPellanda,Nize Maria Campospor2009-02-10T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302008000400007Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2009-02-10T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sofrimento escolar como impedimento da construção de conhecimento/subjetividade |
title |
Sofrimento escolar como impedimento da construção de conhecimento/subjetividade |
spellingShingle |
Sofrimento escolar como impedimento da construção de conhecimento/subjetividade Pellanda,Nize Maria Campos Sofrimento Autopoiesis Cognição Acoplamento estrutural |
title_short |
Sofrimento escolar como impedimento da construção de conhecimento/subjetividade |
title_full |
Sofrimento escolar como impedimento da construção de conhecimento/subjetividade |
title_fullStr |
Sofrimento escolar como impedimento da construção de conhecimento/subjetividade |
title_full_unstemmed |
Sofrimento escolar como impedimento da construção de conhecimento/subjetividade |
title_sort |
Sofrimento escolar como impedimento da construção de conhecimento/subjetividade |
author |
Pellanda,Nize Maria Campos |
author_facet |
Pellanda,Nize Maria Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pellanda,Nize Maria Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sofrimento Autopoiesis Cognição Acoplamento estrutural |
topic |
Sofrimento Autopoiesis Cognição Acoplamento estrutural |
description |
A partir de reflexões sobre as conseqüências da modernidade em termos de uma profunda fragmentação das dimensões da realidade como gênese de sofrimento dos alunos através de práticas pedagógicas contrárias às necessidades dos seres humanos, elaboramos a questão central de pesquisa: As práticas formalistas e fragmentadoras das dimensões do fazer, do ser e do conhecer podem redundar em dor e sofrimento comprometendo o desenvolvimento integral dos alunos? Descrevemos os pressupostos teóricos oriundos do paradigma da complexidade e como eles sustentam o arcabouço lógico-teórico da investigação. Os referenciais teóricos mais importantes foram buscados na Teoria da Biologia da Cognição, desenvolvida por H. Maturana e F. Varela, cujo eixo central é a questão da inseparabilidade entre construção do conhecimento e construção de sujeito. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000400007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000400007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302008000400007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.29 n.105 2008 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122554502545408 |