Conversações: modelo cibernético da construção do conhecimento/realidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000400014 |
Resumo: | Este artigo trata da discussão da aplicação de uma metodologia baseada em princípios cibernéticos com um grupo de pesquisadoras em educação no processo de construção de conhecimento por meio da Dinâmica das Conversações. Conversação é um dos pressupostos básicos da teoria de Humberto Maturana sobre Biologia da Cognição, a qual constitui o núcleo do marco teórico deste trabalho. |
id |
CEDES-1_16360249eb7af3bcf7b19813fe6745db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302003000400014 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Conversações: modelo cibernético da construção do conhecimento/realidadeConversaçõesPrincípios cibernéticosAutopoiesisConstrução de conhecimento/subjetividadeEste artigo trata da discussão da aplicação de uma metodologia baseada em princípios cibernéticos com um grupo de pesquisadoras em educação no processo de construção de conhecimento por meio da Dinâmica das Conversações. Conversação é um dos pressupostos básicos da teoria de Humberto Maturana sobre Biologia da Cognição, a qual constitui o núcleo do marco teórico deste trabalho.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000400014Educação & Sociedade v.24 n.85 2003reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302003000400014info:eu-repo/semantics/openAccessPellanda,Nize Maria Campospor2004-04-06T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302003000400014Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2004-04-06T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conversações: modelo cibernético da construção do conhecimento/realidade |
title |
Conversações: modelo cibernético da construção do conhecimento/realidade |
spellingShingle |
Conversações: modelo cibernético da construção do conhecimento/realidade Pellanda,Nize Maria Campos Conversações Princípios cibernéticos Autopoiesis Construção de conhecimento/subjetividade |
title_short |
Conversações: modelo cibernético da construção do conhecimento/realidade |
title_full |
Conversações: modelo cibernético da construção do conhecimento/realidade |
title_fullStr |
Conversações: modelo cibernético da construção do conhecimento/realidade |
title_full_unstemmed |
Conversações: modelo cibernético da construção do conhecimento/realidade |
title_sort |
Conversações: modelo cibernético da construção do conhecimento/realidade |
author |
Pellanda,Nize Maria Campos |
author_facet |
Pellanda,Nize Maria Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pellanda,Nize Maria Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conversações Princípios cibernéticos Autopoiesis Construção de conhecimento/subjetividade |
topic |
Conversações Princípios cibernéticos Autopoiesis Construção de conhecimento/subjetividade |
description |
Este artigo trata da discussão da aplicação de uma metodologia baseada em princípios cibernéticos com um grupo de pesquisadoras em educação no processo de construção de conhecimento por meio da Dinâmica das Conversações. Conversação é um dos pressupostos básicos da teoria de Humberto Maturana sobre Biologia da Cognição, a qual constitui o núcleo do marco teórico deste trabalho. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000400014 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000400014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302003000400014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.24 n.85 2003 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122553414123520 |