Conversações: modelo cibernético da construção do conhecimento/realidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pellanda,Nize Maria Campos
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000400014
Resumo: Este artigo trata da discussão da aplicação de uma metodologia baseada em princípios cibernéticos com um grupo de pesquisadoras em educação no processo de construção de conhecimento por meio da Dinâmica das Conversações. Conversação é um dos pressupostos básicos da teoria de Humberto Maturana sobre Biologia da Cognição, a qual constitui o núcleo do marco teórico deste trabalho.
id CEDES-1_16360249eb7af3bcf7b19813fe6745db
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302003000400014
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Conversações: modelo cibernético da construção do conhecimento/realidadeConversaçõesPrincípios  cibernéticosAutopoiesisConstrução de conhecimento/subjetividadeEste artigo trata da discussão da aplicação de uma metodologia baseada em princípios cibernéticos com um grupo de pesquisadoras em educação no processo de construção de conhecimento por meio da Dinâmica das Conversações. Conversação é um dos pressupostos básicos da teoria de Humberto Maturana sobre Biologia da Cognição, a qual constitui o núcleo do marco teórico deste trabalho.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000400014Educação & Sociedade v.24 n.85 2003reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302003000400014info:eu-repo/semantics/openAccessPellanda,Nize Maria Campospor2004-04-06T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302003000400014Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2004-04-06T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Conversações: modelo cibernético da construção do conhecimento/realidade
title Conversações: modelo cibernético da construção do conhecimento/realidade
spellingShingle Conversações: modelo cibernético da construção do conhecimento/realidade
Pellanda,Nize Maria Campos
Conversações
Princípios  cibernéticos
Autopoiesis
Construção de conhecimento/subjetividade
title_short Conversações: modelo cibernético da construção do conhecimento/realidade
title_full Conversações: modelo cibernético da construção do conhecimento/realidade
title_fullStr Conversações: modelo cibernético da construção do conhecimento/realidade
title_full_unstemmed Conversações: modelo cibernético da construção do conhecimento/realidade
title_sort Conversações: modelo cibernético da construção do conhecimento/realidade
author Pellanda,Nize Maria Campos
author_facet Pellanda,Nize Maria Campos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pellanda,Nize Maria Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Conversações
Princípios  cibernéticos
Autopoiesis
Construção de conhecimento/subjetividade
topic Conversações
Princípios  cibernéticos
Autopoiesis
Construção de conhecimento/subjetividade
description Este artigo trata da discussão da aplicação de uma metodologia baseada em princípios cibernéticos com um grupo de pesquisadoras em educação no processo de construção de conhecimento por meio da Dinâmica das Conversações. Conversação é um dos pressupostos básicos da teoria de Humberto Maturana sobre Biologia da Cognição, a qual constitui o núcleo do marco teórico deste trabalho.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000400014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000400014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302003000400014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.24 n.85 2003
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122553414123520