A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda,Cláudia Queiroz
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Villas Boas,Benigna Maria de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000100011
Resumo: O texto apresenta resultados da pesquisa que teve como objetivo geral analisar o processo de releitura de portfólios com vistas à construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Pedagogia. Participaram da investigação seis professores-alunos egressos e uma professora-mediadora do curso de Pedagogia para professores em exercício no início de escolarização (PIE). O curso foi oferecido pela Faculdade de Educação da UNB em convênio com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Analisam-se os procedimentos utilizados por professores-alunos egressos para a releitura de portfólios e os procedimentos adotados pela professora-mediadora para a orientação desse processo, assim como as dificuldades e contribuições oferecidas por esta releitura para a construção do TCC. Observou-se que o processo de releitura abriu espaço para o desenvolvimento metacognitivo: reconsideraram-se as práticas avaliativas; criaram-se espaços de diferenciação pedagógica; a reflexão foi enfatizada.
id CEDES-1_24a585d7597ec38f9cf6c757bdff8023
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302008000100011
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de PedagogiaTrabalho de Conclusão de CursoAvaliaçãoFormação de professoresO texto apresenta resultados da pesquisa que teve como objetivo geral analisar o processo de releitura de portfólios com vistas à construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Pedagogia. Participaram da investigação seis professores-alunos egressos e uma professora-mediadora do curso de Pedagogia para professores em exercício no início de escolarização (PIE). O curso foi oferecido pela Faculdade de Educação da UNB em convênio com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Analisam-se os procedimentos utilizados por professores-alunos egressos para a releitura de portfólios e os procedimentos adotados pela professora-mediadora para a orientação desse processo, assim como as dificuldades e contribuições oferecidas por esta releitura para a construção do TCC. Observou-se que o processo de releitura abriu espaço para o desenvolvimento metacognitivo: reconsideraram-se as práticas avaliativas; criaram-se espaços de diferenciação pedagógica; a reflexão foi enfatizada.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2008-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000100011Educação & Sociedade v.29 n.102 2008reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302008000100011info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda,Cláudia QueirozVillas Boas,Benigna Maria de Freitaspor2008-05-30T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302008000100011Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2008-05-30T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de Pedagogia
title A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de Pedagogia
spellingShingle A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de Pedagogia
Miranda,Cláudia Queiroz
Trabalho de Conclusão de Curso
Avaliação
Formação de professores
title_short A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de Pedagogia
title_full A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de Pedagogia
title_fullStr A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de Pedagogia
title_full_unstemmed A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de Pedagogia
title_sort A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de Pedagogia
author Miranda,Cláudia Queiroz
author_facet Miranda,Cláudia Queiroz
Villas Boas,Benigna Maria de Freitas
author_role author
author2 Villas Boas,Benigna Maria de Freitas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda,Cláudia Queiroz
Villas Boas,Benigna Maria de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso
Avaliação
Formação de professores
topic Trabalho de Conclusão de Curso
Avaliação
Formação de professores
description O texto apresenta resultados da pesquisa que teve como objetivo geral analisar o processo de releitura de portfólios com vistas à construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Pedagogia. Participaram da investigação seis professores-alunos egressos e uma professora-mediadora do curso de Pedagogia para professores em exercício no início de escolarização (PIE). O curso foi oferecido pela Faculdade de Educação da UNB em convênio com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Analisam-se os procedimentos utilizados por professores-alunos egressos para a releitura de portfólios e os procedimentos adotados pela professora-mediadora para a orientação desse processo, assim como as dificuldades e contribuições oferecidas por esta releitura para a construção do TCC. Observou-se que o processo de releitura abriu espaço para o desenvolvimento metacognitivo: reconsideraram-se as práticas avaliativas; criaram-se espaços de diferenciação pedagógica; a reflexão foi enfatizada.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302008000100011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.29 n.102 2008
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122554457456640